terça-feira, 22 de julho de 2025

THE COWSILLS – A VERDADEIRA FAMÍLIA DÓ-RÉ-MI

Por Alexandre Nagado [*] 
 
A banda que inspirou a clássica série de TV.

 
Sucesso na década de 1970, o seriado americano A Família Dó-Ré-Mi conquistou o público com suas histórias leves e bem-humoradas, além de um repertório de músicas pop de alta qualidade. Apesar da grande voz do cantor David Cassidy, a banda em si era fictícia, existindo somente na série de TV e com os instrumentos tocados por músicos de estúdio. Chamada originalmente de Partridge Family, a banda da TV foi inspirada em uma banda familiar real, chamada The Cowsills.

Surgida em 1965 na cidade de Newport, no estado americano de Rhode Island, a banda The Cowsills era formada por seis irmãos e a mãe deles. O grupo, em suas origens, reunia apenas três irmãos: Bill, Bob e Barry, que logo ganharam o reforço de John. Chegaram a gravar um single independente em 1965, mas o grupo ainda tinha muito a evoluir.

Com o tempo, se uniram a eles os irmãos Paul e Susan (com apenas 8 anos), além da própria mãe dos seis, Barbara. Um sétimo filho, Richard (gêmeo de Bob), ficou de lado por aparentar menos interesse ou aptidão musical. O pai da família era o severo Bud Cowsill, que se tornaria o empresário da banda.

Começaram a se apresentar em eventos locais e foram chamando a atenção pela alta qualidade vocal e instrumental. Em 1967, contratados pela gravadora MGM, estrearam sua formação clássica: Bill Cowsill (voz, guitarra, vocais), Bob (guitarra, vocais), Paul (teclados, vocais), Barry (baixo, vocais), John (bateria, vocais), Barbara (voz, vocais) e Susan (pandeiro, vocais). O primeiro grande sucesso veio logo na estreia por uma grande gravadora, com a canção “The rain, the park and other things”. Aqui, vale destacar que Susan não participou da gravação original, mas entrou na banda em 1968, quando o grupo explodiu na TV e em vendas de discos.

Na época, Bill, o mais velho, tinha apenas 19 anos e Susan, a caçula, 9. Bárbara contava com 39 anos. A mãe dos Cowsills fazia mais a parte de harmonia vocal, mas também cantou solo em algumas faixas. Em shows, todos tinham seus números vocais individuais, mas Bill se destacava como o vocalista principal. Outros sucessos se seguiram, como “Indian Lake” e “We can fly”.
A família Cowsill.
 
John Cowsill se destacava como um baterista seguro e rápido, tendo apenas 11 anos. Susan, mesmo com apenas um pandeiro, era facilmente ouvida marcando a batida com a bateria de John e a harmonia dos sete cantando juntos era de alto nível. Não aceitaram que em estúdio outros músicos tocassem, o que era uma prática comum nos EUA, e aos poucos Bill e Bob foram se impondo como compositores. Mas, longe dos palcos e gravações, a vida não era bem o que aparentava.

Nos bastidores, o pai Bud Cowsill era alcoólatra, agressivo e foi abusivo com os filhos, enquanto Bárbara era omissa e tinha medo dele. O filho que ficou de fora da banda, Richard, foi lutar na Guerra do Vietnã, que se desenrolava naquela época, e voltou com graves sequelas emocionais, vício em drogas e comportamento delinquente.

A gestão de Bud proporcionou momentos duvidosos, como os Cowsills gravarem “Hair” tema do musical homônimo que se tornaria símbolo do movimento hippie, com seu culto às drogas e ao sexo livre, algo muito distante da imagem familiar que eles cultivavam. Além disso, também fizeram um show para TV que foi gravado dentro da mansão de Hugh Hefner, o milionário dono da revista Playboy. Susan era menor de idade e, apesar do show ter sido musicalmente impecável e o ambiente ser bastante sóbrio e respeitoso, ter sua imagem associada a uma revista erótica não combinava com a imagem de uma tradicional família americana. Por causa de uma agressão de Bud após uma discussão, Bill foi desligado da banda em 1969.

No começo da década de 1970, Barbara, Susan e Paul deixaram o grupo, que logo se separaria e faria tentativas de reorganização nos anos seguintes. A maioria deles iria embarcar em outros projetos musicais e, em 1989, Bob, Paul, John e Susan se reuniram como The Cowsills, retomando a banda.

Barbara faleceu em 1985, e foi em seu funeral que toda a família se reuniu pela última vez. Bud Cowsill faleceu em 1992, tendo sido diretamente responsável pelo afastamento de Bill da família e por traumas emocionais nos demais filhos. 
 
Barry morreu em 2005, sendo uma das vítimas do furacão Katrina. Com vários problemas de saúde, Bill faleceria no ano seguinte. Richard Cowsill, o único dos irmãos que não fez parte da formação original da banda, se reuniu com os demais em diversas apresentações após a retomada de atividades, como mais um vocalista. Ele faleceria em 2015.
 
A banda real que gerou uma clássica série.

Desde 2015, os Cowsills se reorganizaram como trio: Bob (voz, guitarra e teclados), Susan (voz, baixo, guitarra e percussão, e Paul (voz, teclados e percussão). Com uma inclinação ao indie rock, lançam material inédito e autoral eventualmente. John, que se tornou baterista de apoio dos Beach Boys durante muitos anos, apenas eventualmente se reúne com seus irmãos para apresentações ao vivo.

Muitos apontam que a imagem de família feliz era uma fachada, e que havia muito abuso emocional e sofrimento escondidos, mas aparentemente eram felizes e realizados fazendo música juntos, seja em estúdio ou nos palcos.

Os Cowsills deixaram um legado de grandes canções, conseguindo se destacar durante a grande explosão do rock e da música pop na década de 1960.
 
 
Trecho de apresentação da banda em The Ed Sullivan Show.
 
 
[*] Alexandre Nagado é autor do Blog Sushi POP 
_______________________________________________________________________________________
 
Visite nosso parceiro Blog Sushi POP: www.blogsushipop.com 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar nosso blog! Sinta-se à vontade para comentar algo referente à postagem. Mensagens ofensivas e/ou desrespeitosas serão banidas. Volte sempre!

THE COWSILLS – A VERDADEIRA FAMÍLIA DÓ-RÉ-MI

Por  Alexandre Nagado [*]     A banda que inspirou a clássica série de TV.   Sucesso na década de 1970, o seriado americano A ...