quinta-feira, 28 de novembro de 2024

"SPECTREMAN" ESTÁ SENDO EXIBIDO PELA ISTV

 

Spectreman / P-Productions, 1971 / Divulgação

 As manhãs da ISTV são recheadas de desenhos animados e seriados clássicos, sendo uma ótima opção em vista da maioria esmagadora das grandes emissoras que não vem exibindo este tipo de conteúdos nas últimas décadas. Agora a emissora traz uma grande novidade aos admiradores das séries de super-heróis japoneses (os famosos tokusatsu). O retorno de Spectreman.

A série foi exibida no Japão entre 1971 e 1972 pela Fuji Television com um total de 63 episódios, sendo uma criação de Souji Ushio, produzida pela P-Productions.

Mostrava a luta do herói homônimo, vindo de Nebula 71 sob as ordens dos Dominantes, para conter a ameaça da poluição e a consequente destruição da Terra. A luta se torna ainda mais intensa quando um simioide (homem-macaco) chamado Dr. Gori tenta dominar o planeta criando monstros à partir de resíduos de lixo. Assim, o gigante herói dourado parte para o combate contra Gori e suas criaturas malignas. Para manter sua identidade secreta, Spectreman toma a forma humana do jovem Kenji, passando a trabalhar na Divisão de Pesquisa e Controle de Poluição.

Fez grande sucesso na televisão brasileira entre as décadas de 1980 e início de 90, quando foi exibido pela TV Record e TVS (SBT), chegando até mesmo a ganhar revistas em quadrinhos pela Editora Bloch. Em 2016 teve todos os seus episódios lançados em DVD pelo selo World Classics, contando com a dublagem original realizada na TVS pelo estúdio Com-Arte. Em 2022, teve o lançamento de seu mangá original japonês pela editora Pipoca & Nanquim em 4 volumes.

A ISTV já vinha exibindo alguns tokusatsu em sua programação nos últimos anos, como: National Kid, Cybercop - Os Policiais do Futuro e Ultraman. A exibição de Spectreman foi uma grande surpresa ao público, já que a série estava fora do ar há muitos anos, tendo apenas uma breve e incompleta passagem pela Vivax TV em 2023.

A série está indo ao ar todas as quintas-feiras à partir das 09h00, com exibição de dois episódios em sequência. Fato bastante interessante, já que a maioria dos arcos é dividido em duas partes.

A ISTV é transmitida via TV aberta na região da Baixada Santista (SP). Pode ser sintonizada em todo o Brasil através de seu aplicativo disponível para smart TVs e Smartphones, canal 16 da plataforma gratuita de streaming Soul TV ou seu site oficial: www.istv.com.br/

 


Leia mais sobre Spectreman no Blog Sushi POP:

- Review da série

- Review do mangá 

 

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terça-feira, 26 de novembro de 2024

HOMEM-ARANHA: O FILME (1977)

 

Cartaz de "Homem-Aranha - O Filme" (1977)

Nos anos 70 o público americano viu pela primeira vez um dos heróis mais famosos das HQs ganhar vida na televisão, o Homem-Aranha (Spider-Man). Na mesma época outras séries baseadas nos heróis da Marvel e DC Comics já faziam sucesso com suas versões em carne e osso, como O Incrível Hulk, A Mulher Maravilha e Shazam (Capitão Marvel). Sem dúvida, adaptar as aventuras do aracnídeo para filme ou série representaria um grande desafio, pois o herói lutava a maior parte do tempo pendurado em altos edifícos com suas teias, além de ter uma grande galeria de vilões com visuais fora do comum, o que tornaria seus efeitos e vestuários um tanto difíceis de se apresentar de forma verossímil. A saída foi compensar os longos embates aéreos por roteiros bem elaborados e trocar os vilões de visual e poderes excêntricos por bandidos comuns (exceto em alguns casos).

