quinta-feira, 9 de maio de 2024

PERDIDOS NO ESPAÇO (1965)


As aventuras espaciais da família Robinson.
 

A década de 1960 ficou marcada por várias produções televisivas voltadas para a ficção científica, sobretudo pela Corrida Espacial envolvendo americanos e soviéticos no período da Guerra Fria. Um produtor que fez grande fama neste período foi Irwin Allen. Por ser especialista em filmes com temática de catástrofes, foi apelidado como "The Master of Disaster" (O Mestre do Desastre). Seu sucesso com filmes como O Mundo Perdido (1960), Viagem ao Fundo do Mar (1961) e tantos outros, o levaram a produzir também seriados de televisão. Desta forma ganhou maior fama, especialmente por quatro produções: Viagem ao Fundo do Mar (série homônima ao filme de 1961), O Túnel do Tempo, Terra de Gigantes e, finalmente, o tema desta matéria, Perdidos no Espaço (Lost in Space).

Após trabalhar com o tema de monstros submarinos, em Viagem ao Fundo do Mar em 1964, era chegada a hora de utilizar o assunto do momento, a já citada Corrida Espacial. Surge assim a série futurista, Perdidos no Espaço, mostrando as aventuras de uma típica família americana enviada ao espaço para desbravar um novo planeta.

A produção ficou à cargo da 20th Century Fox, rendendo três temporadas e um total de 83 episódios. A exibição original ocorreu entre 15 de setembro de 1965 e 6 de março de 1968 na rede CBS.

O episódio piloto, intitulado "No Place to Ride", chamou a atenção da produtora, assim como da direção da emissora, por tratar do tema mais falado na época e colocar uma família como protagonista, podendo atingir várias faixas etárias. Embora aprovado, o piloto apresenta diferenças do resultado final da série, como não contar com um antagonista na viagem espacial, no caso o Dr. Smith, e ter um tom mais sério de ficção científica ao apresentado no decorrer da temporadas.

Guy Williams (1924-1989)
 

Para o elenco principal foram escolhidos nomes de peso, com destaque para Guy Williams, no papel do pai da família Robinson, conhecido por interpretar o personagem Zorro na série homônima de 1957, produzida por Walt Disney. Ainda o caçula da família, interpretado pelo ator mirim Billy Mumy, que anteriormente havia feito testes para estrelar a série cômica Os Monstros, na ocasião não aceitando o papel devido ao uso excessivo de maquiagem.

A primeira temporada foi filmada em preto e branco, enquanto as duas seguintes foram apresentadas em cores. É notória a diferença do clima do primeiro ano da série, que apresentava roteiros um pouco mais sérios e misteriosos, enquanto os demais eram mais voltados ao humor e cenários coloridos, por influência de outra série de grande sucesso na época: Batman, estrelada por Adam West. 

Major West, Maureen e John (ao fundo). Will, Penny, Dr. Smith, Judy e B-9 (à frente)

A trama, baseada no livro "The Swiss Family Robinson" de 1812, se passava no, até então, futurista ano de 1997, quando a Terra sofria o problema da superpopulação. Deste modo, um grande projeto de colonizar o planeta Alpha Centauri foi colocado em prática, onde uma família com grande coragem e aptidões de verdadeiros pioneiros seria enviada para iniciar a missão. 

Os escolhidos para esta missão foram os membros da família Robinson, formada pelo pai, Professor John Robinson (Guy Williams), a mãe Maureen Robinson (June Lockhart), a filha mais velha Jude Robinson (Marta Kristen), a filha do meio, Penny Robinson (Angela Cartwright) e o caçula Will Robinson (Billy Mumy). Ainda seria enviado para pilotar a nave, Jupiter II, o Major Don West (Mark Goddard) e um robô, chamado B-9, com habilidades especiais para auxiliar na jornada.

A grande surpresa foi o aparecimento do malígno espião, Dr. Zachary Smith (Jonathan Harris), que se disfarçou como membro da equipe avaliadora da família, assim como da nave Jupiter II. O que ele não esperava é que a nave partiria enquanto ele sabotava seu painel de controle. Durante a execução de seu trabalho sujo, a porta se fecha e o mesmo parte rumo ao espaço, mudando a rota da nave devido a seu peso extra. A família Robinson viajava adormecida em cápsulas de suspensão. Em situação de total desespero, Smith desperta a tripulação na tentativa de voltar à Terra.

