quarta-feira, 22 de março de 2023

CHAPOLIN COLORADO (1973)


O herói mais querido e atrapalhado da televisão!

Em 28 de fevereiro de 1973 estreava na televisão mexicana uma das séries de maior sucesso em toda a América Latina, Chapolin Colorado (El Chapulin Colorado). Apresentava as aventuras do herói atrapalhado, de mesmo nome, criado e interpretado por Roberto Gómez Bolaños (Chespirito). Embora a série tenha estreado em 1973, a primeira aparição do personagem ocorreu no final de 1970, dentro do programa Chespirito, onde vários personagens de Bolaños estrelavam seus próprios quadros humorísticos. Dentre estes quadros, dois se destacaram a ponto de chamar a atenção dos executivos da emissora, tornando-se séries independentes, Chaves (El Chavo Del Ocho) e Chapolin Colorado.

O Chapolin Colorado era um herói latino-americano que, embora tivesse grande fama, não apresentava características semelhantes aos famosos heróis do cinema e quadrinhos. Era fraco, baixinho, medroso e não tinha superpoderes. Vestia uniforme vermelho e tinha como escudo um coração no peito com as letras "CH". Suas principais armas eram a Marreta Biônica, as Antenas de Vinil, que apitavam ao detectarem a presença de inimigos, e as Pastilhas Encolhedoras. Estas últimas, após ingeridas, deixavam o herói com apenas 20 centímetros de estatura durante alguns minutos, facilitando entrar em locais pequenos e fugir da vista dos vilões. Ainda outras armas esporádicas eram usadas em missões pontuais, como a Corneta Paralisadora, que disparada uma vez em direção ao inimigo o paralisava, e duas vezes o fazia recuperar os movimentos.

Chapolin X Racha Cuca - cena do episódio "O Bandido"

Também era conhecido por seus vários bordões, citados com frequência nas mais variadas situações, como: "Não contavam com minha astúcia!", "Silêncio! Silêncio! Minhas anteninhas de vinil estão detectando a presença do inimigo!", "Palma, palma! Não priemos cânico", "Se aproveitam de minha nobreza!", "Eu acho...", "Suspeitei desde o princípio!", entre outros. Ainda tinha o costume de tentar citar ditados populares, sempre misturando uns com os outros e terminando a frase dizendo algo como: "A ideia é essa..." ou "É quase isso..."

As aventuras do Chapolin possuiam os mais variados temas, com episódios que se passavam em diferentes épocas e locais, como hotéis, velhos armazéns, Velho Oeste, Planeta Vênus, montanhas, navios piratas, casas comuns, etc. O herói chegou a intervir até mesmo em famosos contos, como o romance "Romeu e Julieta" (na ocasião chamados como "Juleu e Romieta"). Em outras ocasiões também usa sua habilidade de contador de histórias para dar exemplos às pessoas que pedem sua ajuda, como nos episódios "A Vendedora de Flores", "Cyrano de Bergerac" e "A Fortuna de Frederic Chopin". Há também episódios especiais em que conta histórias diretamente ao público, como em "Branca de Neve e os Sete Tchuim Tchuim Tchum Claim" e "O Alfaiate Valente".

Quando alguém se encontrava em perigo invocava o herói com a frase: "Oh! E agora, quem poderá me defender?", logo Chapolin aparecia inesperadamente dizendo: "Eu! Não contavam com minha astúcia!". Os casos a serem desvendados variavam entre coisas mínimas, como ajudar nos afazeres domésticos, a enfrentar os mais perigosos criminosos. Seus principais inimigos eram Racha Cuca, Tripa Seca, Quase Nada, Pirata Alma Negra, Botina, entre outros interpretados pelo mesmo elenco da série "Chaves". Também enfrentou ameaças como Frankenstein e o Abominável Homem das Neves. Ainda há episódios em que um herói rival aparece tentando roubar a cena, o norte-americano Super Sam, que tinha como arma um saco de dinheiro e repetia incansavelmente o bordão: "Time is Money!".