Assim, em 14 de setembro de 1977, foi apresentado pela Rede CBS um telefime intitulado Spider-Man (Homem-Aranha - O Filme no Brasil) que seria o piloto da série The Amazing Spider-Man (chamada apenas como Homem-Aranha no Brasil). O longa-metragem de 90 minutos apresentava a origem do herói, tendo sua identidade secreta, Peter Parker, interpretado por Nicholas Hammond, que entre outros papéis havia atuado no filme "A Noviça Rebelde", quando ainda era adolescente. 

Na época, Hammond estava com 27 anos, o que mostra uma possível tentativa da produção em mostrar um Peter Parker mais maduro que nos quadrinhos, proposta que fora muito bem desenvolvida pelo ator.

O astro Nicholas Hammond como Peter Parker

O roteiro mostrava Parker em suas primeiras tentativas de conseguir um trabalho como fotógrafo em meio período no jornal Clarim Diário, o que não foi nada fácil, já que o editor-chefe, J. Jonah Jameson (David White) era um homem muito ranzinza. Peter também trabalhava algumas horas do dia no laboratório de química da universidade em que estudava. 

O vilão deste filme foi um sujeito chamado Edward Byron (Thayer David) que tinha como base um clube de auto-ajuda, onde era palestrante, para hipnotizar pessoas, usando-as como objeto de chantagem ao governo para conseguir grandes quantias em dólares. 

A mocinha deste filme se chamava Judy Tyler (Lisa Eilbacher), que viu seu pai Noah Tyler (Ivor Francis) quase perder a vida após ser hipnotizado no clube de Byron. Além de Peter Parker e J. Jonah Jameson, outros personagens originais dos quadrinhos que aparecem neste filme são Robbie Robertson (Hilly Hicks) e Tia May Parker (Jeff Donell). Um personagem adicional, que aparece no filme e nos demais episódios da primeira temporada é o Capitão Barbera (Michael Pataki).

A origem do herói apresentada é bem mais simples e diferente dos quadrinhos, pois vemos Peter trabalhando com material radioativo no laboratório da universidade, ao lado de seu amigo Dave. Misteriosamente surge uma aranha dentro do equipamento, sendo atingida pela radiação. Peter chega a notar quado algo é atingido no aparelho, mas não consegue identificar a aranha, que se esconde ao lado de seu casaco. Quando foi recolher suas coisas para ir embora, a aranha o pica na mão, sendo que o rapaz não disse isso a ninguém e saiu caminhando para casa. 

Durante o trajeto, uma das vítimas de Byron, hipnotizada, dirigia um carro com grande quantia de dinheiro roubada de um banco, sendo que Peter se vê encurralado pelo veículo em um beco, sendo que instintivamente começa a escalar a parede para fugir do acidente. Assim Peter descobre seus novos poderes após ser picado pela aranha radioativa. 

Logo começa a escalar paredes pela cidade, sendo visto por algumas pessoas, o que o leva a lutar contra o crime, fazer a fantasia para manter sua identidade em sigilo e usar uma foto do mais novo herói de Nova York para vender ao Clarim Diário, conseguindo assim seu trabalho como fotógrafo em meio período.

O filme tem um roteiro simples, mas que funciona bem, apresentando a origem do herói e a personalidade de Peter Parker, em uma versão mais madura, no estilo de heróis e detetives das séries televisivas apresentadas naquela década. As cenas de luta, assim como os efeitos especiais, são simples, porém satisfatórios para os recursos disponíveis na época. Destaque para o dublê do herói, nas cenas de ação, Fred Waugh, que durante toda a série fez questão de tornar as cenas de ação o mais reslistas possível, pendurando-se em edifícios e locais perigosos por meio de cabos. A trilha sonora combina perfeitamemente com o clima da produção. 

A atuação de Hammond foi muito convincente desde o filme piloto, porém mostrando evolução ao longo dos episódios desta série, que infelizmente durou apenas duas temporadas. 

