quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

O FALCÃO JUSTICEIRO (1980)

 

Um clássico filme de batalha medieval

Em 1980 estreou nos cinemas um filme britânico, sobre cavaleiros e lutas com espadas, que marcaria toda uma geração, O Falcão Justiceiro (Hawk The Slayer). Escrito e dirigido pelo inglês Terry Marcel, apresentava um roteiro simples, mas contundente, além de elenco com alguns nomes de peso, como Jack Palance, que interpretou o vilão da trama. A trilha sonora também é muito marcante, trazendo uma mistura entre épico e efeitos eletrônicos dos anos 80.

O roteiro se inicia com a chegada do terrível cavaleiro Voltan (Jack Palance) ao castelo de seu pai (Ferdy Mayne), a fim de reclamar um antigo segredo que lhe traria grande poder, a Chave da Força dos Patriarcas. Porém, Voltan era um homem muito cruel e temido em seu país, o que fez com que seu pai lhe negasse este segredo. Revoltado por não conseguir seu objetivo, Voltan fere seu pai mortalmente e se retira do castelo. Em seguida seu irmão mais novo, chamado Falcão (John Terry), chega para ver seu pai, que antes de morrer lhe entrega o segredo, já que ao contrário de seu irmão tinha um coração nobre e procurava proteger as pessoas. O segredo estava em uma pedra mágica, de cor verde, que se une a uma espada, concedendo grande força a Falcão, que agora passaria a defender o reino contra as maldades de seu irmão.

Assim vemos a chegada de um homem chamado Ranulf (William Morgan Sheppard) ao covento Irmandade da Palavra Santa, pedindo ajuda, já que seu vilarejo havia sido atacado por Voltan e seu bando. Logo Voltan chega ao convento, acompanhado de seu filho Drogo (Shane Briant), exigindo que as freiras lhe entregassem o ouro que havia no local. Devido a recusa das freiras, sequestra a Abadessa (Annene Crosbie), até que lhe entreguem o ouro. Assim, Ranulf vai atrás do único homem capaz de fazer justiça contra a tirania de "Voltan, o Sombrio". Este justiceiro era o próprio Falcão.

Gort, Ranulf, Feiticeira, Falcão, Baldin e Arqueiro

Após a introdução do filme, já vemos o tempo adiantado, dando a entender que Voltan se tornara ainda mais cruel e conhecido por destruir vilarejos, assim como o herói Falcão com um tom de mais experiência no uso de sua poderosa espada. Antes de socorrer Ranulf e as freiras que precisavam resgatar a Abadessa, Falcão salva uma mulher que seria queimada por homens maus. Esta tinha poderes mágicos e o ajudaria a encontrar alguns de seus notáveis amigos, que acompanhariam na luta contra Voltan. Estes companheiros de Falcão eram o gigante Gort (Bernard Bress Jaw), o elfo Arqueiro (Ray Charleson) e o anão Baldin (Peter O'Farrell). Ainda descobrimos no decorrer da trama que Voltan usava um elmo que lhe cobria um dos olhos, pois no passado havia sido ferido pela noiva de Falcão, Eliane (Catriona MacColl).

O filme conta com poucos efeitos visuais e cenários bem construídos. A filmagem feita com poucas luzes passa a sensação dos dias sombrios vividos naquele reino aterrorizado por Voltan. As atuações são muito boas, tendo o protagonista Falcão com um ar bastante heróico e seguro, enquanto o vilão Voltan passava um ar insano e cruel, demonstrando toda sua maldade e arrogância. O final deixa uma ponta solta para uma continuação, que estava planejada pelo diretor, mas nunca saiu do papel.

Falcão e Voltan em sua luta final

O Falcão Justiceiro não foi exibido nos cinemas brasileiros, mas teve grande destaque quando foi exibido na televisão pelo SBT, que o reprisou algumas vezes entre os anos 80 e início dos 90, tornando-se um dos mais lembrados entre os filmes exibidos no auge da emissora. Foi lançado também em VHS, porém nunca em DVD ou Blu Ray por aqui. A dublagem foi realizada pelo estúdio paulista Alamo, contando com um ótimo elenco de vozes da época. Vale a pena ver ou rever este clássico, que com certeza agradará o público nostálgico, assim como os amantes de filmes com batalhas medievais.



Visite nosso parceiro Blog Sushi POP


Nenhum comentário:

Postar um comentário