Dr. Chapatin

Os episódios tinham duração média de 22 a 25 minutos, sendo que em várias ocasiões a produção cedia alguns minutos para esquetes de outro personagem muito querido de Chespirito, o Doutor Chapatin. Dentre as esquetes mais famosas estão " Doutor Chapatin e o Contrabando" e "O Futebol é Minha Melhor Medicina". Houveram alguns episódios em que o citado médico atrapalhado interagia diretamente com Chapolin, como em "Quer Apostar Como Eu Nunca Mais Entro em Uma Aposta?" e "Fotos no Museu, Não!".

A série foi exibida na televisão mexicana entre 28 de fevereiro de 1973 e 26 de setembro de 1979. O último episódio foi um especial que reunia os atores para lembrar alguns dos melhores momentos do programa. Simultaneamente à exibição no méxico também era transmitida em outros países de fala hispânica, havendo várias turnês dos atores nestes países, apresentando-se como os famosos personagens das séries Chapolin Colorado e Chaves. Durante os anos alguns episódios deixaram de ser distribuídos às emissoras, sendo considerados episódios perdidos mundialmente. Em agosto de 2020 todos os contratos da série foram bloqueados, devido a um impasse entre a Televisa (emissora que produziu a série) e o Grupo Chespirito (detentor dos roteiros e personagens), cancelando as exibições nas emissoras e serviços de streaming em todo o mundo. Até então eram disponibilizados cerca de 250 episódios, divididos em 7 temporadas.

Chegou ao Brasil no início da década de 1980, quando a recém inaugurada emissora TVS (atual SBT) adquiriu um pacote de novelas com a Televisa. Neste mesmo pacote vieram as séries Chapolin Colorado e Chaves (ler matéria sobre a chegada das séries ao Brasil no link ao final do post). À princípio a emissora enviou pouco mais de 20 episódios de Chapolin para dublar em seus estúdios, através da empresa MAGA, sob direção de Marcelo Gastaldi. Estreou em agosto de 1984 com grande sucesso junto ao público, fazendo com que a encomenda de novos lotes de episódios fossem realizadas em 1988, 1990 e 1992. Foi exibida ininterruptamente entre 1984 e 2000, voltando ao ar em várias ocasiões até o ano de 2020.

Cena do episódio "O Presente de Casamento"

A dublagem original MAGA contou com as vozes de Marcelo Gastaldi como Chapolin/Dr. Chapatin, Nelson Machado nos personagens de Carlos Villagrán, Carlos Seidl nos personagens de Ramón Valdés, Marta Volpiani nas personagens de Florinda Meza, Sandra Mara e Cecília Lemes nas personagens de Maria Antonieta de las Nieves, Potiguara Lopes e Osmiro Campos nos personagens de Rúben Aguirre, Silton Cardoso e Élcio Sodré nos personagens de Horácio Gómez e José Soares nos personagens de Raúl "Chato" Padilla. 

A exibição não se limitou à TV aberta, pois em meados de 2010 foi exibida em alguns canais da TV por assinatura, como Cartoon Network, Boomerang, TBS e Multishow. Este último foi o único a exibir todos os episódios disponíveis, pois além de exibir todos os que possuiam dublagem MAGA, mandou dublar os que ainda estavam inéditos no país. Ainda teve passagem pelo serviço de streaming Prime Video.

Ganhou vários produtos no mercado nacional como fitas VHS, gibis, álbuns de figurinhas, jogo para o console Master System e DVDs. Entre os produtos de maior destaque estiveram o jogo Chapolim X Drácula, que ganhou até mesmo propagandas na televisão no início dos anos 90, e os DVDs, inclusos em boxes com volumes das séries Chaves e Chespirito, lançados pela Amazonas Filmes à partir de 2005. Estes foram lançados com nova dublagem realizada no Studio Gábia, onde o protagonista foi dublado por Táta Guarnieri.

   

Leia também:

 - "CHAVES" E "CHAPOLIN": SUCESSOS QUE CHEGARAM AO BRASIL POR ACIDENTE 

 


Visite nosso parceiro Blog Sushi POP 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário