quarta-feira, 3 de abril de 2024

ESQUADRÃO CLASSE A (1983)

 

A série que marcou a geração oitentista!
 

A década de 1980 é conhecida por sua grande variedade de produções criativas, no cinema, desenhos animados e, principalmente, nas séries de TV. Os gêneros ação e aventura se sobressaem neste período. Uma série que representou de forma brilhante tais gêneros foi Esquadrão Classe A (The A-Team). Produzida pela Universal Television e Stephen J. Canell Productions, exibida originalmente entre 23 de janeiro de 1983 e 8 de março de 1987 pela rede estadunidense NBC.

Apresentava um grupo de mercenários, veteranos da Guerra do Vietnã, que eram contratados para resolver os mais variados problemas, usando seus conhecimentos e habilidades. O grupo havia sido condenado em 1972 por um crime que não havia cometido. A equivocada acusação fez com que os veteranos fossem presos, sob alegação de um suposto roubo de banco. Logo, o grupo consegue escapar da prisão, vivendo como fugitivos e sendo contratados para as mais perigosas e mirabolantes missões.

A abertura dos episódios iniciava com uma narração que resumia a situação que levou o esquadrão a viver como um grupo de mercenários, seguido da marcante trilha sonora instrumental que nunca saiu da memoria de quem acompanhou a série.

A narração era a seguinte:

“Há dez anos, uma equipe de comandos especiais foi mandada para a prisão por um tribunal militar por crime que não haviam cometido. Esses homens escaparam da prisão militar de segurança máxima passando a viver secretamente em Los Angeles. Ainda hoje são procurados pelo governo e sobrevivem como aventureiros. Soldados da Fortuna. Se você tem algum problema, se ninguém mais puder ajudá-lo e se conseguir encontrá-los, talvez consiga contratar o Esquadrão Classe A!”.

Esquadrão A, pronto para a missão!

O "Esquadrão A" (abreviação de "Esquadrão Alpha"), como era chamado por seus próprios membros, era liderado pelo estrategista e brilhante mestre dos disfarces, John "Hannibal" Smith (George Peppard). Contava com o mal-encarado mecânico B.A. Baracus (Mr. T), que embora fosse muito valente e bom de briga, morria de medo de altura, tendo sempre que ser desmaiado por seus companheiros ao andar em aviões e helicópteros. Ainda, o galã da equipe, Tenente Templeton Peck, mais conhecido como Cara-de-Pau (interpretado por Tim Dinigan no episódio piloto, sendo substituído por Dirk Benedict no restante da série), que sempre conseguia os aparatos necessários por ser bom de papo. O lunático Capitão Murdock (Dwight Schultz), que sempre era resgatado do manicômio para realizar as missões, sendo um habilidoso piloto de aeronáves. Por fim, a garota da equipe, Amy Amanda Allen (Melinda Culea), uma repórter aliada do grupo que os acompanhava e ajudava nas missões.

Cada episódio trazia novas situações e perigosas missões aceitas pela esquadrão, como defender comerciantes de chantagistas que ameaçavam o bairro, enfrentar um grupo de fanáticos seguidores de uma seita, resgatar pessoas importantes, etc.

O principal veículo do esquadrão era o icônico furgão preto, dirigido por B.A. Personagem este, que aparentava estar sempre de mau humor e vivia discutindo com Murdock por suas loucuras.

B.A. e seu icônico furgão.

Durante suas cinco temporadas, ocorreram algumas mudanças de elenco, quando personagens como Amanda foram substituídos e outros foram inseridos ao esquadrão. Como nos casos de Tawnia Baker (Marla Heasly), que substituiu Amanda. Eddie Valez (Frankie Santana), que foi integrado ao grupo. Por fim, o General Hunt Stockwell (Robert Vaughn), para quem o esquadrão passou a prestar serviços, entre outros.

No último ano, algumas alterações no enredo e características dos protagonistas acabaram não agradando o público, culminando com o cancelamento da série. Dentre estas mudanças pode-se destacar o fato do esquadrão, que sempre trabalhou por conta própria, passar a ter um "chefe" para prestar contas, no caso o General Stockwell, e a cura da loucura de Murdock, descaracteriznado por completo o personagem que, diga-se de passagem, era um dos mais queridos e marcantes.

Assim, a série foi encerrada com um total de 98 episódios de 45 minutos de duração. Com excessão do filme piloto que teve 90 minutos. Chegou a ser um dos programas mais assistidos dos Estados Unidos durante sua exibição original, ganhando várias reprises mesmo após seu cancelamento.

No início da década de 1990, foi cogitada a produção de um longa-metragem baseado na série, onde o esquadrão teria sua inocência provada e seria perdoado pelo governo americano. Porém, infelizmente, o ator Geoge Peppard viria a falecer em 1994, engavetando assim o projeto do filme. Apenas em 2010 houve uma adaptação para o cinema, porém, contando com novo elenco para os papéis principais.

O "Esquadrão A" em sua formação original.

Estreou no Brasil em 6 de abril 1984 pela TVS (atual SBT) com grande sucesso, chegando a concorrer ao Troféu Imprensa na categoria Filme Seriado, perdendo para outra série de grande sucesso na época, A Super Máquina.

O sucesso era notório, não somente entre o público adulto, mas também com as crianças. Tal fato levou a fabricante Glasslite a lançar uma linha de brinquedos da série no mercado nacional.

Na década de 1990 passou a ser reprisada pela Globo. Já nos anos 2000 foi exibida pelo canal pago TCM e teve as duas primeiras temporadas lançadas em DVD pela Universal, contando apenas com opção de áudio original em inglês e legendas em português. Pouco depois, teve alguns volumes avulsos lançados pela Elabor Midia, contendo dois episódios por disco (apenas da primeira temporada), desta vez contando com a dublagem original.

A dublagem nacional ficou à cargo do estúdio paulista BKS, contando com as vozes de Francisco Borges como Hannibal, Antônio Moreno como B.A., Ézio Ramos como Cara-de-Pau, Hélio Porto (1ªa voz) e Nelson Batista (2ª voz) como Murdock e Nair Silva como Amy.

Atualmente, a série vem sendo reprisada pela Rede Brasil de Televisão (rede nacional) e ISTV (emissora da Baixada Santista) com sua clássica dublagem.



Visite nosso parceiro Blog Sushi POP


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário