sábado, 14 de janeiro de 2023

SUPER GRAND PRIX - ANIMÊ (1977)

O animê sobre automobilismo que chegou ao Brasil em DVD.

Entre as décadas de 1980 e 2000, o Brasil conheceu várias animações japonesas, tanto pela televisão quanto em fitas VHS e DVD. Porém, muitas dessas lançadas em home video ficaram esquecidas pelo tempo, já que nem todos tinham vídeo cassete em casa e alguns títulos não chegavam às locadoras de bairro. Assim, apenas as séries exibidas na televisão se popularizavam a nível nacional. Entre os títulos menos conhecidos está Super Grand Prix, uma série com temática automobilística que chegou ao Brasil no ano de 2003, apenas em DVD, editado como um filme de 90 minutos.

Embora o animê tenha chegado aqui no início dos anos 2000, foi produzido na década de 1970 pela Toei Animation, com um total de 44 episódios de aproximadamente 25 minutos, exibidos entre 22 de setembro de 1977 e 31 de agosto de 1978 pela Fuji TV, às quintas-feiras, na faixa das 19h00. 

A série foi criada por Kogo Hotomi e escrita por Masaki Tsuji, Keisuke Fijukawa e Shozo Uehara. A direção ficou à cargo de Rintaro e Nobutaka Nishizawa. A animação foi feita por Kenzo Koizumi e Takuo Noda. Dois destes nomes trabalharam em obras muito conhecidas do público brasileiro, sendo Shozo Uehara e Rintaro. O primeiro escreveu roteiros para séries como Ultraman e O Fantástico Jaspion, enquanto o segundo dirigiu animês como Kimba, O Leão Branco e O Menino Biônico.


Dainishi, Rie, Suzuko, Takaya e Hangarou.

Na série original, intitulada Arrow Emblem Grand Prix no Taka, acompanhamos a trajetória do jovem Takaya Todoroki, que tem personalidade forte e sonha em se tornar um grande piloto de Fórmula 1. Para isso, constrói um carro de aparência rústica, mas com boa mecânica, o que faz com que um grupo de competidores, que possuem carros melhores, zombem dele. Mesmo com poucos recursos, Takaya mostra que sua grande habilidade ao volante pode lhe garantir um futuro promissor. Porém, ao disputar uma corrida e estar a ponto de vencer, seu carro derrapa em uma poça de óleo e acaba batendo em uma murada.

Após o acidente, Takaya é levado às pressas ao hospital para tratar de seus ferimentos. Quando tudo parecia perdido, surge um sujeito mascarado, chamado Nick Lauda (uma referência ao famoso piloto homônimo), oferecendo-lhe uma oportunidade de voltar a correr, agora pela equipe Katori Motors de propriedade do Sr. Katori. O que o jovem não esperava é que os pilotos que zombaram dele antes do acidente também faziam parte desta equipe. Entre estes estavam a filha do presidente local, Rie Katori, e seu namorado Dainishi Houshou.

Takaya aceita o convite do misterioso mascarado, sendo levado até a casa de pilotos da Katori Motors. Ali conta com a ajuda e amizade da jovem Suzuko Ouse e seu irmão caçula Hangarou Ouse. No decorrer da trama, ainda surgem outros personagens baseados em renomados pilotos reais, entre eles o brasileiro Emerson Fittipaldi.

Takaya recebe o convite de Nick para voltar a pilotar.
 

Durante a saga, Takaya participa de vários rallies e corridas, sempre demonstrando sua grande habilidade, mas enfrentando problemas por não possuir carro próprio e cair em armadilhas de pilotos rivais. Após um período, ganha a simpatia do Sr. Katori, que lhe concede permissão para montar seu próprio carro na fábrica Katori Motors. Porém, tem dificuldades em conseguir peças com os funcionários do local, por não contar com um supervisor para assinar seu projeto.

O jovem piloto tem a ideia de juntar peças descartadas em um velho galpão do local, montando um potente carro conversível que o ajudaria a provar à diretoria que além de ser um grande piloto, era também muito habilidoso em engenharia e mecânica. Assim, foi convocado a participar da mais aguardada competição automobilística, o Rally de Monte Carlo.

Após vencer o Rally de Monte Carlo, contando com Suzuko como sua auxiliar, passa a ganhar o respeito dos demais pilotos. Na ocasião participou da competição como o terceiro piloto da equipe. À partir de então, passa a focar em seu grande sonho de chegar à Fórmula 1, contando com um apoio de Nick.

 

Capa de LP japonês com músicas da série.

 O ANIMÊ NO OCIDENTE

Ao chegar nos Estados Unidos, em 1983 pela Century Video Corporation, o animê foi reeditado e reduzido para um filme de 90 minutos, intitulado como Super Grand Prix, onde foram alterados os nomes dos personagens e a trilha sonora. O protagonista, Takaya, agora foi chamado como Shawn Corrigan (por vezes chamado como “Chash” Corrigan pelos pilotos rivais, devido ao acidente com seu carro). Suzuko foi chamada como Millie. Hagarou como Joji. Rie como Sumiko. Dainishi como Aces Tanaka. Finalmente, Nick Lauda como Mascarado.

O tema de abertura original, intepretado por Ichirou Mizuki, foi substituído por uma música instrumental que combinou bem com o clima da trama, assim como os demais fundos executados durante a animação. Os caracteres em japonês, presentes na abertura e créditos, foram substituídos para o padrão americano, embora ainda sejam creditados os nomes originais da produção japonesa.

A edição americana praticamente não alterou o roteiro original, sendo o longa-metragem um resumo da primeira fase da série. Quando se adapta uma série animada para filme o resultado não costuma ser satisfatório, vide vários casos de produções que chegaram em VHS nos anos 80 e 90, que acabavam deixando suas respectivas tramas com pontas soltas. Super Grand Prix foi uma exceção, pois conseguiram fazer uma edição coesa, com começo, meio e fim bem amarrados, destacando a luta de Shawn para alcançar seus objetivos, assim como suas dificuldades para vencer corridas e rallys sem o apoio dos colegas, tornando clara a mensagem de superação e perseverança da obra original. O filme termina deixando no telespectador um sentimento de vontade de continuar acompanhando a saga do jovem piloto.

 

Capa do DVD lançado no Brasil pela Spot Films

A série original foi exibida em alguns países da América Latina com o título Grand Prix. Porém, nunca no Brasil, que só veio a conhecer o título em 2003, quando a distribuidora Spot Films lançou o longa-metragem em DVD com a edição norte-americana, Super Grand Prix. A edição em home video era bem simples, contando apenas com opção de áudio em português e nenhum conteúdo extra. 

A dublagem foi realizada no estúdio carioca Brasil Touch, contando com as vozes de Jorge Lucas como Shawn Corrigan, Hélio Ribeiro como Mascarado, Fernanda Crispim como Millie, Rodrigo Antas como Joji, Duda Ribeiro como Aces Tanaka, Melise Maia como Sumiko e Domício Costa como Sr. Katori. A narração ficou à cargo de Luiz Feier Motta.

O filme nunca chegou a ser exibido na televisão brasileira ou disponibilizado em algum serviço de streaming, sendo ainda possível encontrar exemplares em mídia física em sebos ou sites de venda. Vale a pena conferir este excelente clássico da animação japonesa, que infelizmente é pouco conhecido no Brasil. 

 


 

Leia também no Blog Sushi POP:

Shozo Uehara - Roteirista de Clássicos

A História do Animê



Visite nosso parceiro Blog Sushi POP

Nenhum comentário:

Postar um comentário