sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

OS SERIADOS DO "KIKO" EXIBIDOS NO BRASIL

 

El Niño de Papel / Federrico / Kiko Botones

Dentre os personagens do famoso seriado mexicano Chaves (El Chavo Del Ocho), sem dúvida um dos que mais chamam a atenção do público é o Quico (nesta série grafado desta forma), interpretado pelo ator Carlos Villagrán. Contudo, o personagem não aparece na última temporada do programa, gravada em 1979, onde grande parte dos episódios se passa no Restaurante de Dona Florinda. Isso ocorreu pelas saídas de Villagrán e Ramón Valdés (Seu Madruga) do elenco, sendo que Valdés ainda aparece nos primeiros episódios da citada temporada, que se inicia com o episódio intitulado "Vamos ao Cinema", onde a personagem Dona Florinda diz que seu filho, Quico, havia se mudado para a casa de uma tia rica. Há várias versões divulgadas sobre os motivos das saídas dos atores, porém isso não vem ao caso.

Após deixar os seriados Chaves e Chapolin, Villagrán se dedicou à carreira solo, fazendo apresentações, gravando discos e novos seriados, estrelados pelo próprio personagem Quico, que agora passaria a ser grafado como "Kiko", para evitar problemas autorais. Passou por emissoras de três países da América Latina, estrelando os programas El Niño de Papel (1981-1982), Federrico (1982-1983), Las Nuevas Aventuras de Federrico (1984) e Kiko Botones (1986) na televisão venezuelana, El Circo de Monsieur Cachetón (1985) na televisão chilena e ¡Ah que Kiko! (1987-1988) na televisão mexicana. Ramón Valdés participou de dois destes programas, sendo "Federrico" e "¡ Ah que Kiko!".

No ano de 1991, a TV Bandeirantes vendo os sucessos de Chaves e Chapolin no SBT, trouxe três seriados estrelados por Kiko, que no Brasil foram chamados de Kiko, O Menino do Jornal (El Niño de Papel), Kiko (Las Nuevas Aventuras de Federrico) e Kiko Maleta (Kiko Botones). Os três estrearam em março daquele ano, na faixa vespertina da emissora, sendo exibidos até meados de setembro, quando estavam sendo reprisados também na faixa matinal. Os programas foram dublados pela MAGA, assim como Chaves e Chapolin, mantendo no personagem seu icônico dublador, Nelson Machado.

Em Kiko, O Menino do Jornal, vemos o protagonista como um pobre entregador de jornais, sempre se metendo em confusões e trapalhadas com os moradores e comerciantes do bairro. Já em Kiko (Federrico), temos uma realidade mais próxima do personagem visto em Chaves, pois é mimado pelos pais, vivendo em um apartamento, sendo uma típica comédia de situação envolvendo os vizinhos do condomínio. O seriado Kiko Maleta é o mais diferenciado, pois neste o personagem já é um adulto, com os mesmos trejeitos, mas trabalhando como carregador de malas em um luxuoso hotel, vivendo situações engraçadas com os atrapalhados funcionários do local e levando broncas do gerente rabugento.

Kiko e Seu Madruga em "¡Ah que Kiko!"

Infelizmente estes seriados nunca mais foram reprisados no Brasil, tornando-se desconhecidos por grande parte do público. Mas não foram os únicos programas do personagem a serem importados ao país, pois em 2007 a distribuidora Amazonas Filmes, que vinha lançando os seriados Chaves, Chapolin e Chespirito em DVD, trouxe a última produção estrelada por Villagrán, ¡Ah que Kiko!, que por aqui ganhou o título de Kiko e Sua Turma. Na trama vemos Kiko trabalhando em uma venda chamada "Surpresa", de propriedade do Seu Madruga e posteriormente do Senhor Brancelha. Foram lançados três volumes, vendidos em box e também de forma avulsa, totalizando 12 episódios dos mais de 40 que compõem o seriado. A dublagem ocorreu no estúdio paulista Uniarthe, sendo que Nelson Machado mais uma vez assumiu a voz do personagem, além de ficar encarregado da direção do trabalho. Este programa chegou a ser exibido por breve período na TV aberta, em meados de 2010, pela Rede NGT.

 


Visite nosso parceiro Blog Sushi POPwww.blogsushipop.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário