segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

GAVAN (1982)

 O primeiro herói de metal no Japão!

Uchuu Keiji Gavan/Toei Company (1982)

No início da década de 1980, a produtora japonesa Toei Company vivia um período de crise, sendo urgente a criação de novas séries que chamassem a atenção do público, assim como de investidores. As séries da franquia Kamen Rider, produzida desde 1971, estavam entrando em hiato, restando apenas as equipes de heróis com uniformes coloridos na televisão, os Super Sentai, que estavam no ar desde 1975 com a estreia da série Gorenger. Assim a equipe criativa da Toei passou a buscar uma solução que unisse o herói solitário, como em Kamen Rider, e o tema espacial que estava em alta na época, por conta da saga Star Wars nos cinemas. Assim surge, no ano de 1982, a série Policial do Espaço Gavan (Uchuu Keiji Gavan).

A equipe de criação contou com grandes nomes, como o roteirista Shozo Uehara (1937-2020), que havia trabalhado com as primeiras séries da franquia Ultraman, o produtor Susumu Yoshikawa (1935-2020) e o desenhista Katsushi Murakami. Com a grande experiência dos envolvidos no projeto, o resultado final não poderia ser outro senão um grande sucesso. Assim surge o novo herói, com visual incrível para a época, roteiros interessantes e muitos efeitos especiais. Dessa forma, Gavan foi um marco de audiência e comércio, tirando a Toei da crise que até então enfrentara.

O escolhido para estrelar o novo programa foi o experiente ator e dublê Kenji Ohba, que já havia interpretado outros heróis em séries da produtora como Battle Fever J (1979) e Denziman (1980). O carisma e habilidades marciais de Kenji também foram fatores muito importantes para o sucesso da série junto ao público. O marcante tema de abertura foi composto por Michiaki Watanabe e interpretado por Akira Kushida.

Takeshi e Mimi
 

Na trama acompanhamos a saga do policial do espaço Gavan, que foi enviado à terra pela Polícia Galática, através do Comandante Kom, já que era filho de um ex-policial do Planeta Bird e uma mulher do planeta terra. O intuito de sua missão era combater o malígno Império Makuu, que iniciara seu plano de dominação. Liderada pela estátua falante, Don Holler (Don Horror), a gangue malígna ainda contava com aliados como o Caçador Espacial (Hunter Killer). A base secreta de Makku era um castelo que se movia no espaço, enquanto construiam bases secretas na terra e usavam seus monstros disfarçados, agindo como infiltrados em negócios da sociedade japonesa. 

Para manter sua identidade secreta entre os humanos, Gavan usa o nome de Takeshi Ichijoji (Retsu Ichijoji) e passa a trabalhar no clube de equitação Avalon. Sua companheira de investigações é a filha do Comandante Kom, Mimi, que é apaixonada pelo herói e pode se transformar em pássaro.

Durante os episódios também descobrimos que Gavan estava em busca de seu pai, que havia desaparecido. Algumas reviravoltas acontecem durante a trama, assim como surgem novos aliados e vilões. Destaque para o policial do espaço Alan e o patrulheiro florestal Den Iga (que mais adiante se tornaria o Detetive Espacial Sharivan). Do lado inimigo surgem a Bruxa Kiba e Sandorba, respectivamente a esposa e filho de Don Holler. 

A segunda metade da série torna-se ainda mais interessante e movimentada, culminando na luta final entre Gavan e Don Holler. O episódio final deixa uma ponta solta para a série que viria na sequência, Sharivan, O Guardião do Espaço (Uchuu Keiji Shariban), quando Takeshi é promovido a capitão da polícia espacial, passando a missão de proteger a terra para Den Iga.

Nas batalhas de Gavan contra os monstros de Makuu, Don Holler os envia para outra dimensão, com um equipamento de retrocesso temporal. Ali o monstro fica muito mais forte, fazendo com que o herói tenha grande dificuldade em vencê-lo. Para isso, Gavan conta com várias armas e ataques, como o Raio Lazer Z, Visor Lazer, Escudo Lazer, Espada Lazer, o Chute Espiral. Além de veículos, como a moto Cybarian e as naves Dolgiran e Dolu. Esta última em forma de dragão. A trilha tocada durante as lutas é emocionante, tornando tal momento memorável nos episódios.

Gavan vs. Caçador Espacial

Teve um total de 44 episódios, exibidos semanalmente no Japão, entre 5 de março de 1982 e 25 de fevereiro de 1983 pela TV Asahi. Gavan iniciou uma nova linhagem de heróis na televisão, os Metal Hero, sendo o primeiro da trilogia dos Policiais do Espaço (Uchuu Keiji no Japão), sendo sucedido por Sharivan e Shaider

Na série de Sharivan, vemos Gavan participando ativamente nos episódios, agora como seu superior, lutando ao lado de seu pupilo em ocasiões pontuais. Já em Shaider, os três heróis aparecem juntos apenas no último episódio, que marca o fim da trilogia. Após Shaider, a Toei ainda produziu outras séries nos mesmos moldes de Gavan, entre as quais está o herói japonês de maior sucesso no Brasil, O Fantástico Jaspion.

Gavan estreou na televisão brasileira em 1991, quando foi importado pela Globo Vídeo, que observando o sucesso da emissora concorrente, Rede Manchete, com as séries Jaspion, Changeman, Flashman, entre outras, se interessou em trazer algo do gênero para concorrer. Assim a série foi exibida aos finais de tarde, com o título Space Cop, ao lado de outra série japonesa, Bicrossers, na popular "Sessão Aventura". Porém, apenas os 20 primeiros episódios foram exibidos neste horário, sendo que mudaram a série para a faixa matinal, como parte dos programas infantis, onde foi exibida por completo. Após algum tempo foi reprisada pela TV Gazeta, no programa infantil Gazetinha, ao lado das séries Shaider, Bicrossers e do animê Zillion

Ainda teve lançamento em VHS, em apenas um volume, com os 3 primeiros episódios. A dublagem ficou a cargo do estúdio carioca VTI, que escalou Orlando Prado para dar voz ao herói, porém este foi substituído por Marco Ribeiro à partir do episódio 4.

 

Leia conteúdos complementares a esta matéria no Blog Sushi POP:

- Metal Hero: Tecnologia e ação!

- Shozo Uehara - Roteirista de Clássicos

- Katsushi Murakami: Designer de super-heróis



Visite nosso parceiro Blog Sushi POP

Nenhum comentário:

Postar um comentário