terça-feira, 9 de maio de 2023

AS AVENTURAS DE BATMAN E ROBIN, O GAROTO PRODÍGIO (1968)

A década de 1960, sem dúvida, foi muito importante para difundir a imagem do super-herói Batman entre o público. Mesmo tendo sido criado na década de 1930 para quadrinhos e ganhado duas minisséries para cinema na década de 1940, foi com a famosa série de TV, estrelada por Adam West e Burt Ward em 1966, que a fama do homem-morcego se expandiu por todo o mundo. Prova disso foram as animações do herói, que durante muitos anos tiveram seus traços baseados na mesma. A primeira série animada produzida após o fim do icônico show da Dupla Dinâmica foi As Aventuras de Batman e Robin, o Garoto Prodígio (Batman with Robin The Boy Wonder).

A trama apresentava o milionário Bruce Wayne e seu jovem pupilo Dick Grayson lutando secretamente contra os excêntricos criminosos de Gotham City. Suas identidades secretas eram conhecidas apenas por seu mordomo, Alfred. Este atendia os chamados de socorro pela Batphone, a linha secreta da polícia com a Batcaverna. Ao receberem o chamado, Bruce e Dick logo dirigem-se à sua tecnologica base secreta subterrânea, onde juntos desvendam as pistas dos casos. Da Batcaverna dirigem-se ao Departamento de Polícia de Gotham City em seu Batmóvel. Por vezes também eram ajudados pela heroina Batgirl, a identidade secreta de Barbara Gordon, filha do famoso Comissário Gordon.

Os heróis: Batman, Robin e Batgirl
    

Os roteiros eram bastante parecidos com a série de 1966, apresentando o vilão do dia com sua respectiva trama maquiavélica, sempre colocando Batman e Robin em situações de perigo, usando armadilhas mirabolantes. O uniforme com tom azulado, de Batman, e o bordão: "Santo..., Batman!", de Robin, ficaram ainda mais fixados na mente do público com esta série animada. O visual dos vilões também era muito fiel ao show de 1966, assim como os cenários fixos, sendo a Batcaverna, a Mansão Wayne e o Departamento de Polícia de Gotham City.

O clima de aventura, misturado a humor leve, era uma marca estabelecida pela citada série, sendo tal padrão perdurou por várias produções do herói nos anos seguintes, até ser quebrado pelo filme Batman de 1989, estrelado por Michael Keaton. Atualmente, muitos fãs do homem-morcego não apreciam esta fórmula. De qualquer forma, é inegável que este estilo de produção fez com que Batman nunca caísse no esquecimento, até ganhar seu primeiro filme mais sombrio nos anos 80.

Os vilões: Pinguim, Charada e Coringa

Estreou na televisão americana em 14 de setembro de 1968 pela rede CBS, sendo produzida pela Filmation. Teve um total de 17 episódios com duração de 22 minutos, que eram divididos em dois segmentos de 11 minutos. Era apresentado ao lado do desenho do mais icônico herói da DC Comics, o Superman, na série animada As Novas Aventuras do Super-Homem (The New Adventures of Superman), no bloco The Batman/Superman Hour.

No Brasil foi exibido inicialmente pela Globo na década de 1970, recebendo dublagem pelo estúdio paulista AIC, assim como a série de 1966. Nesta versão foram mantidas as já conhecidas vozes de Gervásio Marques como Batman e Rodney Gomes como Robin. Na década seguinte o desenho passou a ser exibido pelo SBT, tendo passado por vários programas infantis como o Show Maravilha. Na mesma época, a emissora também exibia a consagrada série estrelada por Adam West. 

Na década de 1990 passou a ser exibido pelo canal pago Cartoon Network, que encomendou uma nova dublagem, desta vez pelo estúdio carioca Herbert Richers, que escalou Márcio Seixas para a voz de Batman e Alexandre Moreno para a voz de Robin. Esta redublagem teve o intuito de manter as vozes do desenho Batman - A Série Animada, de 1992, que fazia grande sucesso naquela época.

Atualmente a série animada está disponível de forma completa, com a redublagem da Herbert Richers, para os assinantes do serviço de streaming HBO Max.

 

== VÍDEOS ==

Abertura do desenho (com redublagem do estúdio Herbert Richers):

 

Trecho com a dublagem original do estúdio AIC (Créditos: Tv a Lenha e os Viajantes do Tempo):
 


 

 

Visite nosso parceiro Blog Sushi POP

Nenhum comentário:

Postar um comentário