Por Alexandre Nagado [*]
As aventuras divertidas de uma família de músicos.
Durante o começo da década de 1970, nos EUA, uma jovem viúva e seus cinco filhos formam uma banda de música pop. Surgia assim a série A Família Dó-Ré-Mi, nome brasileiro para The Partridge Family, uma produção que unia humor, romance e música, uma combinação que conseguiu grande sucesso na TV americana. Indo além, lançou ao estrelato o cantor David Cassidy, o vocalista da banda fictícia.
Exibida entre setembro de 1970 e março de 1974, teve quatro temporadas, totalizando 96 episódios. No Brasil, foi exibido pela TV Globo na mesma década.
Os produtores da ABC Television foram inspirados pela banda The Cowsills, formada por uma mãe e seus seis filhos, que tiveram diversos hits, como “The rain, the park and other things”, “Indian Lake” e outros.
O elenco foi organizado tendo à frente a veterana atriz e cantora Shirley Jones, uma estrela premiada, no papel da protetora e otimista Shirley Partridge. De forma inesperada, seu enteado David Cassidy dividiu com ela o protagonismo da série. David almejava ser ator e fez teste para o papel, sem que ambos soubessem que estavam envolvidos no mesmo projeto. Shirley somente descobriu quando foi marcada uma reunião com os produtores. Trabalhar juntos acabou por aproximá-los, já que Shirley era a segunda esposa do pai de David.
David Cassidy ficou com o papel de Keith Partridge, e seria o vocalista da banda. A primeira gravação, no entanto, foi com um cantor de estúdio, mas rapidamente os produtores perceberam o grande talento musical do rapaz.
Completando o elenco, estavam Danny Bonaduce como Danny Partridge, Susan Dey como Laurie, Suzanne Crough como Tracy, Jeremy Gelbwaks como Chris e Dave Madden como Reuben Kincaid,
o empresário da banda. O pequeno Jeremy se mudou de Los Angeles (onde a
série era gravada) com a família e acabou sendo substituído por Brian Forster da segunda temporada em diante.
Shirley, Keith, Laurie (ao fundo), Tracy, Danny e Chris (à frente). |
Como banda fictícia, a formação era: Keith Partridge (voz e violão), Shirley (piano, vocais), Laurie (órgão, vocais), Danny (baixo, guitarra, vocais). Tracy (pandeiro e vocais) e Chris (bateria e vocais), com pequenas variações nos instrumentos.
Outra emissora, a NBC, já havia emplacado uma banda pré-fabricada para uma série de TV, no caso, The Monkees (em 1966), que evoluiu para uma banda real, com seus integrantes compondo, tocando e cantando. No caso da Partridge Family, foi do começo ao fim uma banda fictícia, que ainda assim emplacou vários sucessos nas rádios e na venda de discos.
Toda a parte instrumental e coro foram feitos por músicos de estúdio, um coletivo de trabalho que foi apelidado de Wrecking Crew, tendo sido responsável por tocar em álbuns de muitos astros da música americana, inclusive substituindo bandas estabelecidas, caso os produtores achassem que os músicos da banda em questão não eram habilidosos o suficiente. Várias bandas da época somente tocavam em seus shows ao vivo, com uma perceptível perda de qualidade frente aos veteranos de estúdio da Wrecking Crew.
Além de David Cassidy, somente Shirley Jones cantava nas gravações, ainda que seu papel fosse mais de cantar no coro e fazer harmonias vocais.
A banda fictícia que marcou sua década. |
No primeiro episódio, os cinco irmãos montam uma banda e pedem ajuda à mãe para conseguir gravar uma canção, chamada “I think I love you”, que se tornaria o primeiro sucesso deles (na vida real, inclusive). Ela gostou da ideia e acabou tocando e cantando junto com os filhos. Logo chamam a atenção do empresário Reuben Kincaid. No começo, tinham uma cachorrinha chamada Simone, que apareceria em poucos episódios após a primeira temporada. No início, a família viajava para os locais de show em seu ônibus colorido, inspirado no trabalho do artista holandês Piet Mondrian (1872~1944). Posteriormente, ficariam mais em sua cidade, a fictícia San Pueblo, na Califórnia.
