quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

COLUMBO (1971)

Columbo/Universal Studios

Um investigador brilhante e peculiar!

Nas décadas de 1960 e 70, surgiram vários seriados norte-americanos com temática investigativa, estrelando os mais variados tipos de detetives. Dentre estes um se destacou, não apenas por seus roteiros inteligentes, mas também por seu protagonista que passava longe de ser um galã. Esta série chamava-se Columbo, sendo considerada, até os dias de hoje, como um marco no gênero.

O personagem central, chamado como Tenente Columbo (Peter Falk), investigava casos envolvendo criminosos, sempre montando as peças dos quebra-cabeças de forma bastante peculiar. Com aspecto de um detetive lento e desinteressado, sabia levar suas testemunhas de forma que não percebessem que estavam sendo importantes peças no jogo investigativo. 

Além de seu jeito próprio de investigar, o Tenente da Divisão de Homícidios da Polícia de Los Angeles veste sempre um jaleco de aspecto surrado e envelhecido. Seu veículo era um Peugeot 403 Cabriolet.

Outra característica marcante no personagem era sempre citar sua esposa, chamada Kate, embora esta nunca apareça nos episódios.

Columbo e seu Peugeot 403

Curiosamente, o personagem não fora criado originamente para a série de TV, mas para o telefilme Enough Rope, gravado em 1961, baseado em uma história criada por William Link e Richard Leviston, publicada na revista Alfred Hitchcocks's Mistery Magazine. O Tenente Columbo, na verdade, não existia na história original, sendo uma inserção adaptada para o filme. 

Algum tempo depois também houve uma adaptação para peça de teatro, sendo nesta ocasião intitulada Prescription for Murder, que assim como o filme contava com o personagem. Mesmo não sendo o protagonista da trama, Columbo, aqui interpretado por Thomas Mitchell, chamou muito a atenção do público. Notando o sucesso do investigador, os autores decidiram usá-lo como astro de uma série de TV.

Antes da estreia dos episódios regulares foi gravado um filme piloto. Para estrelar a versão televisiva de Columbo convidaram o ator Peter Falk, que ficaria marcado para sempre como o peculiar detetive de jaleco surrado e grande inteligência. O piloto estreou em 20 de fevereiro de 1968.

Os episódios regulares da série só foram exibidos na televisão à partir de 1971, contando com temporadas curtas, tendo uma média de 3 a 8 episódios cada. A razão do baixo número de episódios por temporada era o fato da série ser apresentada em um bloco que contava com outros títulos, sendo cada série exibida em determinado período do ano.


  
    Ao centro o famoso ator Leslie Nielsen, como convidado em um dos episódios.

Cada episódio tinha início com o caso dia, apresentando um assassinato e seu respectivo contexto. Na maioria das vezes o público já tinha o conhecimento de quem era o assassino. Apenas no segundo bloco o protagonista aparecia, já investigando o caso a seu modo peculiar, conversando com as testemunhas e montando as peças do quebra-cabeça, demonstrando sua genialidade que contrastava com seu modo de agir, assim como com sua aparência um tanto desleixada.

As temporadas foram gravadas e exibidas até o ano de 1978, quando houve um grande hiato da série sem novos episódios. As gravações foram retomadas em 1989, tendo seus últimos episódios gravados em 1994. Ainda teve 8 especiais para a TV, gravados entre 1991 e 2003.

A série teve um total de 45 episódios (contando os 2 filmes piloto) em sua primeira fase gravada entre 1971 e 1978, com um total de 7 temporadas. Somados aos episódios gravados entre o final dos anos 80 e início dos 90, a série terminou com um total de 69 episódios, divididos em 11 temporadas. A produção do seriado ficou à cargo da Universal e a exibição ocorreu pela rede NBC.

Box de DVD's lançado no Brasil

Estreou no Brasil em meados de 1972 pela extinta TV Tupi, sendo apresentada nas noites de sábado ao lado de outras séries de investigação no bloco denominado Os Detetives. Posteriormente, teve passagens pela TV Record e TVS (SBT), sendo exibida até o final da década de 1980 na TV aberta. No final da década de 1990 foi exibida pelo extinto canal pago USA Network. Desde fevereiro de 2022 vem sendo exibida nas noites de segunda-feira no bloco Séries de Ouro da Rede Brasil de Televisão.

A dublagem nacional ficou à cargo do extinto estúdio carioca Herbert Richers, onde Columbo ganhou a voz de Nilton Valério nos primeiros episódios, sendo posteriormente substituído por Celso Vasconcellos.

As três primeiras temporadas foram lançadas em DVD pela Universal no início dos anos 2000. Porém, apenas a segunda temporada continha a dublagem original em português, enquanto as demais vinham com áudio original em inglês e apenas legendas em português. Posteriormente, a distribuidora lançou um novo box compacto com 5 discos, contendo a primeira temporada com a respectiva dublagem dos estúdios Herbert Richers.


CURIOSIDADES:

- O primeiro nome de Columbo nunca foi citado na série.

- Há quem diga que a série Monk - Um Detetive Diferente (2002) foi inspirada em Columbo, já que ambos os protagonistas são detetives brilhantes e possuem perfis peculiares.

 

 

 
Visite nosso parceiro Blog Sushi POPwww.blogsushipop.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário