terça-feira, 2 de maio de 2023

A SUPER MÁQUINA (1982)

Uma das séries mais icônicas dos anos 80!

Em 1982, o público norte-americano conheceu uma das séries mais icônicas de todos os tempos, A Super Máquina (Knight Rider). Com enredo e efeitos especiais inovadores, a série rapidamente conquistou adultos e crianças, que semanalmente acompanhavam as aventuras de um agente e seu super carro, que não era um mero equipamento de trabalho, mas seu parceiro nas missões.

A trama apresentava o policial Michael Arthur Long (Larry Anderson), que foi vítima de uma emboscada durante uma missão em Las Vegas. Ao ser traído por sua parceira de trabalho, é atingido por um tiro no rosto, que mesmo não sendo fatal, o deixa desfigurado. O policial foi resgatado pelo milionário Wilton Knight (Richard Basehart), que lhe concedeu uma cirurgia plástica, a fim de ficar parecido com seu filho renegado. Assim, Michael Arthur Long foi dado como morto, passando a ter uma nova identidade, Michael Knight (David Hasselhoff). 

Desta forma, torna-se um agente da Fundação pela Lei e Governo (FLAG), que passa a ser liderada por Devon Miles (Edward Mulhare) após a morte de Wilton. Antes de morrer, Wilton disse a frase: "um homem pode fazer a diferença", sendo este o lema repetido antes dos créditos finais dos episódios da série.

Para auxiliar o agente Knight em suas missões, a Fundação prepara um super carro que contaria com inteligência artificial, usando uma liga molecular que também o tornaria indestrutível. O modelo usado foi um Pontiac Trans Am. O novo carro passou a ser chamado pelo codinome K.I.T.T. (Knight Industries Two Thousand). Assim, passa a falar e usar suas habilidades para auxiliar o Kight na luta contra o crime. Mesmo em longas distâncias, o agente pode se comunicar com o carro através de um dispositivo preso em seu pulso.

A base de operações móvel.
 

A base de operações do time Knight era um caminhão com equipamentos de alta tecnologia. Além de servir como apoio para o agente, era também uma oficina de reparos para o veículo, que contava com os cuidados da mecânica Bonnie Barstow (Patricia McPherson), sendo substituída mais tarde por April Curtis (Rebecca Holden). Vários momentos de alívio cômico ocorriam neste ambiente, quando Michael fazia piadas com a moça.

No decorrer dos episódios surgem alguns inimigos fixos para K.I.T.T., como sua cópia malígna K.A.R.R. e o caminhão Golias . Este último era dirigido pelo verdadeiro filho de Wilton Knight, sendo apresentado em um marcante episódio duplo que abre a segunda temporada. Os vilões sempre se surpreediam com as habilidades e robustez de K.I.T.T., quando tentavam quebrá-lo com marretas, machados e até granadas. 

A série foi produzida pela Universal Studios e Glen A. Larson, sendo exibida pela rede NBC entre 26 de setembro de 1982 e 8 de agosto de 1986, com um total de 90 episódios de 45 minutos de duração, divididos em 4 temporadas. Devido ao grande sucesso ainda ganhou um filme, intitulado A Super Máquina 2000 (Knight Rider 2000) em 1991 e uma série remake em 2008.




Da esquerda para a direita: Michael Knight, Bonnie Barstow e Devon Miles

Estreou no Brasil em 1983 pela TV Record, que na época tinha Silvio Santos como um dos sócios. Desta forma, logo passou a ser exibida pela TVS (atual SBT) com grande repercussão, a ponto de ganhar o Troféu Imprensa na categoria Filme Seriado, desbancando outro sucesso da época, Esquadrão Classe A.

A repercussão foi tão grande que a fabricante de brinquedos Glasslite lançou uma coleção baseada na série, que também chamava muito a atenção das crianças. Hoje, tais itens são coniderados valiosos itens de colecionador.

Nas décadas seguintes passou por várias outras emissoras, como a Rede 21, quando foi exibida em horário nobre, segunda à sexta-feira no início da noite. Ainda nos anos 2000, teve suas duas primeiras temporadas lançadas em DVD pela Universal, contando apenas com opção de áudio original em inglês e legendas em português. Nos últimos anos, a série vem sendo reprisada pela Rede Brasil de Televisão.

A dublagem nacinal foi realizada pelo estúdio carioca Herbert Richers, contando com as vozes de Júlio Chaves como Michael Knight, Isaac Bardavid como K.I.T.T., José Santa Cruz como Devon Miles, Fátima Mourão como Bonnie e Vera Miranda como April Curtis.



Visite nosso parceiro Blog Sushi POP

Nenhum comentário:

Postar um comentário