Foi exibido nos cinemas brasileiros no início da década de 1980, posteriormente sendo exibido na televisão ao lado dos episódios regulares da série em emissoras como Globo e Rede Manchete. Nos anos 90 saiu em fita VHS pelas distribuidoras LK-Tel e Intermovies.

A dublagem ficou à cargo do estúdio carioca Herbert Richers, onde o protagonista ganhou a voz de Carlos Marques. Nos anos 90 foi redublado para lançamento em VHS no estúdio paulista Gota Mágica, onde o herói foi dublado por Flávio Dias.

O Homem-Aranha dos anos 70 deve ser lembrado e respeitado, não apenas por ser a primeira versão em carne e osso do herói aracnídeo, mas por seus ótimos roteiros, atuações e desafios de adaptar as cenas difíceis dos quadrinhos para uma versão aceitável para a tela, o que com certeza foi feito com louvor. 

Se nunca assistiu essa produção, não perca a oportunidade de conhecer este clássico esquecido, que marcou a primeira aparição em filme do herói mais querido da Marvel Comics, criado por Stan Lee.

 


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terça-feira, 12 de novembro de 2024

EXIBIÇÃO DIÁRIA DE "CHAVES" NO SBT É CANCELADA

Conforme divulgamos na semana passada, a série Chaves estaria retornando à grade de programação diária do SBT no próximo dia 18. Porém, hoje (12) a emissora anunciou que o retorno definitivo da série está cancelado, pelo menos temporariamente. 

Até então a emissora paulista vinha exibindo o humorístico, ao lado de Chapolin, em suas programações especiais nos feriados. O público aguardava ansiosamente pelo retorno do menino do barril na programação diária, assim como do super-herói atrapalhado. 

Não se sabe o que motivou o SBT a cancelar as exibições diárias conforme estava programado, sendo que ambas as séries sempre trouxeram excelente retorno em audiência. 

De qualquer forma, o público segue no aguardo do retorno definitivo de Chaves, assim como de Chapolin, na clássica dobradinha de todas as tarde dos anos 1980 e 1990.

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quarta-feira, 6 de novembro de 2024

SÉRIES E DESENHOS EM NOVOS HORÁRIOS NAS MANHÃS DA ISTV

 

Na última segunda-feira (04), a ISTV fez algumas alterações em sua grade de programação matinal. Anteriormente, eram exibidas várias séries clássicas na faixa das 07h00 às 09h00, diariamente. Em seguida era exibido o programa infantil Hora Animada, trazendo várias animações das décadas de 1960 à 1990.

Houve uma troca de horários entre as séries e desenhos animados, sendo que o programa Hora Animada passou a ir ao ar às 07h00. Entre os desenhos apresentados estão grandes clássicos como Speed Racer, As Tartarugas Ninja, Transformers, Caverna do Dragão e ThunderCats.

 

As séries passaram para a faixa das 09h00, sendo que em cada dia da semana são apresentadas duas atrações diferentes, como Os Invasores e A Mulher Biônica nas segundas-feiras, Chaparral e O Homem que Veio do Céu nas terças-feiras e O Incrível Hulk e Magnum nas quartas-feiras.

Entre as 11h00 e 12h00, foram fixadas duas séries com episódios de 30 minutos de duração, iniciando com Batman e alternando produções cômicas no segundo horário, como ALF - O Eteimoso e M*A*S*H.

A ISTV (Ilha do Sol TV) é transmitida via TV aberta na região da Baixada Santista (SP) e pode ser assistida em todo o Brasil através de seu aplicativo disponível para smart TVs e Smartphones, além de seu site oficial: www.istv.com.br/

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terça-feira, 5 de novembro de 2024

CHAVES VOLTA A GRADE DIÁRIA DO SBT. MAS, E O CHAPOLIN?

Chaves e Chapolin Colorado/Televisa/Grupo Chespirito

Após quatro anos de ausência na televisão e serviços de streaming em todo o mundo, finalmente, as clássicas séries mexicanas Chaves e Chapolin Colorado foram liberadas e voltaram a ser exibidas em alguns países, inclusive no Brasil. 

