segunda-feira, 23 de outubro de 2023

AS AVENTURAS DE TINTIN


Tintin, o repórter belga mais famoso dos quadrinhos e desenhos animados!

Na década de 1990, estreou no Brasil, pela TV Cultura, um desenho animado inovador, trazendo tramas detetivescas e personagens cativantes que chamou a atenção de crianças e adultos. A série animada As Aventuras de Tintin (originalmente em francês "Les aventures de Tintin") é tida por muitos, até os dias de hoje, como uma das animações mais bem elaboradas de todos os tempos.

O personagem principal, Tintin, era um repórter investigativo. Criado pelo cartunista belga George Prosper Remi, mais conhecido como Hergé, surgiu inicialmente nas histórias em quadrinhos, tendo sua estreia em 10 de janeiro de 1929 no jornal Vingtième Siècle.

O traço expressivo e detalhado de Hergé, assim como as tramas envolventes e misteriosas das histórias, tornaram o personagem conhecido e admirado em toda a Europa. O talento do desenhista lhe rendeu a fama de "Walt Disney Europeu". Entre as criações de Hergé estão personagens como Les Aventures de Jo, Zette et Jocke e Quick et Flupke ("Quim e Filipe" no Brasil).

Hergé (1907-1983)

A série As Aventuras de Tintin era publicada em semanários, sendo posteriormente reunida em livros, formando uma coleção de 23 volumes completos. Alguns projetos ficaram inacabados, a exemplo da última história, Un jour d'hiver, dans un aéroport, já que Hergé veio a falecer em 1983. Os demais títulos inacabados são La piste indienne (1958), Nestor et la justice (1958), Les pilules (1960) e Tintin et le Thermozéro (1960). No decorrer dos anos, as histórias foram adaptadas para filmes, peças de teatro e desenhos animados.

O primeiro álbum publicado em 1930 foi Tintin no País dos Sovietes. Dentre outros títulos famosos estão O Caranguejo das Pinças de OuroO Cetro de Ottokar, Rumo à Lua, O Caso Girassol, As Jóias da Castafiore, Tintin e os Pícaros, Tintin no Tibete e O Lótus Azul. Este último foi considerado a primeira obra-prima de Hergé.

Álbuns lançados no Brasil pela Companhia das Letras.

No Brasil, os álbuns foram publicados por várias editoras no decorrer dos anos. Dentre elas estão Record, Globo e, recentemente, Companhia das Letras.

Os títulos adaptados para filmes animados foram O Caso Girassol, de 1964. O Templo do Sol e Os Prisioneiros do Sol, ambos produzidos em 1969. Ainda, Tintin e o Lago dos Tubarões, de 1972. Também houveram filmes live action, como Tintin e o Mistério do Tosão de Ouro (1961) e Tintin e as Laranjas Azuis (1964). Em 2011, ganhou sua primeira adaptação cinematográfica em animação gráfica, intitulado As Aventuras de Tintim, baseado no álbum O Segredo do Licorne.

Capitão Haddock e Tintin no live action Tintin e o Mistério do Tosão de Ouro

Mas, sem dúvida, a produção que mais popularizou o personagem nas últimas décadas, sobretudo no Brasil, foi o desenho animado produzido na década de 1990. A série animada franco-belga, intitulada As Aventuras de Tintin, teve um total de 39 episódios, divididos em três temporadas. Exibidos originalmente pelos canais France 3 (França) e Global TV (Canadá) entre 1991 e 1992. Vários álbuns foram adaptados, rigorosamente, nos episódios de 30 minutos. Cada história era apresentada em episódios de uma à quatro partes.

A produção ficou à cargo dos estúdios Ellipse Animation (França) e Nelvana (Canadá), sob supervisão da Hergé Foundation. Contou com direção de Stéphane Bernascon. Roteiros de Toby Mullally, Eric Rondeaux, Martin Brossolet, Alex Boon, Dennise Fordham e Amelie Aubert. Finalmente, consultoria do especialista em Hergé, Philippe Goddin.

Os episódios apresentavam as aventuras e casos jornalísticos de Tintin. Um destemido repórter belga, sempre acompanhado por seu cão de estimação, da raça Fox Terrier, Milu. O rapaz sempre se envolvia em casos misteriosos e não desistia de buscar pistas para solucioná-los. Em vários casos, contava com a ajuda de seus amigos Capitão Archibald Haddock, um mau humorado ex-capitão de navio. Professor Trifólio Girassol, um cientista bilhante, mas com grave problema de audição. Finalmente, os idênticos e atrapalhados detetives Dupond e Dupont. Por vezes também apareciam a cantora lírica Bianca Castafiore, o mordomo Nestor, o vendedor de seguros Serafim Lampião, entre outros personagens.

Entre os vilões mais lembrados da série, estavam os terríveis criminosos J.W. Müller, um cruel médico alemão. Roberto Rastapopoulos, um crimonoso de fama internacional. Finalmente, Alan, ex-imediato no navio de Haddock que se revelou um traidor.

Cena da icônica saga Rumo à Lua.

Entre os episódios mais lembrados estão O Caranguejo das Tenazes de Ouro, nada menos que a estreia da série, onde Tintin conhece o Capitão Haddock. O Tesouro de Rackham, o Terrível, onde Tintin conhece o Professor Girassol e Haddock herda o Castelo de Moulinsart. O Lótus Azul, baseado em um dos mais aclamados álbuns de Hergé. Finalmente, a icônica saga Rumo à Lua, onde Tintin faz uma fantástica viagem espacial.

Hergé (à esquerda) como figurante na série animada.

Um fato curioso na série é a aparição do autor, Hergé, como figurante nos episódios. Em muitas cenas em que haviam multidões, era possível ver um personegem de cabelos loiros, com as feições do mesmo, como uma homenagem dos produtores ao autor da obra.

A série estreou no Brasil em 1994, pela TV Cultura, com grande sucesso, ganhando várias reprises nas décadas posteriores. Ainda foi exibido outras emissoras como Canal Futura Cartoon Network. Também passou pelos serviços de streaming Netflix e Brasil Paralelo. Foi lançada por completo em box de DVDs pela distribuidora LogOn e ainda em versões com episódios avulsos pela Vídeo Brinquedo. Os filmes animados foram lançados pela Playarte.

A dublagem da série ficou à cargo do extinto estúdio carioca Herbert Richers. Contou com as vozes de Oberdan Júnior como Tintin, Isaac Bardavid como Capitão Haddock, Orlando Drummond como Professor Girassol, Darcy Pedrosa como Dupont, Márcio Simões como Dupond e Geisa Vidal como Castafiore.

No serviço de streaming Netflix, a série foi disponibilizada com uma redublagem realizada em Miami pelo estúdio The Kitchen Inc., contando com as vozes de Sean Andrew Stanley como Tintin, Marcello Silva como Capitão Haddock, Roberto Lobo como Professor Girassol, Alexandre Correia como Dupont, Roberto Colla como Dupond e Edna Mayo como Castafiore.

Tintin (ao centro) e seus amigos.

* O autor desta matéria preferiu utilizar a grafia original do nome "Tintin" no lugar da grafia adotada em alguns lançamentos no Brasil, "Tintim".




Visite nosso parceiro Blog Sushi POP


Nenhum comentário:

Postar um comentário