quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

BATMAN (1966)

Batman e Robin (1966) / DC Comics / 20th Century Fox / Divulgação

Após o grande sucesso da série As Aventuras do Super-Homem (Adventures of Superman), exibida na televisão estadunidense entre 1952 e 1958, chegava o momento de trazer outro aclamado herói dos quadrinhos para a tela: Batman.

O famoso Homem-Morcego é uma criação do desenhista Bob Kane (1915-1998) e apareceu pela primeira vez nos quadrinhos na edição nº 27 da revista Detective Comics em maio de 1939, tendo seu nome grafado inicialmente como "Bat-Man". Na década seguinte, o herói ganhou suas primeiras adaptações em live action, sendo duas séries para cinema compostas por 15 episódios, gravadas em 1943 e 1949, respectivamente.

Na primeira metade da década de 1960, o produtor William Dozier trouxe à emissora americana ABC o projeto de uma série televisiva estrelada por Batman. A emissora viu uma grande chance de atrair a atenção do público, especialmente o jovem, deixando a produção nas mãos de Dozier e Howie Horwitz, ambos admiradores de histórias em quadrinhos. O estúdio responsável pela série foi a 20th Century Fox.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

"SPECTREMAN" VOLTA AO INÍCIO NA ISTV

Conforme noticiamos em novembro, a ISTV trouxe a clássica série tokusatsu Spectreman para sua grade de programação. A série fez grande sucesso no Brasil quando eraa exibida na década de 1980 pela TVS (SBT) e TV Record.

Foi exibida no Japão entre 1971 e 1972 pela Fuji Television com um total de 63 episódios, sendo uma criação de Souji Ushio, produzida pela P-Productions.

Mostrava a luta do herói homônimo, vindo de Nebula 71 sob as ordens dos Dominantes, para conter a ameaça da poluição e a consequente destruição da Terra. A luta se torna ainda mais intensa quando um simioide (homem-macaco) chamado Dr. Gori tenta dominar o planeta criando monstros à partir de resíduos de lixo. Assim, o gigante herói dourado parte para o combate contra Gori e suas criaturas malignas. Para manter sua identidade secreta, Spectreman toma a forma humana do jovem Kenji, passando a trabalhar na Divisão de Pesquisa e Controle de Poluição.

As exibições acontecem semanalmente no bloco Super Séries da ISTV, indo ao ar nas manhãs de quinta-feira, na faixa das 09h00 com dois episódios em sequência, o que torna a exibição ainda mais interessante, já que a maior parte dos arcos é composto por duas partes.

Há vários pontos positivos a se destacar neste retorno da série à televisão, como o fato de estarem sendo exibidos os temas de abertura e encerramento originais japoneses (nos anos 80 exibiam a versão editada no Estados Unidos pela Richard L. Rosenfeld), manter a dublagem clássica da Com Arte (gravada nos estúdios da TVS) e a excelente qualidade de imagem apresentada (remasterizada).

Curiosamente, no último dia 16, a emissora voltou a exibir o primeiro episódio da saga, quando era esperado que se exibisse o episódio de número 20, intitulado Contatos Imediatos do 4º Grau, iniciando assim a segunda, das três fases, que a série possui.

Não se sabe o motivo deste retorno ao episódio inicial, sendo que a hipótese mais provável é que seja uma estratégia, muito usada pelas emissoras nos anos 80 e 90, para prolongar o interesse do público, mantendo assim a série por mais tempo no horário.

De qualquer modo, é muito bom rever este clássico na TV aberta. Aguardamos a exibição dos demais episódios em breve.



Leia também:

A marcante narração de abertura nos episódios de Spectreman

Leia no Blog Sushi POP:

Review completo da série Spectreman

 

_____________________________________________________________________________________

Visite nosso parceiro Blog Sushi POP: www.blogsushipop.com 


 

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

RELEMBRANDO A DOBRADINHA "CDZ" E "DBZ" NA REDE BRASIL

Seiya (CDZ) e Goku (DBZ) / Toei Animation / Divulgação

No ano de 2016, a Rede Brasil de Televisão trouxe uma grande surpresa ao fãs de animês clássicos, ao anunciar as aquisições de dois animês que marcaram gerações entre as décadas de 1990 e 2000: Os Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball Z.

