quarta-feira, 21 de junho de 2023

O BESOURO VERDE (1966)


Besouro Verde e Kato na luta contra o crime!

Em 1966 a rede norte-americana ABC fazia grande sucesso com a série Batman, produzida pela 20th Century Fox e estrelada por Adam West e Burt Ward. Motivada pela grande aceitação do público, a produtora lançou uma nova série baseada em outro famoso justiceiro das histórias em quadrinhos, o Besouro Verde. Assim como Batman, este era um homem influente na sociedade e contava com um carismático ajudante na luta contra o crime. Assim, estreia em setembro do mesmo ano a série O Besouro Verde (The Green Hornet).

O personagem teve sua origem no ano de 1936 em uma série de rádio, sendo esta transmitida até a década de 1950. Posteriormente também estrelou histórias em quadrinhos. Foi uma criação de George W. Trendle e Fran Striker, também autores do personagem Cavaleiro Solitário (Lone Ranger). Por tal razão foi criada uma ligação entre os personagens, sendo o alter ego do Besouro Verde, Britt Reid, neto de John Reid, o Cavaleiro Solitário.

Os astros Van Williams e Bruce Lee

Para estrelar o personagem título da nova produção, foi escolhido o ator Van Williams, que trouxe um ar bastante sóbrio ao protagonista Britt Reid/Besouro Verde. Porém, o que mais chamou a atenção do público foi o nome escolhido para atuar como Kato, o ajudante oriental do herói. Ninguém menos que o grande astro das artes marciais, Bruce Lee. Os demais nomes do elenco foram Wende Wagner como Lenore Case, Lloyd Gough como Mike Axford e Walter Brooke como Frank Scanlon . Assim como na série Batman, a narração ficou à cargo de William Dozier.

Kato, Besouro Verde e seu arsenal sobre rodas, "Beleza Negra".

A trama apresenta o editor e dono do jornal Sentinela Diária, Britt Reid, um homem rico que escondia um grande segredo. Combatia o crime como o justiceiro mascarado Besouro Verde. Para isto contava com a ajuda de seu chofer, o jovem oriental Kato, que nos momentos de perigo também vestia uma máscara e entrava em ação contra os criminosos. A dupla se locomovia pela cidade com um veículo equipado com várias armas de combate, chamado Beleza Negra

Além de Kato, apenas mais duas pessoas conhecem o segredo de Britt Reid, sendo sua secretária, Lenore Case, e seu amigo promotor, Frank Scanlon. Ambos são considerados aliados do herói, enquanto muitos o consideram uma ameaça, por se tratar de um fora de lei. Seu principal opositor é o repórter Mike Axford, que coincidetemente trabalha no jornal Sentinela Diária e está sempre distorcendo os fatos sobre o justiceiro em suas matérias.

A série foi exibida originalmente entre 9 de setembro de 1966 e 17 de março de 1967, totalizando 26 episódios. Embora a série contesse com episódios bem escritos e um ótimo elenco, acabou sendo ofuscada pelo sucesso de Batman, culminando em seu cancelamento após a primeira temporada. Ainda houveram tantativas para atrair o público, inserindo os personagens Besouro Verde e Kato em participações especiais na série de Batman e Robin, onde lutavam ao lado da Dupla Dinâmica. Porém, nem mesmo este crossover foi suficiente para alavancar a audiência do programa.

Besouro Verde e Kato na série "Batman" (1966)

Embora Van Williams seja lembrado até hoje por sua brilhante atuação como Besouro Verde, o astro não foi o primeiro a interpretar o personagem. Sua primeira versão em carne e osso ocorreu em 1940, em uma série para cinema, composta de 13 episódios filmados em preto e branco. Na ocasião o herói título foi vivido pelo ator Gordon Jones, enquanto Kato foi interpretado por Keye Luke. Esta série foi lançada de forma completa em box de DVD, apenas com áudio original e legendas em português, pela distribuidora Classic Line.

Após o falecimento de Bruce Lee em 1973, foi lançado um filme também intitulado como O Besouro Verde (The Green Hornet). Lançado em 1974, foi produzido através de um compilado de episódios da série de 1966. No ano de 2011 ganhou uma nova adaptação para cinema, estrelando Seth Rogen como Besouro Verde e Jay Chou como Kato.

A série estreou no Brasil em 1970 pela extinta TV Tupi, sendo exibida inicialmente nas tardes de sábado. Na década de 1980 foi reprisada pela TV Record. Ainda passou por canais da TV por assinatura, como a Fox em 1994, e TCM nos anos 2000. A dublagem ficou à cargo do estúdio paulista AIC, contando com as vozes de José Miziara como Britt Reid/Besouro Verde, Ézio Ramos como Kato, Lucy Guimarães como Lenore Case, Silvio Navas como Frank Scanlon e José Soares como Mike Axford. A narração foi feita por Carlos Alberto Vaccari, a voz padrão para narrações de séries dubladas no estúdio.

 


Visite nosso parceiro Blog Sushi POP

Nenhum comentário:

Postar um comentário