quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

AGENTE 86 (1965)


Comédia e espionagem na medida certa!

Na década de 1960 os filmes de espionagem estavam em alta, sobretudo com a franquia 007, que impulsionou os estúdios a criarem vários outros títulos do gênero. Assim, os produtores Dan Melnick e Leonard Stern, associados a Mel Brooks e Buck Henry, idealizaram uma versão cômica dos filmes de James Bond, porém em formato de seriado com episódios de 30 minutos. O título escolhido para o novo programa foi Get Smart, que no Brasil foi adaptado para Agente 86. Smart (esperto) seria o sobrenome do protagonista em uma espécie de trocadilho, já que tratava-se de um agente atrapalhado.

O escolhido para interpretar o agente Maxwell Smart foi o comediante Don Adams, já que havia interpretado um papel semelhante na série The Bill Dana Show, como um detetive de hotel chamado Byron Glick. Vários bordões e características deste personagem foram reaproveitados e adaptados para Maxwell Smart. O número do agente em sua organização era 86, sendo esta uma ideia de Mel Brooks, que no passado havia trabalhado em um restaurante e tal código indicava a falta de um determinado produto.

Para compor o elenco principal foram os contratados o ator Edward Platt e a modelo Barbara Feldon, nos papéis de Chefe Agente 99, respectivamente. Feldon havia ganhado fama por estrelar um comercial da Revlon e vencer um concurso de TV com perguntas sobre a vida de Willian Shakespeare, fatores que pesaram para sua escolha.

Os agentes 86, 99 e Chefe

O elenco secundário contava com Dave Ketchum como o Agente 13, Robert Karvelas como o agente Larabee, Dick Gautier como o androide Hymie e Bernie Kopell como o agente inimigo Siegfried. Ainda um cachorro chamado Fang, que na série era o agente Canino, mascote e companheiro de 86 e 99 em algumas missões. 

O tema de abertura era muito marcante, combinando perfeitamente com o clima da série, pois a marcha executada lembrava os filmes de espionagem e a sequência de imagens era hilária, com Maxwell Smart estacionando seu veículo conversível em frente a um edifício que possuia uma entrada secreta no subterrâneo. Assim ele passava por várias portas que se abriam, uma após a outra, até chegar a uma cabine telefônica ao final delas, caindo por um alçapão.

A trama apresentava as missões do atrapalhado agente Maxwell Smart, mais conhecido por seu código 86. Era um espião do C.O.N.T.R.O.L.E., um órgão secreto do governo norte-americano, que investigava os planos malígnos da organização criminosa K.A.O.S., cujos agentes trabalhavam infiltrados nos Estados Unidos. Smart recebia as missões através de seu superior, que era chamado apenas como Chefe, embora em um dos episódios da primeira temporada seja revelado que seu verdadeiro nome era Thadeus. A melhor amiga e parceira de Smart nas missões era a Agente 99, que era apaixonada por ele, sendo que muitas vezes solucionava os casos sozinha, mas o deixava com os créditos. Ainda contavam com o invetor de equipamentos Larabee e o mal-humorado Agente 13, que sempre estava escondido nos lugares mais improváveis, como armários, relógios e caixas de correspondência. Dentre os principais inimigos de Smart estava o líder temporário da K.A.O.S., de sotaque alemão, Siegfried.

Smart contava com os mais variados equipamentos, sendo o mais emblemático destes o Sapato-Fone, que permitia ao agente se comunicar com a sede da organização ao retirar a sola de seu sapato. Outro aparato muito interessante e engraçado era o Cone do Silêncio, localizado na sala do Chefe, com aspecto de um aquário que descia do teto à mesa, que em tese possibilitava às pessoas dentro dele conversarem sem que ninguém pudesse ouvi-las, mas nunca funcionava corretamente. Ainda haviam armas como a Dedostola, outras escondidas em gravatas e diferentes acessórios. O Agente 86 também era conhecido por seus característicos bordões como: "Me desculpe por isso, Chefe...", "Errei por um pouquinho assim", "Você acreditaria?", "E vou adorar!", entre outros.

O episódio piloto foi gravado em preto e branco, sendo todos os outros já coloridos. Estreou na TV americana pela rede NBC em 18 de setembro de 1965, permanecendo na emissora por quatro temporadas, até que os índices de audiência começaram a cair. A rede CBS assumiu a série para a gravação da quinta temporada em 1969, trazendo como novidade o casamento dos protagonistas 86 e 99, no intuito de resgatar o interesse do público pelo programa. Porém, a decisão não teve o retorno esperado, sendo cancelado após esta temporada, encerrando com um total de 138 episódios. A exibição do episódio final ocorreu em 15 de maio de 1970. 

Ainda houveram dois longa-metragens baseados na série gravados em 1980 e 1989, além da tentativa de uma nova série em 1995 que não obteve sucesso. Em 2008 foi produzido um novo filme estrelado por Steve Carell, não contando com a participação de Don Adams que havia falecido em 2005.

Coleção de DVDs lançada no Brasil

A série chegou ao Brasil em 1966 pela TV Record, sendo exibida inicialmente nas noites de sábado. Nos anos 70 passou para a TV Bandeirantes. A dublagem da primeira temporada foi realizada no estúdio Cinecastro RJ/SP, da segunda à quarta na AIC-SP e da quinta na Herbert Richers. Para a voz de Smart foi escalado o dublador Bruno Netto, que tinha um tom de voz praticamente idêntico ao de Don Adams. A Agente 99 foi dublada por Ângela Bonatti na primeira temporada, sendo substituída por Aliomar de Mattos nas demais. O Chefe ganhou a voz de Mário Jorge Montini

No início dos anos 2000 a série foi reprisada pelos canais Band e Rede 21, porém apenas a última temporada, já que as dublagens das demais estavam perdidas. Assim, para lançamento completo em DVDs e exibição na TV paga, pelos canais TCM e Nickelodeon, foi encomendada uma redublagem, realizada no estúdio VTI-RJ, onde Smart foi dublado por Mário Tupinambá, Agente 99 por Guilene Conte e Chefe por José Santana. Atualmente a série é exibida pela Rede Brasil de Televisão.



Visite nosso parceiro Blog Sushi POP

Nenhum comentário:

Postar um comentário