Embora as duas produções sejam da década de 1980, apenas nos anos 90 chegaram à televisão brasileira, sendo Os Cavaleiros do Zodíaco em 1994 pela extinta Rede Manchete e Dragon Ball Z em 1999 pela Band e Cartoon Network, embora a primeira série da franquia, Dragon Ball, já tivesse sido exibida pelo SBT em 1996.

Sem sombra de dúvida, estes dois animês foram divisores de águas para que a animação japonesa se tornasse um fenômeno no país. Antes disso, várias outras séries já haviam feito sucesso, como Speed Racer, Fantomas, A Princesa e o Cavaleiro, O Pirata do Espaço, Patrulha Estelar e tantos mais. O grande diferencial destes dois títulos foi o investimento em marketing junto ao público, com lançamentos de bonecos, álbuns de figurinhas, revistas, mangás e vários outros colecionáveis.

Após o sucesso na Manchete, Cavaleiros ainda teve reprises nos anos 2000 em outras emissoras, como Cartoon Network, Band, Rede 21 e PlayTV. Já Dragon Ball Z ganhou maior destaque ao ser exibido nas manhãs da Globo e permaneceu na grande do canal pago Cartoon Network por vários anos. 

Sessão Oriental, o bloco de animês da Rede Brasil.
 

A grande novidade da exibição dos títulos na Rede Brasil foi ter as duas séries exibidas em um mesmo canal, na sequência, remasterizadas em HD e em horário nobre de uma emissora de TV aberta. A aquisição dos desenhos era considerada a maior aposta e o carro-chefe da programação da emissora paulista naquele ano.

Para promover as estreias, a emissora criou um novo programa chamado Sessão Oriental, que contaria com apresentadores e convidados especializados em animês, e dedicou um programa com atrações totalmente voltadas às séries poucos dias antes de irem ao ar. Este especial aconteceu no tradicional programa de entrevistas e debates, chamado Em Revista, apresentado por Evê Sobral. Na ocasião, foram convidados esecialistas no tema, como Marcelo Del Greco (Revista HERÓI, Editora JBC), dubladores e cosplayers caracterizados como os personagens. Até mesmo um vídeo com uma mensagem do presidente da Toei Animation, Endo Masayuki, foi ao ar, falando sobre as séries animadas, tamanho era o glamour e aposta da emissora nos citados títulos.

Assim, em 31 de outubro de 2016, estreia o programa Sessão Oriental, indo ao ar de segunda à sexta-feira das 20h00 às 21h00, iniciando com Os Cavaleiros do Zodíaco e terminando com Dragon Ball Z. Os índices de audiência da emissora neste horário subiram consideravelmente.

A qualidade de imagem dos animês estava surpreendente e as exibições ocorreram sem cortes, sendo Cavaleiros exibido com sua segunda dublagem e Dragon Ball Z com a dublagem clássica, ambas realizadas no extinto estúdio paulista Álamo.

Propaganda da época.

Após as exibições de 70 episódios de cada série, a emissora decidiu reprisar ambas desde o início, em uma estratégia usada na década de 1990 pela Manchete para tentar segurar a audiência e o interesse nas animações por mais tempo. Até mesmo algumas reprises chegaram a acontecer na faixa matinal durante alguns meses.

No ano de 2018, chega o fim do contrato com a Toei, fazendo com que os aclamados títulos deixassem a grade da Rede Brasil. Cavaleiros teve todos os seus 114 episódios exibidos, enquanto Dragon Ball Z teve 200 de seus 291 episódios exibidos. A última saga deste, denominada Saga de Majin Buu, acabou tendo somente seu primeiro episódio exibido pela emissora.

Atualmente, o programa Sessão Oriental segue sendo exibido com outros títulos clássicos, como Zillion, Samurai Warriors, Shurato e Speed Racer. Mas, com certeza, a fase mais marcante dos animês na emissora foi com os aclamados CDZ  e DBZ. 

 

Abaixo alguns vídeos para recordar as passagens das séries pela Rede Brasil:

 


Chamada de estreia



Programa "Em Revista" especial sobre as estreias



Trechos de estreia da Sessão Oriental

______________________________________________________________________________________

Visite nosso parceiro Blog Sushi POP: www.blogsushipop.com

KOLCHAK E OS DEMÔNIOS DA NOITE (1974)

  O repórter investigativo Carl Kolchak. Em 11 de janeiro de 1972, a rede americana ABC exibiu um telefilme do gênero investigação/terror, c...