terça-feira, 6 de dezembro de 2022

REDE BRASIL: UMA EMISSORA DIFERENCIADA E RECHEADA DE CLÁSSICOS

 

As últimas décadas tem sido marcadas pelo desaparecimento de séries, filmes e desenhos animados clássicos na televisão, sobretudo nas emissoras abertas. Desde a mudança de formato na Rede 21, em meados de 2006, o público saudosista ficou com poucas opções de entretenimento na rede aberta. Na TV por assinatura sempre surge algum canal especializado em programação clássica, como o TCM (com filmes e séries), Boomerang e Tooncast (com desenhos animados), porém com o passar do tempo, todos parecem mudar de foco, trazendo produtos mais modernos para suas grades. Porém, em 2007, uma nova emissora aberta surge no país, com uma proposta diferenciada, sendo que seu carro-chefe são especificamente os clássicos, a Rede Brasil de Televisão.

A emissora, de propriedade de Marcos Tolentino, possui uma programação variada, com programas de culinária, entrevistas, curiosidades, jornalismo e esportes. Contudo é notório que o maior espaço na grade é dedicado a séries clássicas, como Agente 86, Batman, A Feiticeira, Jeannie é um Gênio, Mulher Maravilha, O Incrível Hulk e tantas outras. Tais séries, em sua maioria, também foram exibidas pela Rede 21 no início dos anos 2000, quando esta tinha horários dedicados a séries. Porém o mais interessante é que a Rede Brasil não se limita a exibir apenas os clássicos mais famosos, como citamos até aqui, mas também séries que estavam esquecidas pelo grande público, como Missão Impossível, Papai Sabe Tudo, Os Invasores, The Flash, Os Waltons, Os Monkees, Terra de Gigantes, entre outras.

Nas noites de quinta-feira, assim como nas tardes de sábado, o público confere sessões de filmes que marcaram época, como Os Caça-Fantasmas, O Calhambeque Mágico, De Volta Para o Futuro, além de exibir grandes sequencias em sábados seguidos, como filmes do agente 007, O Planeta dos Macacos e Superman, com Christopher Reeve. Grandes musicais e produções épicas como O Fantasma da Ópera são apresentados nas noites de quinta-feira, sendo que são anunciadas e tem seus respectivos trailers originais exibidos no programa Findi Quiz, apresentado por Evê Sobral, que também é diretor de programação da emissora.

Outro tipo de programação de destaque na emissora é a exibição dos clássicos heróis japoneses, que marcaram época na saudosa Rede Manchete. Tanto animês, quanto live-actions são apresentados no bloco Sessão Oriental, com clássicos títulos como Zillion, Samurai Warriors, Shurato e Flashman. Entre a programação nipônica da emissora, a mais marcante ocorreu entre 2016 e 2018, quando foi fechada uma parceria com a produtora Toei Animation, para as exibições de Dragon Ball Z e Os Cavaleiros do Zodíaco. Ambos foram apresentados em horário nobre, de segunda a sexta, na faixa das 20h00. Houve até mesmo uma comemoração no programa Em Revista, também apresentado por Evê Sobral, que marcou as estreias das mesmas.

Em tempos de uma programação pobre na TV aberta, a Rede Brasil tem se consolidado como uma emissora diferenciada, que a cada ano tem melhorado seu sinal em todo o país, deixado sua grade mais organizada e conquistado novos anunciantes, consequencia do crescimento de sua audiência. Além de seu sinal aberto, também está presente nas maiores operadoras de TV por assinatura do país, além de poder ser assistida em tempo real por seu site oficial e pelo recém lançado aplicativo para smartphones, o RB Play.


Visite nosso parceiro Blog Sushi POP


Nenhum comentário:

Postar um comentário