quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

"OS PANKEKAS": HUMOR NACIONAL INSPIRADO EM "OS TRÊS PATETAS"

Maionese, Mexelin e Feneguetti

No final dos anos 70 a Rede Tupi perdia um de seus programas de maior audiência para a emissora concorrente TV Globo, Os Trapalhões. Assim, em 1978, surge um novo programa humorístico para preencher a lacuna deixada por Renato Aragão e sua trupe, chamado Os Pankekas. Com um humor pastelão, claramente inspirado no trio de humoristas norte-americanos Moe, Larry e Curly, mais conhecidos como Os Três Patetas, a nova atração agradou o público, especialmente o infantil.

O novo trio foi formado pelos experientes atores Mário Alimari, Rony Cócegas e Sandrini, que mostrou uma boa química para o estilo de humor proposto, cheio de quedas, pancadas, tortas na cara e todo tipo de exagero possível. Mesmo contando com baixo orçamento, o programa tinha carisma de sobra, por contar com artistas de alto nível e humor para todas as idades. A trilha de abertura, intitulada "O Mundo é uma Pankeka", era muito divertida, combinando perfeitamente com o tom do seriado.

Os Pankekas era um seriado semanal que apresentava o dia a dia dos amigos Feneguetti (Mário Alimari), Maionese (Rony Cócegas) e Mexelin (Sandrini). O trio sempre se vestia da mesma maneira, geralmente com ternos e camisas de cores chamativas. Tentavam resolver os problemas do cotidiano das formas mais loucas que se pode imaginar. Destaque para a brilhante atuação de Rony Cócegas como Maionese, onde usava seus famosos bordões como "Está na manteiga!", "Ih! Esse era meu medo", entre outros. Devido ao apelo com o público infantil, era comum ver cenas dos protagonistas brincando com crianças. 

Capa do LP "Os Pankekas", gravado em 1979 pela RCA.

Infelizmente o seriado ficou no ar por apenas um ano, sendo exibido nas noites de segunda-feira, no horário das 19h15 e posteriormente reprisado na faixa vespertina, entre 25 de setembro de 1978 e 3 de setembro de 1979. Nesta época a Rede Tupi já estava em crise, que culminaria no encerramento total de suas atividades no ano de 1980. Não se sabe ao certo sobre o destino das fitas masters do programa, sendo que atualmente não se tem registro do número exato de episódios gravados.

Mesmo não sendo um dos programas de humor nacional mais lembrados, o seriado Os Pankekas ficou marcado na memória de quem acompanhava as trapalhadas do trio na Rede Tupi. Na época de sua exibição ganhou um LP com 12 faixas, pela gravadora RCA, além de um longa-metragem para cinema sob o título Os Pankekas e o Calhambeque de Ouro, escrito por Emanoel Rodrigues e dirigido por Antônio Moura Mattos, contando com participações de nomes famosos como Gibe e Mário Benvenutti. Diferente dos episódios, o filme é o único material disponível atualmente, sendo exibido algumas vezes por canais especializados em filmes nacionais na TV por assinatura.

Visite nosso parceiro Blog Sushi POP


Nenhum comentário:

Postar um comentário