sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

"CHAVES" E "CHAPOLIN": SUCESSOS QUE CHEGARAM AO BRASIL POR ACIDENTE

 

Chapolin e Chaves

O seriados mexicanos Chaves (El Chavo Del Ocho) e Chapolin (El Chapulin Colorado), sem dúvida figuram entre os maiores sucessos da televisão brasileira em todos os tempos. Exibidos desde 1984 pelo SBT, que na época era chamado como TVS, ficaram no ar, quase que ininterruptamente, até o ano de 2020. O humor simples, porém inteligente, de seu criador e interprete Roberto Gomez Bolaños, conquistou crianças e adultos quase que instantaneamente. Porém, poucos sabem que fatou pouco para que os programas não estreassem na emissora de Silvio Santos.

No ano de 1981, nasce a nova emissora da televisão brasileira, a TVS do empresário e apresentador Silvio Santos, que conseguira a metade da concessão da recém-falida Rede Tupi, sendo a outra parte cedida ao Sr. Adolpho Bloch, que inauguraria a Rede Manchete apenas dois anos mais tarde. Silvio queria preencher a grade com filmes, séries e desenhos norte-americanos, assim como exibir novelas. Para reduzir os custos de produção, preferiu importar novelas mexicanas, fechando contrato com a Televisa e dublando as mesmas em seu próprio estúdio, que funcionava na sede da própria emissora em São Paulo, na Vila Guilherme.

Assim, os pacotes com conteúdos mexicanos começaram a chegar. Porém, em um determinado pacote haviam também dois seriados que não eram esperados, nada menos que Chaves e Chapolin. A direção da TVS estranhou aqueles conteúdos e logo afirmaram que não exibiriam os seriados, por serem antigos e aparentarem pouca qualidade visual. O caso é que para exibir os demais produtos do mesmo pacote, teriam que assinar o contrato com tudo o que ali constava. Assim, o plano inicial era engavetar as séries. Até que um dos diretores assistiu alguns episódios e afirmou que preferia que sua filha assistisse o humor ingênuo de Chaves a outros programas nacionais que usavam de apelação. Dessa forma, convenceu Silvio a dar uma chance de colocar os seriados no ar para um teste.

Com a decisão dos diretores, Chaves e Chapolin tiveram alguns episódios enviados para o núcleo de dublagem, ficando à cargo da empresa MAGA, de Marcelo Gastaldi, que prestava serviços à TVS, cedendo os profissionais de voz e usando as instalações da Vila Guilherme. Gastaldi era também diretor e dublador, assumindo a voz dos protagonistas e escalando o restante do elenco para o trabalho. Estes primeiros episódios dublados são os que apresentam os personagens com vozes mais agudas, como por exemplo o clássico "Seu Madruga Leiteiro" em Chaves e "O Cleptomaníaco" em Chapolin. O seriado Chaves teve mais de 80 episódios dublados para exibição neste primeiro lote, enquanto Chapolin teve menos de 30.

Marcelo Gastaldi, a voz brasileira de Chaves e Chapolin

Assim, em agosto de 1984 os programas foram ao ar, não precisando de muito tempo para ganhar a simpatia dos telespectadores. Passaram por diversos horários e foram exibidos em vários programas da casa, como o TV Poww e Sessão Premiada. Logo, ganharam horários próprios na grade semanal, além de novos lotes de episódios adquiridos em 1988, 1990 e 1992. Na época da dublagem do ultimo lote o estúdio cedido pela TVS já não mais existia, sendo que Gastaldi alugou os estúdios da Marshmallow para realizar os trabalhos. Até mesmo um LP com as músicas dos seriados foi lançado em 1989, contando com as vozes dos dubladores.

As reprises do garoto do barril e do herói atrapalhado marcaram as gerações dos anos 80, 90 e 2000. Mesmo com raras ausências na programação, logo voltavam ao ar, pois o público não queria ficar sem as aventuras e bom humor destes simpáticos personagens. Até mesmo canais pagos adquiriram os programas para exibição no Brasil, sempre com grande sucesso. Infelizmente, em 2020, ambos tiveram seus contratos de exibição bloqueados em todo o mundo, devido a um impasse entre a emissora que os produziu e o grupo que detém os roteiros. Ainda hoje, o público brasileiro sente falta de dar boas gargalhadas com estes programas, que sem querer querendo, chegaram à televisão brasileira.


Visite nosso parceiro Blog Sushi POP


Nenhum comentário:

Postar um comentário