Até o momento, o SBT havia exibido às séries de maneira esporádica em suas programações especiais nos últimos dois feriados. Tais exibições podem ser consideradas como uma espécie de pré-estreia, já que a expectativa do público era voltar a ver os programas na grade diária da emissora paulista. 

O tão esperado anúncio aconteceu hoje (05), onde o SBT divulgou a data para o retorno definitivo do menino do barril, Chaves, para o dia 18 de novembro na faixa das 18h30.

A alegria do público foi grande, mas não tanto quanto poderia ser, já que mais uma vez a série do super-herói atrapalhado, Chapolin, parece ter ficado esquecida, pelo menos até o momento. Quando se diz "mais uma vez", refere-se ao hábito adquirido pela emissora desde o ano 2000, quando apenas a série Chaves recebia atenção e ganhava vários horários na grade. Enquanto o Polegar Vermelho era retirado constantemente da programação, além de ser exibido na maioria das ocasiões apenas para São Paulo e alguns poucos estados.

O motivo desta menor atenção à série Chapolin nunca foi explicado, já que costuma ter resultados bastante semelhantes a Chaves no quesito audiência. 

Com os aguardados retornos de ambas as séries, esperava-se que Chapolin recebesse a mesma atenção que a série irmã. Pode ser que este quadro mude ao longo dos meses, já que o público esperou tanto tempo para rever a famosa dobradinha Chapolin/Chaves nas tardes do SBT como acontecia nas décadas de 1980 e 1990.

De qualquer maneira, é ótimo saber do retorno diário de Chaves à programação do SBT. Que venham mais novidades em breve!

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quinta-feira, 24 de outubro de 2024

TV KIDS: O BLOCO DE ANIMÊS E TOKUSATSU DA REDETV!



 

TV Kids: a última geração nipônica da TV aberta.

Ao se falar em nostalgia quanto à exibições de animês e tokusatsu na televisão brasileira, logo vem à memória de boa parte das pessoas a extinta Rede Manchete, emissora carioca que operou no país entre 1983 e 1999 e ficou marcada por trazer dezenas de produções orientais desde o início de suas atividades. Dentre seus títulos mais famosos estão o tokusatsu O Fantástico Jaspion e o animê Os Cavaleiros do Zodíaco

Após a extinção da citada emissora carioca, surge um novo canal sediado em São Paulo, chamado RedeTV!. Há que se destacar que houve um período de transição entre o final da Manchete e a inauguração da programação oficial da nova emissora durante alguns meses do ano de 1999. Nesta curto período, a emissora foi chamada provisoriamente como "TV!". Durante estes meses, foram exibidas quatro séries nipônicas como herança da programação da Manchete, sendo os animês Shurato e Yu Yu Hakusho e as séries tokusatsu Jiraya e Maskman.

O intuito desta matéria é abordar uma fase posterior da emissora, já estabelecida e com cara própria, exibindo seus próprios produtos orientais como parte de sua grade infanto-juvenil. Assim, partimos para o ano de 2006, quando foi anunciada a estreia do programa TV Kids para o dia 5 de junho. A atração seria dedicada totalmente à exibição de animações japonesas, sendo seus primeiros títulos: Super Campeões e Fullmetal Alchemist. As exibições ocorriam de segunda à sexta-feira aos finais de tarde.

Tal programa chegou à grade da RedeTV! graças a uma parceria feita com a distribuidora Swen Entretenimentos, a representante da Televix no Brasil. O intuito da empresa era deixar as séries em evidência na televisão, pois visava comercializar os títulos no mercado de home video. Logo os animês sairiam em boxes de DVDs pela distribuidora Focus Filmes.

Super Campeões, a nova saga de um velho conhecido da TV Manchete.

