![]() |
O repórter investigativo Carl Kolchak. |
Em 11 de janeiro de 1972, a rede americana ABC exibiu um telefilme do gênero investigação/terror, chamado Pânico e Morte na Cidade (The Night Stalker). A trama apresentava um repórter investigativo chamado Carl Kolchak na pista de um serial killer, que na verdade era um vampiro. O roteiro foi baseado no livro homônimo de Jeff Rice, sendo que seus direitos haviam sido adquiridos pela emissora há alguns anos, ficando engavetado até o início da década de 70. O longa-metragem foi recorde de audiência na ocasião, fazendo com que fosse encomendado um novo filme estrelado pelo repórter, cujo título foi "A Noite do Estrangulador", estreando em 16 de janeiro de 1973. O roteiro ficou à cargo de Richard Matheson e a direção de Dan Curtis, o produtor que havia adquirido os direitos do livro para a adaptação do primeiro filme.
O sucesso do repórter Kolchak levou os produtores a pensarem em um projeto para uma série semanal, apresentando o peculiar personagem em estranhos casos envolvendo mistério e doses de terror, porém nada tão assustador que tornasse a produção restrita ao público adulto. Assim surge a série Kolchak e Os Demônios da Noite (Kolchak: The Night Stalker), estrelada pelo mesmo ator dos telefilmes, Darrin McGavin.
Na trama vemos o repórter Carl Kolchak trabalhando para o jornal S.I.I. (Serviço de Imprensa Independente - no original I.N.S., ou Independent News Service), sob às ordens de Tony Vicenzo. Kolchak vestia-se de forma peculiar, com um terno branco de finas listas negras e um chamativo chapéu de palha. Está sempre com sua câmera e gravador em mãos, agindo de modo inquieto e farejando casos sobrenaturais que nenhum de seus companheiros de trabalho, nem mesmo seu chefe, percebem.