quinta-feira, 16 de março de 2023

OS INVASORES (1967)

Uma excelente mistura de suspense e ficção!

Em 1967 estreava na televisão americana uma das maiores e mais influentes séries de ficção científica de todos os tempos, Os Invasores (The Invaders). Criada por Larry Cohen e produzida por Quinn Martin, foi exibida entre 10 de janeiro de 1967 e 26 de março de 1968 pela rede ABC, com um total de 43 episódios, de cerca de 50 minutos, divididos em 2 temporadas.

A trama apresentava o drama vivido pelo arquiteto David Vincent (Roy Thinnes), que em certa madrugada voltava de uma viagem de negócios, dirigindo seu automóvel em uma estrada deserta, quando parou para descansar um pouco. Neste mesmo instante se depara com um acontecimento que mudaria sua vida para sempre, quando avistou uma nave alienígena pousando no local. Agora, David, terá que percorrer muitas cidades, tentando provar a todos que a terra está sendo invadida secretamente por seres espaciais. Tal tarefa não é nada fácil, pois quase todos que ouvem sua narrativa fantástica o veem como um lunático. Durante a jornada consegue um pequeno grupo de aliados, com destaque para o empresário Edgar Scoville (Kent Smith).

Cena de investigação (1º episódio)

A emblemática cena das luzes da nave refletindo diante de David, ocorrida no primeiro episódio, é repetida durante todos os seguintes, de forma resumida, como parte do tema de abertura. A narração dos fatos é feita com um tom bastante sombrio e misterioso, mostrando o clima de suspense que percorre por toda a série. Ainda a lenta cena da nave invasora pousando traz todo o clima de suspense ao público, que certamente acompanhava perplexo cada passo de David Vincent em sua infindável jornada para tentar provar que o mundo sofria uma grande ameaça.

A misteriosa narração de abertura dizia: "Como começa um pesadelo? Para David Vincent, um arquiteto, que voltava para casa de uma viagem de negócios, começou alguns minutos depois das quatro horas de uma madrugada de terça-feira. Ele procurava um atalho que nunca foi encontrado. Tudo começou com um cartaz de boas-vindas e a esperança de tomar um café. Tudo começou com um bar fechado e deserto, e um homem cansado demais para poder continuar uma viagem. Nas próximas semanas, David Vincent voltará ao lugar onde tudo começou, muitas vezes..."

Emblemática cena do invasor sucumbindo sob luz vermelha

Um dos fatos mais interessantes da produção é os seres invasores terem aparência idêntica aos humanos. Disfarçavam-se através de mutação para se infiltrar na sociedade. Porém, alguns problemas no processo de mutação ocorriam, podendo-se identificar os invasores por algumas características como não mover os dedos mínimos e, na maioria dos casos, apresentar poucas emoções. Nas cenas em que algum dos invasores era ferido mortalmente usava-se um efeito de luz vermelha piscante, cobrindo-o totalmente até desaparecer.

Infelizmente a série foi cancelada após a segunda temporada sem ter um desfecho para a trama. Em 1995 houve uma continução, em formato de minissérie, onde Roy Thinnes volta a seu papel original de David Vincent, agora como um idoso, passando sua missão de alertar o mundo sobre os invasores ao jovem Nolan Wood, intepretado por Scott Bakula. Os direitos da série clássica, outrora da Worldvision, atualmente pertencem à Paramount.

Estreou no Brasil em meados de 1967 pela extinta TV Tupi, sendo distribuída pela TV Interamericana do Brasil. A dublagem foi realizada no estúdio carioca TV Cinesom, onde o protagonista ganhou a voz de Nilton Valério, dos episódios 1 à 29, e Luiz Carlos de Moraes, dos episódios 30 à 43. À partir de 1973 passou a ser exibida em cores, nas noites de quarta-feira, às 23h00. Esta tornou-se a exibição mais lembrada por quem acompanhava a série nos anos 70. 

Durante as décadas seguintes passou por várias outras emissoras, como Bandeirantes e TV Record. Em meados de 2010 foi exibida pelo canal pago TCM, com áudio original e legendas em português. Nos últimos anos vinha sendo reprisada pela Rede Brasil de Televisão. Foi lançada por completo em boxes de DVD, há alguns anos, pela distribuidora Vynix Multimídia e relançada recentemente pelo selo Screen Vision.




Visite nosso parceiro Blog Sushi POP

Nenhum comentário:

Postar um comentário