Curiosamente, a franquia Super Campeões ("Captain Tsubasa" no Japão) já era conhecida do público brasileiro por ter sido exibida entre 1997 e 1998 pela extinta Manchete. A diferença é que a série exibida pela emissora carioca era a saga produzida em 1994 com o título Captain Tsubasa J, enquanto a RedeTV! exibiria o remake produzido em 2001 que também cobria novos fatos da carreira futebolística do protagonista Oliver Tsubasa (Tsubasa Ozora), intitulado Captain Tsubasa Road to 2002. Ambas foram chamadas apenas como "Super Campeões" no Brasil.

Por outro lado, a exibição de Fullmetal Alchemist no programa voltado principalmente ao público infantil trouxe um misto de alegria e desconfiança, já que a série possui um nível de violência elevado. Para não ter problemas devido ao horário, a solução foi exibir a saga dos irmãos Edward e Alphonse com cortes nas cenas mais pesadas. O título fez grande sucesso no Japão, tanto em mangá quanto em animê. Sua publicação original ocorreu em 2001, ganhando versão animada em 2003.


Fullmetal Alchemist, a famosa saga dos irmãos Elric na TV aberta.

O programa foi destaque na emissora, alcançando média de 5 pontos de audiência, resultando na chegada de dois novos títulos: Hunter x Hunter Viewtiful Joe.

Assim como Fulmetal Alchemist, Hunter x Hunter é uma das obras de maior sucesso no Japão, criada pelo mangaká Yoshihiro Togashi (também autor de "Yu Yu Hakusho"), publicada em mangá desde 1998 e tendo sua série animada produzida em 1999. Apresenta a saga do garoto Gon partindo em busca de tornar-se um grande caçador, assim como seu pai. O animê foi exibido com alguns cortes e ganhou uma versão nacional para o tema de abertura na voz do cantor Ricardo Cruz. Curiosamente, nos DVDs nacionais não utilizaram a versão cantada, deixando apenas o instrumental da abertura.

Viewtiful Joe é uma série baseada no videogame homônimo, produzida em 2004. A saga apresenta o jovem Joe, fã do personagem Capitão Blue, tornando um super-herói após ter sua namorada, Silvia, raptada pelo líder da força maligna Jadow durante uma sessão de cinema. Chamou a atenção por seu visual peculiar, com personagens pequenos e traços levemente cartunescos.

Hunter x Hunter e Viewtiful Joe, dois sucessos do TV Kids.

Infelizmente, o programa foi cancelado em 2007 após o fim da parceria da emissora com a distribuidora, culminando em vários lançamentos dos animês de forma incompleta em DVD.

Em 2008, o programa voltaria de forma despretensiosa e, ao mesmo tempo, surpreendente. O fato ocorreu após a emissora adquirir os 35 primeiros episódios da primeira temporada do animê de grande sucesso Pokémon. O intuito era usar a série apenas como um tapa-buraco na grade vespertina. Rapidamente, os índices de audiência começaram a subir, levando a emissora a comprar várias outras temporadas da série e reativar o programa TV Kids.

Nesta fase também foram exibidos desenhos ocidentais, como Chaotic. Porém, a grande surpresa estava reservada para abril de 2009, quando ocorreu a estréia da inédita série tokusatsu Ryukendo. O título havia sido adquirido no ano anterior, junto à distribuidora Swen-Televix, sendo uma grande surpresa aos fãs do gênero que estava fora da TV aberta brasileira desde a estreia de Ultraman Tiga pela TV Record no ano 2000.

Ryukendo, o último tokusatsu inédito na TV.

Ryukendo foi uma produção da fabricante de brinquedos Takara Tomy em parceria com a produtora We’Ve Inc, exibida originalmente na televisão japonesa entre 8 de janeiro e 31 de dezembro de 2006 pela TV Aichi. Apresentava o jovem policial Kenji Narukami que ganha super poderes para enfrentar a maligna organização Yamanga que ameaça a pequena cidade de Akebono. Assim torna-se o guerreiro Ryukendo, aliado da organização secreta S.H.O.T. (Shoot Hell Obduracy Troopers).