As histórias eram leves e cômicas, sempre com Danny aprontando travessuras, além de aparecerem muitos romances adolescentes, geralmente envolvendo Keith. E a viúva Shirley também estava disposta a dar uma chance para encontrar um companheiro. Os episódios sempre mostravam números musicais da família, e era nesse momento que Keith, ainda que não fosse o destaque daquele episódio, tomava a frente. Na vida real, David Cassidy se tornou um campeão de cartas de garotas apaixonadas de todo o país.
Quando The Partridge Family ainda estava em produção, a os irmãos Partridge (sem Keith) apareceram em desenho animado, como coadjuvantes em algumas histórias da série Goober e os Caçadores de Fantasmas (Goober and The Ghost Chasers, 1973), produção do estúdio Hanna-Barbera com 16 episódios, que seguia a fórmula de sucesso de Scooby-Doo, com uma turma de jovens investigadores de casos misteriosos. O cão deles, Goober, além de falar ficava invisível.
Os próprios atores fizeram as vozes de suas versões animadas, e a experiência deu tão certo que no ano seguinte estrearia a série animada da família Dó-Ré-Mi, pouco depois do final da quarta temporada.
A Família Dó-Ré-Mi em sua versão animada. |
Intitulada Partridge Family 2200 A.D. (e apenas Família Dó-Ré-Mi no Brasil), a produção da Hanna-Barbera foi exibida nos EUA entre setembro e dezembro de 1974, com 16 episódios. Sem explicação alguma, foram transportados para um mundo futurista bem ao estilo Os Jetsons. Do elenco original, Danny, Suzanne e Brian fizeram as vozes de seus personagens. Susan Dey fez a voz de Laurie em apenas dois episódios. As músicas apresentadas foram cantadas por Frank Welker, que assim substituiu David Cassidy.
Após o final da série, David Cassidy iniciou uma bem-sucedida carreira de cantor nos EUA, mas não conseguiria se tornar um astro internacional, tendo seu repertório fortemente vinculado ao pop rock da década de 1970. Susan Dey se tornaria uma reconhecida e prestigiada atriz da TV americana. Infelizmente, dois integrantes da série já faleceram: Susanne Crough faleceu em 2015, aos 52 anos, enquanto David Cassidy morreu em 2017, aos 67 anos.
Em entrevistas anos depois da série, Shirley Jones disse que havia sido alertada de que um papel fixo em uma série de TV famosa poderia queimar a carreira dela no cinema. E foi o que aconteceu, mas ela sempre fez questão de dizer que nunca se arrependeu, pois considera que o período de gravação da série foi uma época muito feliz em sua vida.
A Família Dó-Ré-Mi (live-action) foi dublada no estúdio AIC – São Paulo, com as vozes de Isaura Gomes (Shirley), Orlando Viggiani (Keith), Beatriz Facker (Laurie), Ivete Jaime (Danny), Zezinho Cutolo (Chris), Cristina Camargo (Tracy) e Antônio de Freitas (Reuben), com a leitura da apresentação e títulos por Francisco Borges. Foi exibida na TV Globo entre 1971 e 76, em horário próprio e depois durante o programa Globo Cor Especial. Depois, foi exibido na TV Bandeirantes (atual BAND), entre 1977 e 78.
Com produção esmerada, fruto do trabalho de grandes compositores, produtores e músicos, além da voz excepcional de David Cassidy, as canções da família Partridge ganharam uma sobrevida maior que a série, sendo redescobertas a cada geração.
- Em breve: The Cowsills, a “Família Dó-Ré-Mi” verdadeira.
[*] Alexandre Nagado é autor do Blog Sushi POP
_______________________________________________________________________________________
Visite nosso parceiro Blog Sushi POP: www.blogsushipop.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por visitar nosso blog! Sinta-se à vontade para comentar algo referente à postagem. Mensagens ofensivas e/ou desrespeitosas serão banidas. Volte sempre!