Assim, a família Robinson, Major West e Dr. Smith ficam literalmente perdidos no espaço, passando por grandes desafios, como desviar de chuvas de meteoros, cair em planetas misteriosos e enfrentar os mais variados tipos de alienígenas que, na maioria das vezes, tentavam sequestrá-los ou, até mesmo, destruí-los. Com o passar do tempo, Smith faz amizade com o garoto Will, sendo este o único membro da família a ver algo de bom no sujeito de caráter questionável.

B-9 e Dr. Smith

Muitas das cenas mais engraçadas dos episódios são protagonizadas por Smith e o robô B-9, que estavam sempre discutindo. Smith chamava-o como "lata de sardinha". Outros bordões do horas vilão, horas aliado, Dr. Smith eram: "Oh, dor!" e "Nada Tema! Com Smith, não há problema!". Já o robô, quando captava algum sinal de alerta dizia: "Perigo! Perigo! Perigo!"

Em vários episódios, o cínico Dr. Smith coloca os Robinson em perigo, já que os mesmos seguiam focados em encontrar Alpha Centauri, enquanto ele tentava voltar à Terra de qualquer maneira. Em muitas ocasiões, chegava a fazer acordos e alianças com os terríveis seres espaciais, mas no final se dava mal e precisava do perdão e ajuda da família. Por tais razões, era o grande desafeto do enérgico Major West.

Curiosamente, o personagem Dr. Smith participaria da série apenas nos cinco primeiros episódios, mas o carisma do ator e suas trapalhadas ao lado do robô chamaram a atenção do público. Assim, seguiu como "ator especialmente convidado" (conforme era citado pelo narrador na abertura) até o final da série.

Em um dos episódios mais marcantes, os tripulantes conseguem voltar à Terra. Porém, percebem que voltaram no tempo, estando na década de 1970, enquanto haviam deixado o planeta, rumo ao espaço, no ano de 1997. 

Al Lewis (à esquerda) como convidado em um dos episódios.
 

Vários atores famosos participaram como convidados, como Kurt Russel (ainda criança), Al Lewis (Vovô em "Os Monstros"), entre outros.

O sucesso da série, fez com que fossem produzidas novas adaptações posteriores, como o filme homônimo para cinema em 1998 e uma série reboot para o serviço de streaming Netflix em 2018.

Perdidos no Espaço, estreou na televisão brasileira em 1966 pela TV Record com grande sucesso, sendo exibida inicialmente nas tardes de domingo. Na década de 1970, teve passagens pela Globo e TV Tupi. Na década de 80 passou a ser exibida pela TV Bandeirantes e, pouco depois, na TV Gazeta. Na década de 90, voltou à TV Record para uma nova reprise. Na TV paga foi exibida entre os anos 90 e início dos 2000 pela Fox e FX. Desde 2007, vem sendo reprisada na TV aberta pela Rede Brasil de Televisão.

Borges de Barros (dublador) e Jonhatan Harris (Dr. Smith).
 

Em 1969, no auge da série no Brasil, o ator Jonhatan Harris (Dr. Smith) fez uma visita ao país, concedendo entrevistas em importantes programas de televisão, como Hebe e Clube do Capitão AZA. Na ocasião, conheceu seu dublador brasileiro, Borges de Barros, ao qual teceu elogios por seu brilhante trabalho, considerando-o seu melhor dublador em todo o mundo.

A dublagem brasileira ficou à cargo do estúdio paulista AIC, contando com as vozes de Astrogildo Filho (1ª voz) e Rebello Neto (2ª voz) como John Robinson, Helena Samara como Maurren Robinson, Ary de Toledo como Don West, Borges de Barros como Dr. Zachary Smith, Neuza Maria (1ª voz) e Áurea Maria (2ª voz) como Judy Robinson, Magali Sanchez (1ª voz) e Maria Inês (2ª voz) como Will Robinson, Cristina Cmargo (1ª voz) e Aliomar de Matos (2ª voz) como Penny Robinson. Finalmente, José Soares (1ª voz), Jorgeh Ramos (2ª voz), Amaury Costa (3ª voz) e Gilberto Baroli (4ª voz) como Robô B-9.

A série foi lançada por completo em em três boxes de DVDs no país pela 20th Century Fox, mantendo a clássica dublagem da AIC e trazendo conteúdos extras, como entrevistas com os atores e o episódio piloto da produção (este apenas com legendas em português).

 

___________________________________________________________________________________

Visite nosso parceiro Blog Sushi POPwww.blogsushipop.com


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário