sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

BONANZA (1959)

 

Um marco entre as séries de faroeste

Na década de 1950 os filmes de faroeste estavam em alta, com grandes títulos lançados e reconhecidos pelos admiradores do gênero até hoje. Dentre as várias produções, surge em 1959 uma série que se tornaria um dos maiores marcos da televisão mundial, Bonanza. Tendo seu filme piloto escrito por David Dortort, foi exibida pela rede NBC entre 12 de setembro de 1959 e 16 de janeiro de 1973, somando a incrível marca de 430 episódios, divididos em 14 temporadas. Foi gravada em cores, contando com os patrocínios da Chevrolet e televisores RCA. Até a terceira temporada era exibida semanalmente, aos sábados, quase sendo cancelada por baixa audiência, porém os índices passaram a subir quando foi transferida para os domingos. Após o fim na televisão ainda foram produzidos três longa-metragens, intitulados Bonanza: The Next Generation (1988), Bonanza: The Return (1993) e Bonanza: Under Attack (1995).

A ideia original de Dortort era criar um diferencial para o gênero, contando com protagonistas carismáticos, que se preocupassem com o próximo, mas ainda mantendo a bravura e justiça que marcava os mocinhos dos filmes de bang-bang. Assim surge a família Cartwright, que rapidamente ganhou a simpatia do público, não apenas nos Estados Unidos, mas em todos os países onde a série foi exibida. A formação do elenco protagonista contou com grandes nomes, sendo Lorne Greene, Pernell Roberts, Dan Blocker e Michael Landon. Este último também ficou muito conhecido por estrelar grandes séries filmadas posteriormente, como Os Pioneiros (Little House on the Prairie) em 1974 e O Homem que Veio do Céu (Highway to Heaven) em 1984.

Adam, Little Joe, Ben e Hoss

A trama narrava as aventuras dos Cartwirght, uma família de rancheiros, que em plena Guerra Civil lutava diariamente para defender seu lar, o Rancho Ponderosa, situado em Lake Tahor, Nevada. O patriarca era o viúvo Ben Cartwiright (Lorne Greene), um homem justo e de bom coração. Tinha três filhos homens, sendo o mais velho, Adam, um sujeito sério e de grande valentia. O segundo, Eric (Dan Blocker), mais conhecido como "Hoss", embora tivesse grande porte físico, era muito simpático e brincalhão. O caçula chamava-se Joseph (Michael Landon), sendo mais conhecido como "Little Joe", era caracterizado por ser impulsivo e galanteador contumaz. O cozinheiro do rancho era o chinês Hop Sing (Victor Sen Yung), que tinha personalidade forte. Ainda cotavam com a amizade do xerife Roy Coffee (Ray Teal).

Os episódios giravam em torno de defender o rancho contra ataques inimigos, que variavam entre índios e bandidos. Uma característica marcante na trama envolvia os problemas amorosos dos filhos de Ben, que nunca conseguiam se casar, por sempre ocorrer algum problema com suas pretendentes. Ainda haviam vários episódios que se passavam em Virginia City, a cidade mais próxima à Ponderosa, onde os roteiros variavam entre ajuda dos protagonistas a algum amigo, julgamentos, sequestros e negócios da família. Durante as temporadas houveram algumas mudanças no elenco, como a saída de Pernell Roberts durante a sexta temporada e o falecimento de Dan Blocker durante a décima quarta temporada, colaborando com o fim da série. A produção contou com grandes nomes da TV e cinema em participações especiais, como Guy Willians e Jonathan Harris.

Estreou no Brasil em 25 de março de 1963 pela extinta TV Tupi, quando era exibida nas noites de sábado com grande sucesso. No decorrer das décadas passou por outras emissoras, como a TV Bandeirantes e TV Record, entre os anos 70 e 80. A dublagem foi realizada por três estúdios diferentes durante as temporadas, sendo Riosom, AIC e Peri Filmes. As fitas masters com as dublagens originais tornaram-se raras com o passar do tempo, sendo que no início dos anos 2000 foram lançados alguns DVDs com episódios avulsos no mercado, agora com redublagem do estúdio paulista Engedix. Em meados de 2010 estreou no canal pago TCM, onde foi exibida com áudio original e legendas em português. Atualmente vem sendo reprisada pela Rede Brasil de Televisão com a citada redublagem dos anos 2000.





Visite nosso parceiro Blog Sushi POP

Nenhum comentário:

Postar um comentário