quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

RELEMBRANDO A DOBRADINHA "CDZ" E "DBZ" NA REDE BRASIL

Seiya (CDZ) e Goku (DBZ) / Toei Animation / Divulgação

No ano de 2016, a Rede Brasil de Televisão trouxe uma grande surpresa ao fãs de animês clássicos, ao anunciar as aquisições de dois animês que marcaram gerações entre as décadas de 1990 e 2000: Os Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball Z.

Embora as duas produções sejam da década de 1980, apenas nos anos 90 chegaram à televisão brasileira, sendo Os Cavaleiros do Zodíaco em 1994 pela extinta Rede Manchete e Dragon Ball Z em 1999 pela Band e Cartoon Network, embora a primeira série da franquia, Dragon Ball, já tivesse sido exibida pelo SBT em 1996.

Sem sombra de dúvida, estes dois animês foram divisores de águas para que a animação japonesa se tornasse um fenômeno no país. Antes disso, várias outras séries já haviam feito sucesso, como Speed Racer, Fantomas, A Princesa e o Cavaleiro, O Pirata do Espaço, Patrulha Estelar e tantos mais. O grande diferencial destes dois títulos foi o investimento em marketing junto ao público, com lançamentos de bonecos, álbuns de figurinhas, revistas, mangás e vários outros colecionáveis.

Após o sucesso na Manchete, Cavaleiros ainda teve reprises nos anos 2000 em outras emissoras, como Cartoon Network, Band, Rede 21 e PlayTV. Já Dragon Ball Z ganhou maior destaque ao ser exibido nas manhãs da Globo e permaneceu na grande do canal pago Cartoon Network por vários anos. 

Sessão Oriental, o bloco de animês da Rede Brasil.
 

A grande novidade da exibição dos títulos na Rede Brasil foi ter as duas séries exibidas em um mesmo canal, na sequência, remasterizadas em HD e em horário nobre de uma emissora de TV aberta. A aquisição dos desenhos era considerada a maior aposta e o carro-chefe da programação da emissora paulista naquele ano.

Para promover as estreias, a emissora criou um novo programa chamado Sessão Oriental, que contaria com apresentadores e convidados especializados em animês, e dedicou um programa com atrações totalmente voltadas aos animês poucos dias antes de irem ao ar. Este especial aconteceu no tradicional programa de entrevistas e debates, chamado Em Revista, apresentado por Evê Sobral. Na ocasião, foram convidados esecialistas no tema, como Marcelo Del Greco (Revista HERÓI, Editora JBC), dubladores e cosplayers caracterizados como os personagens. Até mesmo um vídeo com uma mensagem do presidente da Toei Animation, Endo Masayuki, foi ao ar, falando sobre as séries animadas, tamanho era o glamour e aposta da emissora nos citados títulos.

Assim, em 31 de outubro de 2016, estreia o programa Sessão Oriental, indo ao ar de segunda à sexta-feira das 20h00 às 21h00, iniciando com Os Cavaleiros do Zodíaco e terminando com Dragon Ball Z. Os índices de audiência da emissora neste horário subiram consideravelmente.

A qualidade de imagem dos animês estava surpreendente e as exibições ocorreram sem cortes, sendo Cavaleiros exibido com sua segunda dublagem e Dragon Ball Z com a dublagem clássica, ambas realizadas no extinto estúdio paulista Álamo.

Propaganda da época.

Após as exibições de 70 episódios de cada série, a emissora decidiu reprisar ambas desde o início, em uma estratégia usada na década de 1990 pela Manchete para tentar segurar a audiência e o interesse nas animações por mais tempo. Até mesmo algumas reprises chegaram a acontecer na faixa matinal durante alguns meses.

No ano de 2018, chega o fim do contrato com a Toei, fazendo com que os aclamados títulos deixassem a grade da Rede Brasil. Cavaleiros teve todos os seus 114 episódios exibidos, enquanto Dragon Ball Z teve 200 de seus 291 episódios exibidos. A última saga deste, denominada Saga de Majin Buu, acabou tendo somente seu primeiro episódio exibido pela emissora.

Atualmente, o programa Sessão Oriental segue sendo exibido com outros títulos clássicos, como Zillion, Samurai Warrios, Shurato e Speed Racer. Mas, com certeza, a fase mais marcante dos animês na emissora foi com os aclamados CDZ  e DBZ. 

 

Abaixo alguns vídeos para recordar as passagens das séries pela Rede Brasil:

 


Chamada de estreia



Programa "Em Revista" especial sobre as estreias



Trechos de estreia da Sessão Oriental

______________________________________________________________________________________

Visite nosso parceiro Blog Sushi POP: www.blogsushipop.com