Um esquecido e divertido desenhos dos anos 80 |
A década de 80 foi marcada por várias séries e desenhos animados rechedos de criatividade, envolvendo temáticas como investigação, ação, aventura e automobilismo. Em 1984 a produtora Ruby-Spears lançou um desenho que misturava todos os gêneros citados, este era Turbo Man (Turbo-Teen). A animação foi realizada, sob encomenda da citada produtora, pelos estúdios asiáticos Toei Animation e Hanho Heung-Up. Embora a série tivesse um visual interessante, bons personagens e roteiros bem elaborados, não teve o sucesso esperado, rendendo uma única temporada de 13 episódios. Foi exibido originalmente pela rede ABC entre 15 de setembro de 1984 e 31 de agosto de 1985.
A trama gira em torno do jovem Brett Matthews, que em certa noite dirigia seu carro conversível durante uma tempestade, até que um raio o obrigou a sair da estrada, derrapando e caindo em um laboratório onde era realizado um experimento científico. Ali um cientísta, chamado Dr. Chase, usava raios moleculares em um teste encomendado por um agente do governo chamado Cauldwell. Ao serem atingidos por tal feixe molecular, Brett e seu carro, tornaram-se um único ser, passando a ser chamado como Turbo Man e usando suas habilidades para investigar mistérios e perseguir criminosos. Nas missões, Brett conta com a ajuda de sua namorada Pattie, o mecânico Alex e seu cachorro Rusty.
Brett e os demais personagens da série |
O jovem Brett se torna carro quando é atingido por alta temperatura, voltando à forma humana quando atingido por baixa temperatura. Isso faz com que a transformação por vezes ocorra de maneira involuntária, gerando situações cômicas e por vezes complicadas para o protagonista. Durante os episódios vemos o Dr. Chase tentando encontrar uma maneira de fazer o rapaz voltar a ser uma pessoa normal, ainda que seus novos poderes estejam ajudando a solucionar casos. Há um vilão fixo, que aparece em vários episódios, chamado como Viajante Sombrio ("Dark Rider" no original), sempre dirigindo um misterioso caminhão monstro e tentando capturar Brett a fim de descobrir seu segredo.
Este é um dos casos de desenhos curtos, que involuntariamente passavam ao público a impressão de ter mais episódios. Tal fato ocorria por conta da série não ter um episódio inicial que mostrasse detalhes da origem do protagonista, já que isso era feito na própria abertura, quando Brett narrava como ele e seu carro foram transformados em um único ser. Não havia uma evolução de trama ou personagens, pois a série é composta por episódios fechados, com os respectivos casos do dia, que não precisam ser assistidos obrigatóriamente na ordem original de exibição.
A série animada foi exibida no Brasil pela TV Bandeirantes no final dos anos 80, ganhando dublagem no estúdio carioca Herbert Richers. Infelizmente teve poucas reprises, sendo esquecido por boa parte do público.
Nenhum produto da série foi lançado no Brasil, sendo que é possível encontrar os raros brinquedos da série, lançados nos Estados Unidos, apenas em mãos de colecionadores. Por aqui também nunca foi lançada em VHS, DVD ou serviço de streaming. Apenas colecionadores possuem os episódios com dublagem original, gravados na época da exibição na Bandeirantes.
Vale a pena rever ou até mesmo conhecer este clássico esquecido dos anos 80. Quem assistia a desenhos como Pole Position e M.A.S.K., com certeza irá gostar. Talvez um dia alguma distribuidora o lance novamente no Brasil, em DVD ou serviço de streaming, com a dublagem da época, o que seria um grande presente para o público nostálgico e admiradores dos desenhos oitentistas.
Visite nosso parceiro Blog Sushi POP
Nenhum comentário:
Postar um comentário