quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

THUNDERCATS (1985)

 

O time de heróis mais querido dos anos 80!

Os anos 80 foram marcados como uma época de grande criatividade em produções televisivas, recheada de clássicos marcantes entre longa-metragens, séries de TV e também desenhos animados, apresentando roteiros fantásticos e trilhas sonoras inigualáveis. Entre estes desenhos de grande sucesso está uma produção desenvolvida pela Rankin-Bass Productions e Lorimar Telepictures, o clássico ThunderCats, criado por Ted Wolf e Leonard Starr. As citadas produtoras americanas encomendaram a animação da série junto ao estúdio japonês Pacific Animation Corporation (PAC), tendo como resultado belos traços e movimentação ágil. Ainda contou com uma trilha espetacular, não somente nos temas de abertura e créditos, mas também nas músicas executadas durante os episódios. A série animada foi considerada inovadora para sua época.

A Rankin-Bass começou a desenvolver o desenho no ano de 1983, porém o projeto, ainda que ambicioso, não contava com uma grande emissora interessada. Por tal razão a série levou dois anos para ter sua primeira temporada concluída, sendo exibida por emissoras regionais dos Estados Unidos à partir de 23 de janeiro de 1985. Tal temporada teve 65 episódios e após seu final, em 1986, foi lançado um filme animado, intitulado Thundercats-HO! Devido ao sucesso, ganhou ainda outras três temporadas com cerca de 20 episódios cada, somando um total 130 episódios, divididos em quatro temporadas. O final da série foi apresentado na TV americana em 29 de setembro de 1989.

A trama apresentava um grupo de homens-gato conhecidos como ThunderCats, originários do planeta Thundera, que usavam seus poderes para combater as forças do mal. Já no primeiro episódio vemos a fuga dos heróis em uma nave, saindo de seu planeta natal que estava a ponto de explodir, enquanto eram perseguidos por seres malígnos, chamados como Mutantes, do planeta Plun-Darr. Estes tinham como objetivo roubar o precioso Olho de Thundera, a fonte de poder dos ThunderCats, que fica encravado na lendária Espada Justiceira. O grupo de heróis era liderado pelo velho sábio Jaga, que após se livrar dos Mutantes, coloca a nave em piloto automático rumo ao planeta conhecido como Terceiro Mundo, onde os demais poderiam sobreviver. Para isso, eles ficaram em cápsulas de suspensão durante a longa viagem, evitando envelhecimento até a chegada ao novo lar. Jaga acaba morrendo de velhice durante o percurso.

Entre os heróis está o líder Lion-O, que no início da série era um garoto de aproximadamente 12 anos de idade, sendo preparado para se tornar o líder dos ThunderCats. Durante a jornada até o Terceiro Mundo, sua cápsula passou por problemas, sendo o único a apresentar algum envelhecimento na chegada ao novo planeta. Agora, sendo um homem com mente de garoto, precisa se esforçar para amadurecer rapidamente e liderar os demais membros do grupo de forma sábia e segura. Para isto conta com Jaga, que lhe aparece em momentos oportunos, como uma espécie de consciência. Ainda tinha como tutor o velho Snarf, um pequeno gato desajeitado, mas de grande coração, que na verdade se chamava Osbert, mas detestava seu verdadeiro nome. Os demais membros da equipe são Panthro, um homem-pantera, especialista em mecânica e artes marciais. Tygra, um homem-tigre muito sábio, sereno e grande arquiteto. Cheetara, uma mulher-chita que possui grande velocidade e força nos combates. Por fim, os gêmeos Willy Kat e Willy Kit, que mesmo ainda crianças apresentam grandes habilidades e lidam bem com equipamentos técnológicos.

Chegando ao Terceiro Mundo, os heróis constroem uma grande base chamada de Toca dos Gatos, sendo seu lar e um forte contra possíveis ataques inimigos. Ainda costroem armas e veículos, como o ThunderTank. O que eles não contavam é que os Mutantes que os perseguiram na saída de Thundera também chegariam ali. Estes eram os maldosos Escamoso, Chacal, Simiano e Abutre, que aliaram-se a um ser malígno chamado Mumm-Ra, uma velha múmia que vivia em uma pirâmide, passando a tentar roubar o Olho de Thundera através de diversos ataques aos ThunderCats. Durante as temporadas ainda surgem vários outros personagens, tanto aliados como inimigos. Destaque para o sobrinho de Snarf, conhecido como Snarfinho, e a nova equipe de vilões denominada como Lunatacs

A cena mais emblemática dos episódios ocorria quando Lion-O estava em situação de perigo e erguia sua Espada Justiceira, invocando os ThunderCats através do sinal dos heróis, refletido da espada para o céu. O Olho de Thundera, encravado na espada, ainda concedia ao líder dos heróis o poder de ter visão além do alcance, podendo conferir o perigo há muitos quilômetros de distância. Ainda a recorrente cena da transformação de Mumm-Ra, de uma velha e cansada múmia para sua forma forte e aterrorizante, sem dúvida causava certo espanto às crianças na época. As trilhas sonoras executadas em todas as citadas cenas são espetaculares, tornando tais momentos memoráveis para quem acompanhou as aventuras dos heróis felinos nos anos 80.

Brinquedos da Glasslite / Revista em quadrinhos da Editora Abril

Como todo desenho de sucesso ganhou uma vasta coleção de brinquedos, não apenas no mercado norte-americano, mas em vários outros países onde foi exibido, inclusive no Brasil. Por aqui a coleção foi lançada pela Glasslite, contando com os bonecos de ação, tanto dos heróis quanto dos vilões, o ThuderTank, a Toca dos Gatos e a Cripta do Mumm-Ra. Atualmente tais peças são raras e consideradas valiosos itens de colecionador. Ainda teve lançamento em quadrinhos pela Editora Abril, rendendo 30 volumes, entre maio de 1986 e março de 1989.

A série animada estreou no Brasil em 1986 pela Globo, que exibiu os primeiros 100 episódios até o ano de 1990 em sua faixa de desenhos matinais. A fase mais lembrada é da exibição nas manhãs de domingo, onde eram levados ao ar dois episódios em sequência, entre 10h00 e 11h00. Voltou à programação em 1995, agora dentro do programa TV Colosso, enquanto também era exibido na TV a cabo pela Warner Channel. Em 2001 foi adquirido pelo SBT, onde foi apresentado a uma nova geração, sendo exibido com grande sucesso no programa Bom Dia e Cia. Foi nesta exibição que os últimos 30 episódios foram apresentados pela primeira vez na TV aberta brasileira. A dublagem ficou à cargo do estúdio carioca Herbert Richers que escalou um elenco de primeira em todos os personagens, com destaque para as vozes de Newton da Matta e Sílvio Navas, como Lion-O e Mumm-Ra, respectivamente.

Coleção em DVD lançada pela World Classics

Atualmente pode-se assistir à série através do serviço de streaming HBO Max e pela coleção completa de DVDs, lançada pelo selo World Classics, em quatro boxes luxuosos, que também podem ser adquiridos em uma única caixa com a série completa. Curiosamente esta não foi a primeira vez que a série saiu em home video no país, já que em 2012 a própria Warner lançou um volume em DVD duplo, contando com os 12 primeiros episódios e extras da versão americana, que infelizmente teve sua sequência cancelada.



Visite nosso parceiro Blog Sushi POP

Nenhum comentário:

Postar um comentário