sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

OS MONSTROS (1964)

Uma série assustadoramente divertida!

Em 1964 a rede americana CBS apresentava uma série de cómedia familiar estrelada pelos mais famosos monstros do cinema, que agora eram simpáticos e tentavam levar uma vida normal entre a sociedade. A série Os Monstros (The Munsters) foi criada por Joe Conelly e Bob Mosher no início da década de 60, sendo que apresentaram um piloto de cerca de 15 minutos que não foi aprovado pela emissora. Em 1964 o projeto foi reativado, já que a rede ABC planejava estrear uma série similar, A Família Addams (The Addams Family). Assim um novo piloto foi gravado, já com o elenco que estrelaria os episódios semanais. A CBS tentou apressar as gravações, no intuito de estrear o show antes da concorrente, o que acabou não acontecendo, já que "Os Monstros" estreou em 24 de setembro, exatamente seis dias após "A Família Addams".

No elenco estavam dois grandes atores, Fred Gwynne e Al Lewis, que já haviam trabalhado juntos na série "Car 54, Where Are You?" entre 1961 e 1963, agora intepretando Herman e Vovô respectivamente. Para o papel do garoto Eddie havia sido escolhido o ator mirim Billy Mumy (que interpretou Will Robinson na série "Perdidos no Espaço"), porém seus pais não fecharam contrato devido ao excesso no uso de maquiagem para a série, sendo que Butch Patrick assumiu o personagem. Já a personagem Marilyn foi intepretada inicialmente por Beverley Owen, sendo substituída por Pat Priest à partir do episódio 14. À princípio a produção contava com um bom orçamento, que foi sendo cortado aos poucos durante as gravações. Os cenários e maquiagens eram muito bem feitos, sendo gastas muitas horas diárias na preparação dos atores.

Marilyn, Vovô, Herman, Lily e Eddie

A trama apresentava a família Monstro, que vivia em uma velha e assustadora casa situada à Rua Pássaro Preto (no original "Mockinbird Lane"), número 1313. O pai da família era Herman Monstro (Fred Gwynne), natural da Alemanha e filho do Dr. Frankenstein, que trabalhava no funerária do Sr. Gateman (John Carradine) e era basatante ingênuo. Sua esposa, Lily (Yvonne De Carlo), era filha do Conde Drácula, uma mãe atenciosa e excelente dona de casa. O único filho do casal era Eddie (Butch Patrick), um garoto brincalhão e inteligente, que tinha como animal de estimação um animal parecido com um dragão, chamado Carranca. O pai de Lily também vivia com a família, porém quase nunca sendo chamado de Conde Drácula, mas apenas como Vovô (Al Lewis), um vampiro cientista que estava sempre testando seus experimentos em seu laboratório localizado no porão da casa. Ainda morava com eles a sobrinha de Lily, Marilyn (Beverley Owen / Pat Priest), uma moça gentil e de aparência normal, que faz com que os demais a vejam como o patinho feio, por ser diferente do resto da família. 

Devido ao fato dos Monstros se verem como pessoas normais, ocorriam muitas situações cômicas envolvendo os pretendentes de Marilyn quando chegavam até sua casa para conhecer a família, sendo que muitas vezes os rapazes, assustados com a aparência de Herman, fugiam saltando o portão ou até mesmo saiam escavando a terra. Outras situações marcantes eram as confusões em que Herman e Vovô se envolviam sem perceber, como em uma ocasião que Herman foi confundido com um assaltante de banco, tendo a ideia de devolver o dinheiro arrombando o cofre durante a noite. A série foi filmada em preto e branco, o que acabou combinando com o estilo de humor protagonizado pelos clássicos personagens do cinema de horror.

O programa teve duas temporadas, totalizando 70 episódios, produzidos pela Kayro-Vue Productions e Universal Television, exibidos entre 24 de setembro de 1964 e 12 de maio de 1966 pela rede CBS. Ainda teve um filme em cores, intitulado Monstros, Não Amolem! (Munster, Go Home!) exibido nos cinemas em 1966, onde curiosamente a personagem Marilyn foi intepretada por Debbie Watson. Em 1988 houve uma nova série intitulada The Munsters Today, onde a família havia hibernado por 22 anos após um experimento do Vovô, tendo que se adaptar a viver nos anos 80. O elenco desta não contava com os atores da série original. Em 1995 ainda houve mais um filme chamado Os Monstros estão de Volta (Here Come The Munsters) que não chamou muito a atenção.

A série estreou no Brasil ainda nos anos 60 passando por várias emissoras, como Globo, TV Record, Bandeirantes e SBT. A dublagem original foi realizada em dois estúdios cariocas, Dublasom e Herbert Richers. Em 2005 estreou na TV a cabo pelo canal Nickelodeon, onde era exibida ao lado de outras comédias clássicas no bloco Nick at Nite, ganhando uma nova dublagem no estúdio paulista Mastersound. Foi lançada em DVD no início dos anos 2000 com a nova dublagem. Atualmente vem sendo reprisada nas madrugadas da Rede Brasil de Televisão com a dublagem clássica.



Visite nosso parceiro Blog Sushi POP

Nenhum comentário:

Postar um comentário