Ainda em 2009, ganhou novas atrações, como o live action TWF, o animê Dinossauro Rei e novas temporadas de Pokémon. Mas as grandes novidades foram a inserção da apresentadora Samille Araujo e o patrocínio do refrigerante Dolly.

Durante os anos de exibição, o TV Kids teve algumas alterações em seu logo e tema de abertura.

Dinossauro Rei é um animê produzido pela Sunrise entre 2007 e 2008, baseado no videogame homônimo lançado para consoles da Sega em 2005. A trama apresenta o garoto Max Teylor, grande admirador de dinossauros. Um dia presencia a queda de um meteoro, contendo 3 pedras elementares que poderiam ressuscitar os dinossauros. Ao lado de seus amigos Rex e Zoe, descobre os planos da Gangue Alfa, uma organização criminosa que pretende usar os dinossauros para dominar o mundo, passando a lutar para impedir este terrível objetivo. Seu mascote é um pequeno tricerátopo, Gabu. 

Em 2010 chegam novos desenhos para integrar a atração, sendo a animação canadense A Ilha dos Desafios e os animês Digimon 4, Super Onze e Yu-Gi-Oh GX.

Digimon 4 marcou a última leva de animês do TV Kids.

Os três últimos animês chamaram a atenção do público, por se tratarem de títulos consagrados no Japão e também no Brasil. A começar pela franquia Digimon, tendo sua primeira temporada trazida ao país no início dos anos 2000 pela Globo e Fox Kids, a fim de rivalizar com o sucesso de Pokémon, na época exibido pela Record e Cartoon Network. Ter a quarta série da franquia em TV aberta após tantos anos foi um grande presente aos fãs da série. Yu-Gi-Oh GX era uma série de sequência de outra franquia exibida com sucesso no início dos anos 2000. Finalmente, Super Onze era mais um animê voltado à temática esportiva, assim como Super Campeões focado no futebol, mas com o diferecial de seus personagens praticarem o esporte utilizando poderes especiais.

Este período também foi de grande sucesso para o TV Kids. O que o público não esperava é que após as citadas estréias, nenhum novo produto nipônico seria adquirido pela emissora. As últimas novidades foram alguns desenhos ocidentais, como Três Espiãs Demais, Redakai e Johnny Test. A atração seria cancelada definitivamente em 2015, já sem o mesmo apelo de outrora, mas ainda assim deixando boas lembranças a toda uma geração.

Após o fim do TV Kids, algumas emissoras de TV aberta ainda chegaram a exibir animês e tokusatsu, mas na maioria das vezes sendo reprises de clássicos consegrados, como a Rede Brasil ao exibir Os Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball Z entre 2016 e 2018 e a Bandeirantes com Jaspion, Changeman, Jiraya e Black Kamen Rider em 2020. Ainda houve o breve período de vida da emissora Loading que mesclou clássicos como O Pequeno Príncipe e títulos mais atuais como Attack on Titan. Mas, sem sombra de dúvida, podemos afirmar que o programa TV Kids marcou a última geração relevante de produções nipônicas na TV aberta.

Samille Araújo apresentando o TV Kids.

Várias séries citadas nesta matéria possuem review no Blog Sushi POP. Leia clicando aqui.
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sexta-feira, 11 de outubro de 2024

ANIMAIS DO BOSQUE DOS VINTÉNS (1993)

Os animais do bosque, liderados pelo Sr. Raposa

Na década de 1990, a TV Cultura apresentou um desenho animado europeu que chamou a atenção não apenas das crianças, mas também dos adultos, por sua bela animação, trilha sonora, personagens e, especiamente, profundidade de roteiro. A série Animais do Bosque dos Vinténs (The Animals of Farthing Wood) é considerada um dos maiores clássicos exibidos pela emissora paulista em sua fase de ouro na programação infantil.

