sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

UMA FAMÍLIA FULEIRA (1965)

O filme que destacou a versatilidade de Jerry Lewis

Um dos maiores e mais influentes comediantes da história do cinema, sem sombra de dúvida, foi Jerry Lewis. Um artista completo que além de atuar com maestria, escrevia, produzia e dirigia muitos dos filmes em que protagonizava. Entre estes casos está Uma Família Fuleira (The Family Jewels) de 1965, onde o ator mostrou todo o seu talento interpretando um total de sete personagens, em atuações inspiradas, cheias de caras e bocas no melhor estilo pastelão clássico que só ele sabia fazer.

Este foi o décimo oitavo longa-metragem de sua carreira solo, já que iniciou no cinema em 1949 ao lado do ator e cantor Dean Martin. À partir de 1957, após o fim da dupla, começou a atuar sozinho no filme O Delinquente Delicado (The Delicate Delinquent), o qual protagonizou e produziu. "Uma Família Fuleira" foi o penúltimo filme de Lewis com a produtora Paramount Pictures, para quem trabalhava desde 1949, sendo que à partir do filme Três em um Sofá (Three on a Couch), de 1966, passou a trabalhar para a Columbia Pictures.

Na trama conhecemos uma garota orfã, de 9 anos de idade, chamada Donna Peyton (Donna Butterworth), herdeira de 30 milhões de dólares, que agora teria que escolher um entre seus tios paternos para se tornar seu pai adotivo, tendo para isso um prazo de duas semanas determinados pela justiça. Para cuidar da garota e levá-la até cada tio foi designado o bondoso e desastrado chofer Willard Woodward (Jerry Lewis), que era também guarda-costas e o melhor amigo da garota. Assim ela inicia sua trajetória visitando seu tio mais velho, James Peyton (Jerry Lewis), um velho e simpático capitão de navio. Em seguida Willard leva a garota até um circo, onde vivia seu tio Everett Peyton (Jerry Lewis), que trabalhava como palhaço, embora fosse extremamente mau-humorado e detestasse crianças. O terceiro tio a ser verificado era Julius Peyton (Jerry Lewis), um fotógrafo de modelos, totalmente concentrado em seu trabalho, o que fazia com que se esquecesse totalmente do que se passava a sua volta. Na sequência a garota foi ao aeroporto conhecer o tio Eddie Peyton (Jerry Lewis), um educado e desajeitado piloto de avião. O próximo tio era Skylock Peyton (Jerry Lewis), um grande detetive que lembrava muito o próprio Sherlock Holmes. O ultimo da lista era o tio Bugs Peyton (Jerry Lewis), um gangster que rapta a própria sobrinha e realiza atentados contra o chofer Willard.

Durante as visitas aos tios, todos brilhantemente interpretados por Lewis, vemos sequências grandiosas e totalmente hilárias, com o típico humor exagerado e ao mesmo tempo refinado que caracteriza os filmes do comediante. Algumas que se destacam são, por exemplo, a história contada pelo Capitão James, que se passava durante a Segunda Guerra Mundial. O fotógrafo Julius tão focado em seu trabalho, que confunde a própria sobrinha com uma modelo. As peripécias do atrapalhado detetive Skylock e o ato final em que Willard torna-se herói contra o tio gangster, Bugs. Porém, a cena do tio Eddie tentando levantar voo com seu velho avião é, com certeza, a melhor sequência cômica da produção. Curiosamente todos os tios eram baseados em personagens de outros filmes de Lewis, por exemplo o tio Julius, que era idêntico ao Professor Kelp do clássico O Professor Aloprado (The Nutty Professor) de 1963.

O filme é extremamente divertido e indicado para se ver com toda a família, apresentando um roteiro simples, mas funcional, além do humor leve, não apelativo, que faz tanta falta no cinema das últimas décadas. No elenco se destacam grandes nomes, ainda que poucos, já que Lewis interpreta a maioria dos personagens, mostrando todo o seu talento e versatilidade nas várias personalidades dos tios de Donna. Entre os demais atores estão Sebastian Cabot, Neil Hamilton e Anne Baxter.

No Brasil o filme teve duas dublagens, sendo mais conhecida a versão exibida na televisão, realizada no estúdio carioca Herbet Richers, que fez a maior parte dos filmes do comediante, até mesmo em redublagens, para padronizar a voz de Nelson Batista no mesmo. A outra versão atualmente é bastante rara, pois saiu apenas em VHS, sendo realizada no estúdio paulista Alamo, contando com a voz de Nelson Machado no protagonista. Atualmente o filme está disponível em DVD, pelo selo World Classics, contando com a dublagem da Herbert Richers. Vez por outra é reprisado na TV aberta pela Rede Brasil. Vale a pena ver ou rever este clássico da comédia, pois sem dúvida o bom humor e grande talento do genial Jerry Lewis é imortal e agrada pessoas de todas as idades.



Visite nosso parceiro Blog Sushi POP

Nenhum comentário:

Postar um comentário