HAVAÍ 5-0 (1968)

Havaí 5-0 | CBS | Paramount | Divulgação

No final da década de 1960, a emissora norte-americana CBS apresentou uma série policial que se tornaria uma das maiores referências do gênero, não apenas em seu país de origem, mas em todo o mundo: Havaí 5-0 (Hawaii Five-0). Além dos roteiros inteligentes, a série também chamava a atenção pelas belas paisagens das locações havaianas e pelo elenco de protagonistas carismáticos.

Os episódios apresentavam os casos a serem resolvidos por uma unidade especial, criada pelo governador do estado, Paul Jameson (Richard Denning), denominada Havaí 5-0. A equipe era composta por Steve McGarret (Jack Lord), um oficial aposentado da Marinha, conhecido por ser um exímio investigador e velejador, foi escolhido diretamente pelo governador como líder da unidade. Ainda os policiais Danny Williams (James MacArthur), Kono Kalakaua (Zulu) e Chin Ho Kelly (Kam Fong).

As tramas mostravam a unidade combatendo os mais variados crimes, como: sequestros, assassinatos, tráfico, entre outros. O maior inimigo do protagonista Steve era Wo Fat (Knigh Dheigh), um oficial da inteligência chinesa, o qual a equipe jamais conseguiu prender. Outro vilão de destaque era o chefe da máfia havaiana Tony Alika, interpretado por Ross Martin, famoso pelo personagem Artemus Gordon na série James West.  

O astro Jack Lord, como Steve McGarret.

Na quinta temporada, o ator Zulu deixou a produção, sendo seu personagem, Kono, substituído por Ben Kokua, interpretado por Al Harrington. No mesmo ano, o Sargento da Polícia de Honolulu, Duke Lukela (Herman Wedemeyer), é integrado à unidade. Na sétima temporada, Ben foi substituido pelo detetive Frank Kamana (Douglas Mossman).

Na última temporada houveram algumas mudanças drásticas no elenco, sobretudo pela substituição do protagonista Steve, já que o astro Jack Lord decidiu deixar a produção por notar que a série já apresentava desgastes após 11 anos no ar, sendo que até mesmo os produtores estavam avaliando a continuidade da série. No lugar de Lord, entra William Smith, interpretando o policial James "Kimo" Carew. Ainda foi adicionada uma mulher à unidade, Lori Wilson, interpretada por Sharon Farrel. Tais mudanças de personagens, assim como roteiros considerados inferiores às demais temporadas, não agradaram o público, culminando no cancelamento da série em 1980.

A série foi criada por Leonard Freeman e contou com produção de Leonard Katzman e Phillip Leacock, sendo exibida originalmente nos Estados Unidos, pela rede CBS, entre 20 de setembro de 1968 e 5 de abril de 1980, totalizando 284 episódios, divididos em 12 temporadas, tornando-se um marco da televisão mundial.

No filme piloto, o protagonista Steve McGarret fora interpretado por Tim O'Kelly, sendo substituído por Jack Lord para a série regular. Dois anos antes de estrelar Havaí 5-0, Lord havia sido cogitado para viver o personagem Capitão Kirk na icônica série Jornada nas Estrelas (Star Trek), antes do papel ser entregue a William Shatner. 

Os agentes da Havaí 5-0

Vários atores renomados atuaram como convidados na série, como: Leslie Nielson, Kurt Russel, Ricardo Montalban, Victoria Principal, entre outros. 

O marcante tema de abertura, chamado como "Hawaii Five-0 Theme", foi composto por Morton Stevens e tocado pela banda The Ventures, chegando ao quarto lugar das paradas americanas e ganhando dois prêmios Emmy, em 1970 e 1974.

Consta que um episódio da segunda temporada, exibido originalmente em 7 de janeiro de 1970, intitulado "Bored She Hung Herself", precisou ser banido da cronologia oficial. A trama apresentava um terapeuta havaiano que desenvolve uma técnica de Yoga, misturada com enforcamento, resultando na morte de sua namorada. Os noticiários da época apontaram pelo menos três casos reais de telespectadores (sendo uma repórter) que morreram enforcados acidentalmente ao tentar reproduzir tal técnica, resultando no banimento do episódio para reprises futuras e venda para outros países.

Após o encerramento da produção, a emissora CBS passou a exibir a série Magnum, P.I., utilizando a mesma estrutura de gravação, sendo que o detetive homônimo fazia algumas referências aos agentes de Havaí 5-0 em seus primeiros episódios.

Em 1996, houve uma tentativa de reviver a série com um novo piloto, estrelado por Gary Busey e Russel Wong, contando também com atores da série original. Porém, nunca foi exibido. Apenas em 2010, Hawaii 5-0 ganhou uma nova série, estrelando Alex O'Loughlin como Steve McGarret e Scott Caan como Danny Williams. A nova produção rendeu 240 episódios, divididos em 10 temporadas.

Steve e Danny
 

A série original estreou no Brasil em setembro de 1969 pela extinta TV Tupi, sendo exibida às quintas-feiras na faixa das 21h00. Na década de 70, passou para a TV Bandeirantes. Nos anos 90, foi reprisada pela Globo, TV Gazeta (SP) e pelo canal pago Multishow. Em fevereiro de 2025, foi resgatada pela Rede Brasil de Televisão.

A dublagem ficou a cargo do estúdio Herbert Richers, contando com as vozes de: Paulo Gonçalves como Steve McGarret, Nilton Valério como Danny Williams, Édson Silva como Chin Ho Kelly, Waldemar Rocha como Duke Lukela e Luis Augusto como Kono Kalakaua. A narração foi feita por Ricardo Mariano e a direção ficou à cargo de Luís Manoel.

Em 2007, foi lançado o box de DVDs com a primeira temporada da série no Brasil, tendo suas próximas temporadas lançadas na sequência, todas sem a opção de dublagem em português, contando apenas com legendas. Infelizmente, o lançamento foi cancelado após a quinta temporada. Curiosamente, os boxes das temporadas 6 e 7 lançados nos Estados Unidos possuem a opção de legendas em português. 

____________________________________________________________________________________

 Visite nosso parceiro Blog Sushi POPwww.blogsushipop.com


 

 

  

 

Comentários