segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

RUPERT (1991)

 

Um clássico dos livros e desenhos animados

Quem foi criança nos anos 90 com certeza já assistiu, pelo menos uma vez, as aventuras de um simpático urso branco, com seu emblemático cachecol amarelo, que sempre ajudava seus amigos e viajava para lugares fantásticos. Este era Rupert, O Urso. Um personagem criado nos anos 1920, que ganhou sua famosa versão animada em 1991, produzida pela Nelvana, sendo exibida com muito sucesso em vários países, inclusive no Brasil pela TV Cultura.

Rupert foi criado por uma artista e ilustradora de livros infantis inglesa, chamada Mary Tourtel (1874-1948), sendo lançado inicialmente em quadrinhos no ano de 1920. Mary era casada com o editor assistente do jornal The Daily Express, Herbert Tourtel, que nesta época estava em busca de novos personagens para a seção de tiras, já que os jornais concorrentes, The Daily Mail e The Daily Mirror, vinham fazendo grande sucesso com os quadrinhos dos personagens Teddy Tail (Mail) e Pip, Squeak e Wilfred (Mirror). Logo pediu a sua esposa, já experiente com histórias infantis, que criasse um novo personagem. Assim, em 8 de novembro de 1920, foi publicada a primeira tira de Rupert, que na ocasião ainda não era chamado pelo nome, na história "Little Lost Bear". Curiosamente foi desenhado como um urso pardo, mas por cortes de despesas com tinta, logo passou a ser impresso em cor branca, tornando-se sua característica principal nas publicações posteriores.

"The Adventures of Rupert The Little Bear"
  

Com o sucesso, logo o personagem começou a ganhar novas aventuras, sendo publicadas em livros e revistas. Sua primeira série de livros começou a ser publicada em 1928, denominada "Rupert Little Bear Library", com um total de 64 volumes. Ainda outras duas séries foram publicadas, sendo "Rupert Bear Annuals" desde 1936 até os dias de hoje, completando 85 volumes em 2020 e "Brainwaves Limited" em 1991 com 4 volumes. O personagem foi desenhado por Mary até 1935, quando teve que parar por problemas de visão. Em seguida o artista Alfred Bestall assumiu os desenhos, sendo que os fez durante 40 anos. Seus sucessores foram James Henderson, Ian Robinson e Stuart Trotter.

A fama de Rupert é tão grande na Europa que há uma ala dedicada ao personagem em um museu próximo a Londres, Inglaterra, o Canterbury Heritage Museum. A ala denominada "The Rupert Bear Museum" (Museu de Rupert, O Urso) foi fundada em 2003, tendo várias exposições, raras edições de publicações e a atividades para crianças. No ano de 2010 foram realizadas comemorações alusivas aos 90 anos do personagem, contando com exposições especiais e autógrafos dos cartunistas.

Exposição no "Museu do Rupert" em Londres
  

Ganhou algumas adaptações para a televisão nos anos 70 e 80, além de um curta-metragem intitulado "Rupert and the Frog Song", produzido por Paul McCartney em 1984. Porém, nenhuma produção televisiva ficou tão famosa quanto a série animada dos anos 90, que contou com 65 episódios de cerca de 25 minutos, divididos em 5 temporadas, produzidas pelo estúdio Nelvana, entre 1991 e 1997. No Brasil foi exibida pela TV Cultura à partir de 1998, ficando no ar durante vários anos. Foi dublado no estúdio paulista BKS, contando com a voz de Rodrigo Andreatto no protagonista. Teve alguns episódios da primeira temporada lançados em DVD pela distribuidora Vídeo Brinquedo no início dos anos 2000.

A série animada apresentava o jovem e educado urso Rupert, vivendo com seus pais, Sr. e Sra. Urso, em um pequeno vilarejo medieval, chamado Nozópolis (Nutwood no original). Está sempre brincando e ajudando seus amigos a resolverem problemas e até mesmo viajando a outros países e mundos fantasiosos. Entre os amigos de Rupert estão o medroso texugo Bill, o guloso porco Barrica, o brincalhão cachorro Valdo, o sábio cão chinês Pong Ping, o gentil elefante Eduardo, as travessas raposas gêmeas Freddy e Ferbie, entre outros. Entre os episódios memoráveis do desenho estão "Rupert na Terra dos Jogos", "Rupert e o Cavaleiro", "Rupert e os Bolinhos Mágicos", entre tantos outros.

Rupert e seus amigos
 
Além de personagens e aventuras fantásticas, Rupert também se destaca por valores perenes que caracterizam o personagem principal, assim como elementos culturais pouco vistos em outros desenhos animados. Rupert é um garoto urso que carrega valores como honestidade, respeito, amizade, altruísmo e valorização da família. As aventuras do desenho mostram locais e mitos de vários países e culturas, principalmente a nórdica, onde vemos castelos, pequenos vilarejos, seres e personagens com vestes características da cultura européia.

As aventuras de Rupert estarão para sempre na memória de quem já leu os livros ou assistiu a série animada, sendo uma ótima opção de cultura e entretenimento para pessoas de todas as idades. Vale a pena conferir as aventuras deste simpático urso, que há mais de um século vem divertindo e marcando gerações.

 

 

 

Visite nosso parceiro Blog Sushi POP

Nenhum comentário:

Postar um comentário