sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

SPEED RACER (1967)

 

O animê de corridas que conquistou o mundo!

Nos anos 60 os irmãos Tatsuo Yoshida e seus irmãos Kenji e Ippei Kuri, abriram o estúdio de animação Tatsunoko Productions. Ali adaptaram para séries animadas seus personagens, anteriormente lançados em mangá. Dentre as animações do estúdio estão Ás do Espaço (Uchū Ēsu), O Judoca (Kurenai Sanshiro), G-Force (Gatchaman), entre tantos outros. Porém, o título a conquistar maior destaque internacional foi Mach Go Go Go, ou como ficou conhecido no ocidente, Speed Racer.

A série foi baseada no mangá de mesmo nome, lançado entre 1966 e 1968, na revista Shonen Book. O título Mach Go Go Go faz referência aos nomes do protagonista, Go Mifune, seu carro de corridas, Mach Go e consequentemente à palavra Go em inglês, em alusão à velocidade, ou seguir em frente. Já em japonês a palavra Go significa o número cinco, em referência ao número do carro nas corridas.

A trama apresentava o jovem piloto de corridas Go Mifune, filho de um engenheiro mecânico, Daisuke Mifune, que criara um fantástico carro de corridas, chamado Mach Go. Porém a empresa automobilística para qual o senhor Mifune trabalhava reprovou seu projeto para o novo modelo e acabou por demití-lo. Isso foi causado por um homem que na verdade queria roubar o projeto do Mach Go. Enquanto isso, o jovem Go tentava a todo o custo conseguir a permissão de seu pai para tornar-se piloto profissional, o que lhe custou muito, pois o senhor Mifune havia tido uma péssima experiência ao se tornar piloto, resultando em sua fuga de casa. Assim vemos o desenvolvimento do rapaz atrás do volante participando das mais perigosas corridas, além de enfrentar gangues e criminosos.

Os demais personagens do desenho são a mãe de Go, Aya Mifune, seu irmão mais novo, Kurio Mifune, que junto a seu macaco de estimação, Sanpei, viviam escondidos no porta-malas do veículo, além de comerem grandes quantidades de balas. Junto a equipe de corridas trabalham a namorada de Go, Michi Shimura, e o mecânico da equipe, Sabu. Ainda outros personegens aparecem regulamente, como famoso piloto mascarado Fukumen Resa, que na verdade é o irmão mais velho de Go disfarçado, e o Inspetor Detetive, que conta com a ajuda do protagonista para desvendar alguns casos de criminosos, dentro ou fora das pistas.

O desenho foi produzido em 1967, logo chegando aos Estados Unidos, por meio da distribuidora Trans-Lux, que alterou o nome da série para Speed Racer, além de alterar os temas de abertura e encerramento para a canção "Go, Speed Racer, Go!". A edição americana também realizou pequenos cortes nos episódios e alterou os nomes dos personagens. Dessa forma Go Mifune passou a se chamar Speed Racer, Daisuke Mifune se tornou Pops Racer, Aya Mifune foi chamada apenas como Senhora Racer, Kurio Mifune tornou-se Gorducho, Sanpei passou a ser chamado como Chim Chim (Zequinha no Brasil), enquanto a noiva de Speed, Michi tornou-se Trixie, o mecânico Sabu foi chamado de Sparky e o piloto mascarado, Fukumen Resa, ficou como Corredor X.

A edição americana foi distribuída para vários países, inclusive no Brasil. Porém, curiosamente, a primeira exibição do desenho no Brasil, ocorreu através de distribuição com cópias vindas da Argentina, onde o título da série é Capitão Meteoro. Dessa forma a estreia ocorreu pela TV Globo, em 1969, com o mesmo título da versão argetina, porém sem muito alarde. O sucesso no país ocorreu mesmo nos anos 70, quando estreou com a edição americana e o original título ocidental, agora pela Rede Tupi, no programa Clube do Capitão Aza, sendo exibido ao lado de outros sucessos japoneses, como Ultraman, A Princesa e o Cavaleiro e Fantomas - O Guerreiro da Jutiça. Nas décadas seguintes passou por várias outras emissoras, como TV Record, MTV, Cartoon Network, Boomerang e Rede Brasil.

Coleção de DVDs lançada pela California Filmes

A famosa dublagem realizada pelo estúdio Teleshow infelizmente se perdeu em um suposto incêndio nos arquivos da TV Record nos anos 80. Ganhou uma redublagem oficial em 1996, para a exibição no Cartoon Network, pela Sincrovideo, sendo utilizada em todas as exibições posteriores na televisão, assim como lançamento em DVD pela distribuidora California Filmes, que lançou a série completa em 5 volumes. Ainda outras empresas lançaram episódios avulsos em VHS  e DVD, entre os anos 80 e 90, com outras dublagens, realizadas nos estúdios S&C e Stúdio Gábia.

Speed Racer teve um total de 52 episódios, produzidos entre 1967 e 1968, tronando-se uma das séries animadas mais famosas e icônicas de todos os tempos. Ganhou outras versões animadas, em quadrinhos e adaptações para cinema, porém nunca com o mesmo brilho e sucesso da animação original, que marcou e segue marcando gerações.




Visite nosso parceiro Blog Sushi POP

Nenhum comentário:

Postar um comentário