quinta-feira, 18 de maio de 2023

PLANETA DOS MACACOS - A SÉRIE (1974)

         

A franquia que marcou o cinema, também ganhou uma série. 

Em 1968, o mundo conheceu um dos maiores clássicos dos filmes de ficção científica, O Planeta dos Macacos (Planet of the Apes). Baseado no livro francês La Planète des Singes, de Pierre Boulle, publicado em 1963. Mesmo com várias alterações de roteiro e cenários, o filme trouxe uma trama que impactou o público e provou à crítica que filmes fantásticos eram lucrativos e atraiam pessoas das mais variadas faixas etárias. O sucesso do filme, estrelado por Charlton Heston, gerou uma sequência de mais quatro filmes, sendo De Volta ao Planeta dos Macacos (1970), A Fuga do Paneta dos Macacos (1971), A Conquista do Planeta dos Macacos (1972) e Batalha do Planeta dos Macacos (1973). Mesmo que nenhum dos outros filmes tenham alcançado o mesmo sucesso de bilheteria do primeiro, ainda assim houve fôlego para a criação de uma série, que estreou em 1974.

A produção ficou à cargo de Stan Hough e Herbert Hirschman, substituindo o recém-falecido Arthur P. Jacobs (1922-1973), que cuidara da produção dos filmes. O conceito ficou à cargo do renomando Rod Serling, criador e produtor da icônica série Além da Imaginação (The Twlight Zone). A nova série era tida como sucesso certo, já que os filmes ainda estavam frescos na memória do público. Também foram convidados os roteiristas Ken Spears e Joe Ruby, especializados em desenhos animados, no intuito de trazer um clima mais leve à trama, chamando assim também a atenção do público infantil. Esta não foi a primeira vez em que os executivos da 20th Century Fox cogitaram priduzir uma série para a franquia, mas apenas após o lançamento do quinto e último filme (da fase clássica) é que o projeto saiu do papel. 

A série estreou na televisão americana em 13 de setembro de 1974 pela rede CBS, com episódios de 50 minutos de duração, estrelando Ron Harper, James Naughton e Roddy McDowall. Este último já havia atuado em quatro dos cinco filmes da franquia. Outros nomes de peso no elenco foram Mark Lenard e Booth Colman. Infelizmente a audiência não atendeu as expectativas da produtora, que também tinha altos custos para realizar as filmagens. Assim, a série foi cancelada com apenas 14 episódios, quando inicialmente estavam planejados 22 para a primeira temporada.

Os heróis: Pete, Galen e Alan

A trama apresentava a chegada dos astronautas Alan Virdon (Ron Harper) e Pete Burke (James Naughton) a um planeta de aparência rústica, dominado por macacos. Tal planeta era na verdade a própria Terra, porém, no futuro, mais precisamente no ano de 3095. A razão da partida dos astronautas a este mundo, que na verdade não passara de uma viagem temporal, era resgatar os astronautas que haviam se perdido ali no primeiro filme da franquia. A chegada da nave ao planeta desperta a ira do governo local, especialmente do General Urko (Mark Lenard) e do Conselheiro Zaius (Booth Colman).

Logo de cara, Alan e Pete recebem a ajuda do chipanzé Galen (Roddy McDowall), que simpatiza com os astronautas por parecerem diferentes dos humanos de seus dias. Logo é descoberto que a raça humana é tida como inferior, pois havia se autodestruído pelas guerras do passado, tornando os macacos em uma raça dominante no planeta. Saber desta realidade deixa os astronautas perplexos e em situação de perigo, pois eram os únicos humanos que sabiam ler, podendo desvendar o segredo da dominação humana no passado. Isto era tido como segredo do governo local, que não permitiria um retorno do homem como superior. Além disso, a nave dos astronautas havia sido destruída. Diferente dos filmes, na série os humanos sabiam falar.

Os vilões: Urko e Zaius.

Os primeiros episódios deixam uma ponta a ser desenvolvida no decorrer da série, sobre uma forma de recuperar os dados da viagem espacial dos astronautas através de um disco de dados. Porém, a curta duração da série fez com que este fator ficasse esquecido e sem conclusão. A cada semana era apresentado um problema para o trio de protagonistas resolver, enquanto viajavam por várias cidades e fugiam dos soldados enviados por Urko. Alan e Pete eram tidos como ameaças à supremacia dos macacos, enquanto Galen se via em situação difícil, tendo que ajudar seus amigos humanos, indiretamente lutando contra sua própria raça símia. 

Estreou no Brasil no ano de 1976 pela Globo, fazendo grande sucesso. Já nos anos 80 e 90, foi reprisada várias vezes pelo SBT. Nos últimos anos vem sendo exibida pela Rede Brasil de Televisão, no bloco Séries de Ouro. Em 2022, a emissora passou a exibir os episódios com imagem remasterizada em HD. Ainda ganhou lançamento completo em box de DVDs, pelo selo World Classics em 2019. 

A dublagem nacional foi realizada no estúdio carioca Technisom, contando com as vozes de Antônio Patiño como Alan Virdon, Ionei Silva como Pete Burke, Rodney Gomes como Galen, Pietro Mário como Zaius e Milton Luís como Urko.



Visite nosso parceiro Blog Sushi POP

Nenhum comentário:

Postar um comentário