quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

SHARIVAN (1983)


Aventuras cheias de suspense com o Detetive Espacial!
 
Uchuu Keiji Shariban/Toei Company (1983)


Em 1982, a produtora japonesa Toei Company conquistou o público infantil com a série Policial do Espaço Gavan (Uchuu Keiji Gavan), que havia sido uma grande aposta no início daquela década, já que algumas produções, como as séries da franquia Kamen Rider, estavam entrando em hiato. Com o estrondoso sucesso do policial espacial de armadura metálica, logo encomendaram junto à equipe criativa, conhecida pelo pseudônimo Saburo Hatte, uma sequência nos mesmos moldes. Assim surge a série Policial do Espaço Sharivan (Uchuu Keiji Shariban), sendo exibida na TV Asahi à partir de março de 1983.

A grande jogada para prender a atenção do público para a nova série foi adicionar o protagonista nos episódios finais de Gavan, como um patrulheiro florestal que fora admitido à Policia Espacial por sua bravura e coragem. Este era o jovem Den Iga, interpretado por Hiroshi Watari, que além de atuar era também dublê em cenas de ação nas séries da Toei. O novo herói usava uma armadura semelhante a do policial do espaço antecessor, porém agora em cor vermelha e novos detalhes, que fazem do visual de Sharivan um dos mais belos entre os Metal Hero. Assim como em Gavan, o desenho da armadura do herói foi desenvolvido por Katsushi Murakami.

Os roteiros, de grande parte dos episódios, ficaram à cargo do renomado Shozo Uehara, que havia escrito não apenas para Gavan, mas também para outros clássicos do tokusatsu, como O Regresso de Ultraman (1971). A série ficou marcada por tramas cheias de mistérios sombrios e suspense, chamando também a atenção do público mais velho, já que a série era exibida no início da noite. Pode-se dizer que só foi visto algo parecido com o clima da série em Kamen Rider Black, de 1987.

Sharivan em ação

A trama apresentava o policial do espaço Den Iga, que ao entrar em ação contra os inimigos usava um poderoso traje metálico, sendo então chamado como Sharivan. Sua transformação acontecia ao dizer: "Raio Solar!", recebendo a armadura através de raios vindos de sua nave de combate, o Grand Bus (Grand Birth). Den conheceu o policial espacial Gavan quando este estava no final de sua missão na terra, contra o império espacial Makku, tornando-se seu pupilo e sucessor. Agora vemos Gavan como superior de Sharivan, sendo chamado de Capitão Gavan, que além de passar orientações através de um monitor, vez por outra o ajudava nas missões. 

O trabalho de Den se inicia com a chegada de uma nova ameaça espacial à terra, o império Mad (Maddou), liderado pela estátua falante Mao Saiki (Maoh Psycho), que pretende conquistá-la. Durante sua saga, Sharivan conta com a ajuda da policial Lily, que é especialista em disfarces.

O imperador de Mad, Mao Saiki, ainda conta com um vasto time de aliados que o ajudam em seus planos de dominação, como a brilhante cientista Doutora Porter, o destemido General Gailer, as assistentes Akuma 1 e 2, vários soldados rasos e seres monstruosos que davam grande trabalho à Sharivan durante os combates. No decorrer da trama ainda surge um novo e assustador aliado ao império, Leider. Um misterioso feiticeiro, que aos poucos se revela um sujeito em que ninguém pode confiar. Assim como o império Makku, Mad também enviava o herói à outra dimensão para lutar contra seus terríveis monstros.

Integrantes do império Mad

No decorrer da saga, Den descobre ser um descendente do planeta Iga, recebendo uma poderosa espada e conhecendo outros descendentes de sua raça. Após derrotar Mad sua intenção é voltar ao planeta de origem para restaurá-lo. Além de Gavan, o herói ainda conta com outros membros da Polícia Espacial vistos na série anterior, como o Comandante Kom, Mimi e Marin. Ainda outro personagem presente na série, também visto em Gavan, é o atrapalhado Kojiro, que sempre faz amizade com os heróis, sendo uma espécie de alívio cômico nas produções.

Durante as batalhas, Sharivan utiliza de vários recursos contra os inimigos, como armas e ataques. Destaque para a Espada Laser (Laser Blade), Tiro Relâmpago (Crime Buster), Antena Solar, Chute Sharivan (Shariban Kick), Proteror Plasma e Proteção Sharivan. Dentre os veículos do herói estão a nave Grand Bus, Moto Sharian, Mogriran e Tanque Sharinger. As músicas tocadas nos combates tornam tais cenas em momentos épicos, especialmente quando Sharivan executa o golpe final com sua espada, dizendo: "Espada Laser! Choque Fatal Sharivan!".

Sharivan e seus aliados

A série teve um total de 51 episódios, exibidos entre 04 de março de 1983 e 24 de fevereiro de 1984 pela TV Asahi com grande sucesso, consolidando a linhagem dos heróis de metal, assim como a franquia dos Policiais do Espaço (Uchuu Keiji). Assim, no ano seguinte foi lançada a terceira e última série desta sequência, o Policial do Espaço Shaider (Uchuu Keiji Shaider). À partir de 2014 os três heróis ganharam filmes onde passavam o bastão para uma nova gerção de heróis, na série Uchuu Keiji NEXT GENERATION.

Boneco da Apolo Brinquedos / Revista em quadrinhos da editora Ebal

Sharivan chegou ao Brasil em 1990 por intermédio da distribuidora italiana Oro Filmes, que vendo o sucesso dos heróis japoneses, como Jaspion e Changeman, na Rede Manchete, ofereceu algumas séries do gênero à Rede Bandeirantes. Foi lançado ao lado de outros heróis como Machineman e Goggle Five. O trio de heróis era exibido em horário nobre, chamando a atenção das crianças, na época do auge das séries tokusatsu. A série foi chamada por aqui como Sharivan, O Guardião do Espaço

Entre 1993 e 1996, foi reprisada pela Rede Record, sendo que nesta época o herói ganhou maior destaque no cenário nacional, já que haviam menos séries do gênero em exibição nas demais emissoras. Ainda nos anos 90, teve uma reprise completa na TV Guaíba (emissora do estado do Rio Grande do Sul).

A dublagem nacional foi relizada no estúdio paulista Alamo, contando com as vozes de Élcio Sodré como Den Iga/Sharivan, Eleonora Prado (1ª voz) e Rosana Peres (2ª voz) como Lily, Oswaldo Boaretto como Kojiro, Carlos Laranjeira como Capitão Gavan, Jorge Pires como Sr. Shoei, Márcia Gomes como Doutora Porter, Ricardo Medrado como General Gailer e Luiz Antônio Lobue como Mao Saiki.

Quanto a colecionáveis, teve lançamento em fitas VHS que cobriram alguns poucos episódios da fase inicial. Um boneco do herói, fabricado em vinil, pela Apolo Brinquedos. Além de revistas em quadrinhos, que contaram com roteiros de Alexandre Nagado, pela editora Ebal.


- Leia também:

GAVAN: O PRIMEIRO HERÓI DE METAL NO JAPÃO


- Leia no Blog Sushi POP (por Alexandre Nagado

Metal Hero: Tecnologia e ação!

Shozo Uehara - Roteirista de Clássicos 

Katsushi Murakami: Designer de super-heróis

== EXTRA ==

Primeiro episódio legendado (canal oficial da Toei):


Trecho dublado (créditos: Tv a Lenha e os Viajantes do Tempo)




Visite nosso parceiro Blog Sushi POP



Nenhum comentário:

Postar um comentário