quinta-feira, 15 de junho de 2023

INSPETOR BUGIGANGA (1983)

 

Inspector Gadget/DIC Entertainment
     

Em 1983, o público conheceu um simpático desenho animado que mostrava as aventuras de um agente secreto muito peculiar. Destacava-se por utilizar vários equipamentos instalados em seu corpo, mas principalmente por ser muito atrapalhado. O agente meio homem, meio máquina, atendia pelo nome de Inspector Gadget, ou como foi chamado no Brasil, Inspetor Bugiganga.

A série animada foi criada por Bruno Bianchi, Jean Chalopin e Andy Heyward, sendo uma produção conjunta entre França, Estados Unidos, Canadá e Japão. Produzida pela DiC Entertainment, foi exibida originalmente entre 12 de setembro de 1983 e 1 de fevereiro de 1986 pelo canal France 3, totalizando 86 episódios divididos em 2 temporadas.

Os episódios mostravam os casos a serem solucionados pelo atrapalhado Inspetor Bugiganga (Inspector Gadget). Este vestia sempre um jaleco de cor cinza e utilizava os vários equipamentos instalados em seu corpo como armas nas investigações. Dentre os aparatos estão uma hélice que sai de seu chapéu, uma mão extra, molas que o fazem saltar grandes distâncias, entre outros. Vivia com sua sobrinha, Penny, e o cão de estimação, Crânio (Brain). O Inspetor recebe ordens do Chefe Quimby (Chief Quimby), que estava sempre escondido em latas e outros locais apertados. 

Inspetor Bugiganga, Penny, Chefe Quimby e Crânio.

O principal vilão da série era o misterioso Dr. Garra (Dr. Claw), que nunca teve seu rosto revelado. Sempre aparecia sentado em uma cadeira, onde apenas sua mão era mostrada, por vezes acariciando seu gato de estimação. Era líder da organização criminosa MAD, que possuia capangas espalhados em todas as partes do mundo.

Os casos ocorriam nos mais variados locais e países, sendo que os mistérios eram sempre solucionados por Penny e seu cão Crânio. Bugiganga nunca notava este fato, crendo que sua habilidade e inteligência eram infalíveis. Penny nunca fazia questão de dizer ao tio que ela mesma er quem resolvia os casos, deixando-o crer que fazia tudo sozinho.

A cena mais icônica dos episódios era o momento em que o Chefe Quimby entregava um pequeno pedaço de papel à Bugiganga, explicando a missão do dia. O papel sempre explodia em poucos segundos após a leitura, e o atrapalhado Inspetor o lançava acidentalmente na direção do Chefe. Ainda as cenas em que o protragonista se atrapalhava ao usar seus equipamentos também garatiam boas risadas ao público.

Inspetor Bugiganga ganhou a voz de Don Adams, o Agente 86!

O Inspetor Bugiganga fora claramente inspirado no personagem Agente 86 (Get Smart), da série homônima de 1965. Tal fato nunca foi um segredo, já que o ator Don Adams, que interpretou o atrapalhado personagem na citada série, também deu voz ao protagonista da série animada.

O desenho estreou no Brasil ainda nos anos 80 pela TV Record, onde foi chamado como Inspetor Gandaia. Ganhou dublagem no estúdio carioca Herbert Richers, contando com alterações também em nomes de alguns personagens, como no caso do Chefe Quimby, aqui chamado como Chefe Bigode. As vozes desta versão foram de Cláudio Galvan como Inspetor Gandaia, Fernanda Crispim como Penny, Lauro Fabiano como Chefe Bigode e Luiz Feier Motta como Dr. Sinistro (Dr. Garra).

Posteriormente, a segunda temporada foi adquirida pelo SBT, ganhando dublagem pela MAGA. Esta versão contou com as vozes de Luiz Carlos de Moraes como Inspetor Bugiganga, Márcia Gomes como Penny, Mário Jorge Montini como Chefe Quimby e José Parisi Júnior como Dr. Garra. 

Ganhou lançamento de alguns episódios em fitas VHS e DVD, nas décadas de 1990 e 2000, respectivamente. Para tais lançamentos ainda ganhou uma terceira dublagem, realizada no estúdio paulista BKS, contando com as vozes de Jorge Pires como Inspetor Bugiganga e Angélica Santos como Penny.

A última passagem da série pela TV aberta brasileira ocorreu em 2012, quando foi exibida pela TV Aparecida, no programa infantil Clubti, com dublagem da Herbert Richers.

 

CURIOSIDADES:

- A série animada nunca mostrou a origem do protagonista, não especificando como tornou-se um homem-máquina. Tal fato só foi explicado em uma coleção de cards lançada nos Estados Unidos, em 1991, mostrando que Gadget era um policial comum. Porém, ao escorregar em uma casca de banana, caiu do alto de uma escada e desmaiou. Ao acordar, estava em uma sala de operação, onde misteriosamente ganharia partes mecânicas.

- No episódio piloto, Bugiganga usava um bigode. Porém, o estúdio de produção recebeu uma crítica, via carta do estúdio MGM, dizendo que o personagem estava muito parecido com o Inspetor Closeau, interpretado pelo ator Peter Sellers no filme The Pink Panther de 1963. Assim, Bugiganga passou a aparecer sem bigode durante todos os demais episódios.

- O personagem foi adaptado para dois filmes live action, em 1999 e 2003, respectivamente. No primeiro o protagonista foi estrelado por Matthew Broderick, enquanto no segundo foi vivido por French Stewart. Ambos foram produções dos estúdios Walt Disney.

- O verdadeiro nome do Inspetor Bugiganga era John Brown. Tal fato fora revelado no filme produzido em 1999.

- Desde a década de 1990, ganhou jogos baseados na série para PC, Super Nintendo, Game Boy e PlayStation. 



Visite nosso parceiro Blog Sushi POP 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário