segunda-feira, 10 de junho de 2024

A DUBLAGEM PERDIDA DE "ZILLION"

 

No final da década d e 1980, o público brasileiro conheceu um dos animês mais simpáticos já exibidos por aqui: Zillion (Akai Kōdan Zillion). Produzido em uma parceria da Sega e Tatsukono Productions, a série foi feita para alavancar as vedas do jogo homônimo para o console Master System, assim como sua respectiva pistola, vendida como acessório para o mesmo. Foi exibida na televisão japonesa pela Nippon Television entre 12 de abril e 13 de dezembro de 1987.

A série, estrelada pelo trio de atiradores da White Nuts, JJ, Champ e Apple, mostrava os humanos no ano de 2387, quando a colonização de outros planetas era realidade. Assim, o planeta Maris passa a ser alvo de invasores alienígenas, liderados pelo terrível Barão Ricks. A única forma de proteger a humanidade era usar três poderosas e misteriosas pistolas chamadas Zillion. Para esta missão, o trio de protagonistas fora escalado, devido a suas brilhantes habilidades como atiradores.

O animê estreou no Brasil no final dos anos 80 pela Globo, passando pela TV Gazeta nos anos 90 e tendo sua última reprise em 2022 pela Rede Brasil de Televisão.

A dublagem nacional ficou à cargo do estúdio paulista Alamo, contando com as vozes de Carlos Laranjeira como JJ, Eduardo Camarão como Champ, Neusa Maria Faro como Apple, Cristina Maria Rodrigues como Anne, Jorge Pires como Senhor Gordon e Ricardo Medrado como Dailble. A narração ficou à cargo de Nair Silva.

Curiosamente, foi descoberto há pouco tempo que a versão Alamo trata-se na verdade de uma segunda dublagem, já que uma dublagem de teste, nunca exibida na televisão, foi realizada no estúdio MAGA, de propriedade de Marcelo Gastaldi (dublador do Chaves), que prestava serviços à TVS (atual SBT). Alguns trechos gravados de uma fita com o primeiro episódio foram vazados e disponibilizados no YouTube pelos canais "O COLECIONADOR" e "Beto A.".

Outra curiosidade é o fato da série ter sido trazida inicialmente pela distribuidora Everest Vídeo, de propriedade de Toshihiko Egashira. O mesmo a trazer os sucessos Jaspion e Changeman ao Brasil na mesma época. Acontece que após a realização da primeira dublagem na MAGA, a Everest fechou um acordo com a Alien Internacional, que levou o animê para ser dublado na Alamo, estreando na TV logo em seguida com todos os seus 31 episódios.

O elenco da primeira dublagem contava com Wendel Bezerra como JJ, Fábio Villalonga como Champ, Neusa Maria Faro como Apple, Márcia Gomes como Anne, Gastão Malta como Senhor Gordon e Marcelo Gastaldi como Daible. A narração ficou à cargo de Osmiro Campos.


Confira abaixo a junção dos trechos encontrados no canal Tv a Lenha e Os Viajantes do Tempo:

 

Leia um review completo do animê Zillion no Blog Sushi POP, clicando aqui.

___________________________________________________________________________________

Visite nosso parceiro Blog Sushi POPwww.blogsushipop.com


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário