segunda-feira, 5 de junho de 2023

SHAIDER (1984)

 Fechando a trilogia Policiais do Espaço e abrindo caminho para novos heróis de metal!

Uchuu Keiji Shaider/Toei Company (1984)

Após obter grande sucesso com as séries Policial do Espaço Gavan e Sharivan, o Guardião do Espaço em 1982 e 1983, respectivamente, era chegada a hora da Toei Company trazer mais um policial espacial nos moldes dos heróis anteriores. Assim, estreia em 2 de março de 1984 a série Policial do Espaço Shaider (Uchuu Keiji Shaider). Foi exibida pela TV Asahi até 8 de março de 1985, totalizando 49 episódios. Ainda ganhou dois filmes, com duração média de 25 minutos, como se fossem episódios especiais.

Os roteiros da nova série ficaram totalmente à cargo do experiente Shozo Uehara, que já havia trabalhado nas duas séries antecessoras. O design da armadura também seguiu nas mãos de Katsushi Murakami, resultando em um dos mais bonitos visuais de super-heróis japoneses dos anos 80. A grande mudança foi a escolha do ator que daria vida ao protagonista. Desta vez não escolheram um astro especializado em artes marciais como Kenji Ohba (Gavan) ou Hiroshi Watari (Sharivan), mas um nome mais voltado à interpretação para as cenas civis. Assim, foi convocado o ator Hiroshi Tsuburaya para dar vida ao novo herói. Hiroshi era neto de Eiji Tsuburaya, criador do icônico herói Ultraman.

Outro diferencial foi dar maior destaque à assistente do herói nas cenas de ação. Assim como Gavan contava com a ajuda de Mimi e Sharivan de Lili, Shaider contaria com Annie, intepretada por Naomi Morinaga. Diferente das antecessoras, Annie não se limitava a prestar assistência apenas investigando ou passando informações ao herói, mas também partia para o combate contra os inimigos. 

A trilha sonora seguiu o padrão de qualidade das séries anteriores, tendo excelentes temas de abertura e encerramento com as canções "Uchuu Keiji Shaider" e "Hallo! Shaider", respectivamente. Ambos foram compostos por Watanabe Michiaki e interpretados por Akira Kushida

Dai Sawamura e Annie

A trama tinha início com a Polícia do Espaço em alerta, pois uma nova ameaça surgia de forma aterrorizante. O Império Fuuma chegava com toda a força, colocando em prática seu plano de dominação, devastando muitos planetas. Liderado pelo terrível Imperador Kubilai, uma cabeça gigantesca que dava ordens a seus subordinados em sua base espacial mágica, o império ameaçava agora o planeta Terra. A fim de proteger o planeta, é recrutado o policial Dai Sawamura. Anteriormente um arqueólogo, foi integrado à Policia do Espaço após decifrar as figuras de Nazca, na Ilha de Páscoa, localizada no Perú. Antes de ser enviado à sua missão, pelo Comandante Kom, é apresentado à policial Annie por Mimi, que fora parceira de Gavan em sua missão contra o Império Makuu. Annie era nascida no Planeta Mount, que fora destruído por Fuuma. Agora estava disposta a auxiliar Dai em sua missão na Terra.

Ao chegar na Terra, Dai enfrenta seu primeiro desafio contra o monstro mágico de Fuuma. Nos momentos de perigo diz a palavra: "Sintetizar", recebendo seu traje metálico de cor azul e apresentando-se como o Policial do Espaço Shaider. Durante os combates, Shaider e seu oponente são enviados à outra dimensão por seus inimigos. O lugar é chamado como Templo Espacial Mágico, tornando os monstros de Fuuma mais fortes para enfrentar o herói. Esta dimensão é ativada pela Sacerdotisa Poe, considerada o braço direito de Kubilai. O imperador maligno ainda contava com outros assistentes, como o General Hessler e as garotas 1, 2, 3, 4 e 5.

O Império Mágico Fuuma

Assim como Takeshi Ichojoji e Den Iga, Dai usava um Jeep para fazer suas rondas e investigar em forma civil. Também torna-se amigo do atrapalhado Kojiro, figura presente nas séries anteriores. Aqui, o rapaz era dono de um pet shop e estava sempre tentando conquistar Annie. Como sempre, era o alívio cômico da produção, ganhando a simpatia do público durante os três anos de exibição das séries dos Policiais do Espaço.

Durante o desenrolar da trama é descoberto que o herói era descendente de outro guerreiro, também chamado Shaider, que derrotara Kubilai há 12.000 anos. Da metade para o final da série surgem novos inimigos, assim como o Império Fuuma mostra-se cada vez mais implacável. O desfecho da série é bastante empolgante, apresentando a luta de Shaider contra Kubilai, em sua forma original.

As principais armas de Shaider eram a Espada Multi-Laser, Pistola de Raio e Vídeo e o Shaiderscópio. Seus principais véiculos eram a Nave Babirus, Shaian, Nave Shaian, Sonda Shaian e a moto Skyjet Shaider.

Sharivan, Shaider e Gavan se encontram no episódio final da série.

Mesmo sendo uma sequência das séries de Gavan e Sharivan, os mesmos nunca aparecem durante os 48 episódios que fecham a trama principal da série derraideira. Apenas no episódio 49, considerado não apenas como o desfecho da série Shaider, mas de toda a trilogia dos Policiais do Espaço, ocorre o encontro dos três heróis. Na ocasião recordam os melhores momentos de suas sagas, encerrando com suas respectivas transformações. Após o término da trilogia, a Toei lançou outras séries com heróis de metal (a famosa linhagem Metal Hero), porém sem ligação direta com os três policiais espaciais. A série exibida na TV Asahi após o final de Shaider foi O Fantástico Jaspion.

Chegou ao Brasil em 1990 com o título "Sheider", estreando em 19 de novembro pela TV Gazeta, onde permaneceu até 23 de março de 1991. Entre abril e junho de 1991, passou a ser exibida nas manhãs da Globo, na faixa das 7h35. Ainda em 1991 voltou à Gazeta, sendo exibida ao lado de outras séries japonesas como Space Cop (Gavan) e Bicrossers, no programa infantil Gazetinha. Entre 1992 e 1993 passou a ser exibido como tapa-buraco nas madrugadas da Globo

Curiosamente, a Gazeta exibiu um tema de abertura em português, que é considerado perdido atualmente, enquanto a Globo exibia apenas um trecho da abertura original com a voz padrão da emissora dizendo: "Rede Globo apresenta, Sheider". A dublagem nacional foi realizada no estúdio carioca Herbert Richers, contando com as vozes de Eduardo Borguert como Shaider e Marisa Leal como Annie. O único produto lançado em nosso mercado foi uma fita VHS com os três primeiros episódios, pelo selo Globo Vídeo.

 

- Leia também:

GAVAN (1982) 

SHARIVAN (1983) 

 

- Leia no Blog Sushi POP (por Alexandre Nagado

Metal Hero: Tecnologia e ação! 

Shozo Uehara - Roteirista de Clássicos 

Katsushi Murakami: Designer de super-heróis 

 

 

Visite nosso parceiro Blog Sushi POP

Nenhum comentário:

Postar um comentário