terça-feira, 13 de dezembro de 2022

JEANNIE É UM GÊNIO (1965)


Uma clássica comédia dos anos 60

Ao falar de clássicas séries de comédia é impossível não citar duas produções dos anos 60, A Feiticeira e Jeannie é um Gênio. Ambas foram criadas por Sidney Sheldon, que marcou a TV com o sucesso da primeira. Assim, a rede NBC encomendou uma segunda produção nos mesmos moldes, a fim de atrair audiência. Porém enquanto víamos na primeira uma feiticeira tentando se acostumar a uma vida normal, para não trazer problemas ao marido, James Stevens, a segunda apresentava uma gênia de grande coração, porém que não sabia conter seus poderes para tentar agradar a seu amo, o Capitão Antony Nelson.

A série se iniciava com um astronauta, chamado Anthony Nelson (Larry Hagman), que havia caído com sua cápsula da NASA em uma ilha deserta durante uma missão. Enquanto aguardava seu resgate, encontrou uma bela garrafa, e ao esfregá-la descobriu que alí havia uma gênia presa há dois mil anos. Seu nome era Jeannie (Barbara Eden). Logo o Capitão Nelson deseja que ela o ajude a sair daquele local, fazendo com que o helicópetero de resgate logo surgisse para buscá-lo. Antes de partir, Nelson diz a Jeannie que está livre para seguir sua vida. Porém, a gênia queria servir a seu novo amo, se escondendo em sua bagagem e o acompanhando até sua casa e Cocoa Beach. Assim se inicia a trajetória de Nelson para tentar esconder Jeannie de seus amigos e superiores no trabalho, exceto o Capitão Roger Healey (Bill Daily), que era seu melhor amigo, foi promovido a Major juntamente com ele e logo descobre seu segredo. Ambos sempre estão fugindo do Coronel Alfred Bellows (Haiden Rorke), o psiquiatra da NASA, que está sempre desconfiando que há algo errado com o Major Nelson.

Os episódios eram muito divertidos e movimentados, tendendo em diversas ocasiões para um humor pastelão, com quedas e sequências exageradas, mas ainda assim mantendo o equilíbrio dos roteiros. Destaque para o entrosamento do trio principal, Jeannie, Nelson e Healey, que mostravam grande entrosamento em cena. Barbara Eden mostra sua versatilidade à partir da terceira temporada, ao interpretar também a perversa irmã de Jeannie, o oposto da bondade e ingenuidade da protagonista. Em quase todos os episódios, Nelson sofre quedas muito engraçadas, além de demonstrar o nível de estresse em que vive para esconder sua gênia. Healey tem ótimas nuances entre os momentos de seriedade e comicidade, que marcam o personagem.

Roger Healey, Jeannie e Anthony Nelson

Embora seja lembrada até hoje, Jennie é um Gênio nunca esteve entre as 10 séries mais assistidas da televisão americana. Teve êxito em suas quatro primeiras temporadas, porém fazendo com que o público perdesse o interesse após o tão sonhado casamento de Nelson e Jeannie no quinto e último ano, o que para muitos tornou a série sem sentido, já que a graça era ver o Major tentando esconder sua gênia a qualquer custo. Enquanto isso, a série irmã, A Feiticeira, seguia com bons índices de audiência, finalizando com um total de oito temporadas. Até hoje, as séries costumam ser negociadas juntas para exibição na televisão, assim como nos anos 2000 quando foram reprisadas no Brasil pela, até então, recém lançada RedeTV, sendo atualmente exibidas pela Rede Brasil e Pluto TV.

Foi produzida entre 1965 e 1970, com um total de 139 episódios. A primeira temporada foi gravada originalmente em preto e branco, assim como as temporadas iniciais de "A Feiticeira". Porém nos anos 90, ambas as séries tiveram tais episódios colorizados por computador, deixando assim todas temporadas mais uniformes. Curiosamente nas exibições pelo streaming Pluto TV, as temporadas iniciais voltaram a serem exibidas em preto e branco.

Estreou no Brasil em 1966 pela extinta TV Paulista. Na época o ator Larry Hagman chegou a vir ao Brasil, onde foi entrevistado em programas de TV. Durante as décadas seguintes a série passou por várias outras emissoras como TV Excelsior, TV Record, Bandeirantes, RedeTV, Rede 21, TV Cultura e Rede Brasil. Foi lançada por completo em DVD, mantendo a dublagem original dos anos 60, realizada nos estúdios da AIC.



Visite nosso parceiro Blog Sushi POP



Nenhum comentário:

Postar um comentário