segunda-feira, 22 de setembro de 2025

A TRAJETÓRIA DE YU YU HAKUSHO NO BRASIL

 

Hiei, Kurama, Yusuke e Kuwabara

Em 24 de março de 1997, estreava um dos animês de maior sucesso da saudosa Rede MancheteYu Yu Hakusho. A saga do detetive espiritual, Yusuke Urameshi, tornou-se um sucesso entre o público infanto-juvenil no final da década de 90, sendo considerado o segundo maior sucesso entre os animês da emissora carioca que vinha procurando um sucessor para Os Cavaleiros do Zodíaco há um bom tempo.

A série foi criada por Yoshihiro Togashi, saindo primeiramente em mangá na revista Weekly Shonen Jump entre dezembro de 1990 e julho de 1994, pela editora Shueisha, com um total de 175 capítulos em 19 volumes. A adaptação em animê estreou em 1992 pela TV Fuji, sendo uma produção do estúdio Pierrot, contando com 112 episódios.

O animê chegou ao Brasil em meados de 1996 por intermédio da distribuidora Tikara Filmes, de propriedade do Sr. Toshihiko Egashira, estreando na Manchete apenas no primeiro semestre do ano seguinte. Uma característica marcante da série no país foi a dublagem realizada no estúdio carioca Audio News, que adaptou várias gírias brasileiras nas falas.

Logo da extinta Rede Manchete

Yu Yu esteve na grade da Manchete até a extinção oficial da emissora em 10 de maio de 1999, sendo ainda exibida na fase de transição para a RedeTV! (nesta fase a emissora ganhou o nome provisório de "TV!"), deixando a grade de programação pouco antes da estreia oficial do novo canal.

No auge do sucesso, foram lançados alguns poucos produtos da série no mercado nacional, como uma coleção de bonecos pela fabricante de brinquedos Estrela e, posteriormente, um jogo de luta para o console Mega Drive, da Tectoy. Ainda esteve no serviço telefônico chamado Dicas de Vídeo, onde os telespectadores ligavam para saber novidades sobre os episódios e concorriam a prêmios.

O público brasileiro pôde conhecer o mangá original no ano de 2002, quando a editora JBC o lançou em formato meio-tanko em um total de 38 volumes. Posteriormente, foi lançada a versão original tankobon em 19 volumes. 

Após cinco anos fora da televisão, o animê retorna à TV paga pelo canal infantil Cartoon Network, sendo exibido à partir de 2 de fevereiro de 2004 no bloco Toonami. Desta vez a distribuição ocorreu pela empresa americana Cloverway, precisando ser redublada. Felizmente, a série foi enviada para o mesmo estúdio, onde praticamente todo o elenco original foi mantido, embora se tivesse cogitado anteriormente a possibilidade de realizar a dublagem em São Paulo, no estúdio Alamo.

Exibição do episódio 48 no Cartoon Network

A maior diferença ficou nos temas de abertura e encerramento, já que na exibição da Manchete passavam as músicas com versões em português, enquanto na versão do Cartoon mantiveram as canções originais japonesas. 

Outra grande novidade da chegada da série ao Cartoon, foi a exibição do, até então inédito, longa-metragem, lançado no Japão em 1994. Na fase da exibição da Manchete, havia a intenção de trazê-lo ao Brasil para exibição nos cinemas. Porém, com o fim da emissora, o plano foi engavetado.

No ano de 2004, a Band exibia Os Cavaleiros do Zodíaco e, devido ao sucesso do animê em sua grade, adquiriu os direitos de Yu Yu Hakusho. A estreia foi anuciada para janeiro de 2005, mas devido à mudanças na emissora, a estreia acabou não acontecendo. Apenas em novembro do mesmo ano, a série retornou à TV aberta por outra emissora do Grupo Bandeirantes, a Rede 21. Na ocasião foi exibida em horário nobre, de segunda a sexta-feira, às 19h00, com alguns cortes em cenas mais violentas.

Em 5 de junho de 2006, a Rede 21 passou a chamar-se Play TV, mantendo o animê na programação durante algum tempo. 

DVDs lançados pela PlayArte

Ainda em 2006, a distribuidora PlayArte lançou a série completa em DVD, vendidos em boxes. A coleção teve um total de 30 discos.

Em 2007, a Band finalmente estreia Yu Yu Hakusho em sua grade, mais precisamente em 4 de março, permanecendo no ar por poucas semanas. Era exibido apenas para alguns estados nas manhãs de domingo, tendo menos cortes que em sua passagem pela Rede 21, mas tendo uma nova abertura com imagens dos episódios editada durante a execução da música. 

Após um longo hiato fora da televisão e streamings no país, Yu Yu retornou em dezembro de 2023 pela Netflix, mas não com sua versão animada. Desta vez foi lançada uma série live action em 5 episódios. 

Live action / animê

 _______________________________________________________________________________________

 Visite nosso parceiro Blog Sushi POP: www.blogsushipop.com

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar nosso blog! Sinta-se à vontade para comentar algo referente à postagem. Mensagens ofensivas e/ou desrespeitosas serão banidas. Volte sempre!

A TRAJETÓRIA DE YU YU HAKUSHO NO BRASIL

  Hiei, Kurama, Yusuke e Kuwabara Em 24 de março de 1997, estreava um dos animês de maior sucesso da saudosa Rede Manchete :  Yu Yu Hakusho ...