A trama se inicia quando um grupo de animais se depara com a terrível situação de ver seu lar sendo destruído. As árvores do simpático Bosque dos Vinténs estavam sendo derrubadas, pois no local seria construído um conjunto residencial. Para tentar solucionar o problema, o Sr. Raposa convoca os animais para uma reunião na toca do Texugo. Durante a discussão, o Sapo informa aos demais sobre uma reserva natural, denominada Parque do Cervo Branco, onde todos poderiam viver em paz. Assim resolver partir para este local promissor, jamais imaginando o quão difícil seria chegar ali.

Para iniciar a jornada, o grupo liderado pelo Sr. Raposa faz o Juramento de Proteção Mútua, visando não haver ataques de predadores e colaboração entre os animais durante sua peregrinação. O que eles não esperavam é que a longa viagem lhes reservaria grandes surpresas, muitas vezes desagradáveis e até mesmo fatais.

O casal Raposa e Texugo.
 

Dentre os animais, destacam-se na trama os já citados Senhor e Senhora Raposa, o Sapo e o Texugo. Ainda a Coruja, o Faisão, a Cobra, a Garça e o Coelho.

A primeira fase se encerra com a chegada dos animais ao tão sonhado Parque do Cervo Branco. Na segunda fase conhecemos novos personagens, como o casal de raposas azuis, Cicatriz e Dama Azul. Não demora muito para que os protagonistas tenham um novo percalço, já que os animais que viviam no local passam a considerá-los como uma ameaça, levando em conta de teriam que dividir seu alimento, além de tornarem-se presas fáceis. 

Ainda houve uma terceira fase que, inexplicavelmente, permanece inédita no Brasil, onde os animais passam por novas dificuldades, como humanos jogando substâncias tóxicas no rio e uma invasão de ratos.

O desenho foi criado pela European Broadcasting Union - União Europeia de Radiodifusão (EBU-UER) e produzido em uma parceria dos estúdios Telemagination (Inglaterra) e La Fabrique (França). Foi baseado na série de livros The Animals of Farthing Wood, do autor inglês Colin Dann, publicados entre 1979 e 1994. Sua exibição original ocorreu entre 1993 e 1995 em países europeus, como Reino Unido e Alemanha. Foi finalizado com um total de 39 episódios, divididos em três temporadas.

The Animals of Farthing Wood, o livro em que a série foi baseada

O elemento que mais chama a atenção para esta série infantil é sua grande carga dramática, já que desenhos animados ocidentais nunca foram muito voltados a levar as crianças a verem de forma tão explicita o quanto a vida pode ter momentos dolorosos. Na época, houveram até mesmo pais ligando na emissora exigindo que o desenho não mais fosse exibido no horário vespertino, pois em vários episódios haviam mortes dos animais durante sua jornada de sobrevivência.

O que há de ser entendido é que a série, antes de tentar impressionar os pequenos de forma aparentemente sensacionalista, quer mostrar que a vida é feita de momentos bons e ruins. Até mesmo, o quanto devemos ser responsáveis e cuidar de nossas famílias e amigos. Tais características costumam ser mais presentes em animações orientais, como nos famosos animês (termo usado para animações japonesas). Por tal razão, muitos acabaram não compreendendo a riqueza da obra na época de sua exibição. Atualmente, muitos veem a série animada como um produto que traz grandes lições de vida aos pequenos, exaltando valores, algo que vai muito além da mera nostalgia.

Estreou no Brasil em 6 de dezembro de 1993 pela TV Cultura, sendo reprisado até meados de 1999. A dublagem ficou à cargo do extinto estúdio paulista Alamo. Infelizmente, após este período, não ganhou novas reprises e nem mesmo foi lançado em fitas VHS, DVDs ou serviços de streaming no país. Ainda assim é um dos desenhos mais lembrados pela geração que o acompanhou nos anos 90.

Leia sobre outros clássicos da TV Cultura:
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