terça-feira, 23 de maio de 2023

O CALHAMBEQUE MÁGICO (1968)

 

Chitty Chitty Bang Bang

Na década de 1960, os musicais para cinema ainda faziam grande sucesso entre o público em geral. Para o público infantil, produções como o premiado longa-metragem Mary Poppins (dos estúdios Walt Disney - 1964), chamavam muito a atenção. Nesta mesma linha, foi lançado em 1968 mais um longa-metragem com enredo fantasioso, personagens carismáticos e canções que marcariam o público para sempre. O Calhambeque Mágico (Chitty Chitty Bang Bang) - (Estados Unidos / Reino Unido). Baseado no livro homônimo de Ian Fleming (criador do agente James Bond), o filme foi produzido por Albert Broccoli, em parceria com os estúdios MGM e United Artists. O roteiro ficou à cargo de Roald Dahl (autor de clássicos como "A Fantástica Fábrica de Chocolate" e "Matilda") e Ken Hugues. Este último também dirigiu a produção.

A trama apresenta um excêntrico inventor, chamado Caractacus Potts (Dick Van Dyke), que vive em uma velha casa com seu pai, chamado como Vovô Potts (Lionel Jeffries), e seus dois filhos, Jeremy (Adrian Hall) e Jemima (Heather Ripley). As crianças viviam brincando em um velho calhambeque, que fora incendiado em uma corrida, no ferro velho do Sr. Coggins (Desmond Llewelyn). Até que um dia chega um comprador para o carro que tanto alegrava as crianças. Desanimadas, por não poderem mais brincar no veículo, fazem o velho dono do ferro velho prometer que não o venderá até que falem com seu pai, que sem dúvida cobriria a oferta.

Ao voltarem para casa, correndo, quase sofrem um acidente ao passaram à frente de um carro na estrada. A motorista era a simpática Senhorita Truly Scrumptious (Sally Ann Howes), que após verificar se as crianças estavam bem, as leva para casa em seu carro. Ali chegando, conhece o laboratório do Professor Potts. Porém, ao tentar lhe dar conselhos sobre não deixar seus filhos correrem sozinhos na estrada, acaba criando uma discussão, deixando o inventor muito irritado. Ainda assim, Jeremy e Jemima dizem que gostaram muito da moça, não guardando ressentimentos.

Cena musical na fábrica de doces

Na mesa do jantar, contam ao pai sobre o combinado com o dono do ferro velho, já contando que poderiam comprar o calhambeque. O problema era que não tinham dinheiro para isto. Ainda assim, Potts diz a seus filhos que poderiam trabalhar para ganhar o dinheiro necessário, mantendo a esperança das crianças. À partir de então, vemos Potts usando suas inveções, sem muito sucesso, a fim de arrecadar o dinheiro. Em uma destas tentativas vai a uma fábrica de doces, levar suas balas que apitam para negociar sua produção. O que ele não esperava era encontrar Truly no local, pois seu pai era dono da fábrica. Mesmo após a discussão do primeiro encontro, a simpática moça ainda tenta ajudá-lo, mas sem sucesso.

O Professor volta para casa, um tanto desanimado por não conseguir realizar o sonho de seus filhos. Até que tem a ideia de levar sua máquina automática de cortar cabelos ao parque de diversões, que acabara de chegar à cidade. Ali também não tem muito sucesso, pois sua invenção não funcionou corretamente, deixando o primeiro cliente careca. Ao fugir do homem, que estava furioso, entra por acidente em um camarim de dançarinos, que entrariam em cena para uma apresentação. Acaba participando do número, cantando e dançando por acidente. Ao final do espetáculo, o público jogou muitas moedas ao palco, pois a apresentação havia sido um sucesso. Assim, o Professor Potts consegue o dinheiro necessário para comprar o velho calhambeque para seus filhos, que ficam muito felizes.

Truly, Jemima, Jeremy, Potts e Jeremy no calhambeque reformado

Ao chegar em casa com o veículo, passa dias seguidos em seu laboratório para reformá-lo. Até que, quando Jeremy e Jemima menos esperavam, o pai abre a porta da garagem com o carro totalmente restaurado. Logo saem para um passeio na praia, a fim de estrear o calhambeque, o qual apelidaram de "Chitty", devido ao barulho que seu motor fazia. No caminho acabam encontrando Truly mais uma vez. O carro da moça havia ficado atolado na lama. Assim, as crianças a convidam a passear com eles, com o consentimento do pai.

Chegando à praia as crianças pedem ao pai que lhes conte uma história. Potts vê um barco se aproximando da praia, passando a inventar um conto fantástico, envolvendo a eles mesmos. Na narrativa, o barco pertencia ao Barão Bomburst (Gert Fröbe), que reinava como um tirano na Vulgária e tentava roubar o calhambeque da família, por se tratar de um carro mágico, que podia voar e boiar sobre a água. Assim, inicia-se uma aventura ao reino de Bomburst, que sequestou o Vovô Potts, achando que ele era o inventor do carro maravilhoso. 

Ao chegarem na Vulgária, Potts e sua família descobrem que o reino não possuia crianças, já que todas eram mantidas como prisioneiras. O Barão queria que todos os brinquedos do reino pertencessem somente a ele, obrigando o fabricante do vilarejo (Benny Hill) a se desdobrar em criatividade nos presentes em cada um de seus aniversários. A situação fica ainda mais complicada após Jeremy e Jemima serem sequestrados pelo terrível Caçador de Crianças (Robert Helpmann), a mando do Barão. Assim, Potts e Truly partem em direção ao castelo de Bomburst, a fim de resgatar as crianças e o Vovô Potts.

O terrível Barão Bomburst e seus homens

O filme conta com várias canções marcantes como "Chitty Chitty Bang Bang", "Toot Sweets", "Me 'Ol Bam-Boo", The Roses of Sucess", "Truly Scrumptious", entre outras. A atuação do comediante Dick Van Dyke é brilhante, sobretudo nas cenas em que mostra todo o seu talento como cantor e dançarino. Os cenários são muito bonitos. O roteiro é envolvente e traz uma bela lição sobre o valor da família. A trilha sonora é impecável. Sem dúvida, um dos melhores musicais infantis de todos os tempos. Recomendado para assistir com toda a família.

Foi exibido nos cinemas brasileiros no final da década de 1960, sendo reprisado por diversas vezes na televisão na década seguinte. A dublagem ficou à cargo do estúdio carioca Herbert Richers, contando com as vozes de Newton da Matta como Caractacus Potts, Miriam Ficher como Truly Scrumptious, Magalhães Graça como Vovô Potts e André Luiz "Chapéu" como Barão Bomburst. Atualmente está disponível em DVD, para aluguel no serviço de streaming Prime Video e por vezes reprisado na TV aberta pela Rede Brasil de Televisão.



Visite nosso parceiro Blog Sushi POP

Nenhum comentário:

Postar um comentário